Nome do Projeto
Produção de Trabalhos Acadêmicos (PTA): Métodos, Técnicas e Práticas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/08/2025 - 05/08/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Na universidade, os estudantes devem apresentar bom domínio na leitura e na escrita para a elaboração dos mais diversos trabalhos acadêmicos como resumos, artigos, trabalhos científicos, entre outros, com o intuito de ao final apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC). Contudo, para alguns alunos, pode ser difícil realizar trabalhos acadêmicos por considerarem complexos, sobretudo o TCC. Nestes momentos, pode haver insegurança, procrastinação, medo e, até mesmo, a não realização do TCC. Por isso, o desenvolvimento de estruturação de leitura, de escrita e de produção de trabalhos acadêmicos são necessários para estes estudantes que ainda não dominam tais práticas. Com isso, o presente projeto tem o intuito de promover ações pedagógicas para auxiliar o estudante no desenvolvimento de produção de trabalhos acadêmicos, através de métodos, técnicas e práticas, sobretudo para a produção do TCC.
Os procedimentos adotados para o desenvolvimento deste projeto serão aulas expositivas, online ou presenciais, com apresentação de procedimentos, técnicas, práticas e dicas sobre leitura, fichamento, escrita, estruturação de redação e apresentação de pré-projeto e TCC. Orientações e acompanhamento coletivos e individuais sobre pré-projeto e TCC. Aulas expositivas e orientações coletivas e individuais sobre o resumo da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel (Siiepe).
Ao final deste projeto, espera-se que os estudantes consigam aprimorar suas habilidades de leitura, de escrita e de organização para escrever seus trabalhos acadêmicos, pré-projetos, resumos e TCC com êxito. De modo geral, espera-se elevar os níveis de aprovação dos estudantes da UFPel no TCC, evitar a evasão e, consequentemente, levar os alunos à conclusão de seus cursos.
Objetivo Geral
Promover ações pedagógicas para auxiliar o estudante no desenvolvimento de produção de trabalhos acadêmicos, através de métodos, técnicas e práticas de leitura, escrita e estruturação, com foco na produção do TCC.
Justificativa
A produção de trabalhos acadêmicos perpassa toda a vida acadêmica do estudante, produzir relatórios, resumos, resenhas, artigos e, por fim, o TCC, se faz necessário para o desenvolvimento de sua formação crítica e científica. O processo de produção envolve planejamento, metodologia, pesquisa, coleta e análise de dados, estrutura, formatação e desenvolvimento da redação científica. Contudo, muitos estudantes chegam ao final da graduação com pouca ou quase nenhuma familiaridade ou senso de propósito na produção destes trabalhos científicos e isto deságua quando da produção do TCC, trabalho final exigido para a colação de grau e, consequentemente, a conclusão do curso. O TCC torna-se mais uma avaliação incipiente para obter uma nota, uma aprovação, sem função formativa (Yamanari; Moraes, 2013). Para além disso, é uma exigência burocrática em que o estudante se preocupa apenas com a norma, a forma, a estrutura, não atribuindo-lhe criticidade, cientificidade e autoria (Yamanari; Moraes, 2013) (Freitas, 2012). Ainda de acordo com o estudo de Freitas (2012), a produção intelectiva não é uma preocupação dos estudantes que estão produzindo o TCC. Mas, deveria ser, pois a produção intelectual dos estudantes demonstra o nível de seu desenvolvimento crítico, do pensamento científico e contribui para o avanço do campo de conhecimento escolhido. Porém, para que isso aconteça o estudante precisa ler melhor, escrever melhor, expôr melhor suas ideias, seu entendimentos, com suas próprias palavras e perceber estas dificuldades torna evidente o despreparo na produção do trabalho científico e se faz necessários prover meios e formas para a melhoria desta prática (Monteiro, 2018).
Desse modo, ações pedagógicas voltadas para a produção de trabalhos acadêmicos, tendo em vista a elaboração do TCC, são mais que oportunos para o desenvolvimento da produção intelectual autoral, leitura, escrita, estruturação e apresentação do TCC, através de métodos, técnicas e práticas, sem deixar de lado as normas e regras aplicáveis ao trabalho de conclusão de curso da UFPel.
Desse modo, ações pedagógicas voltadas para a produção de trabalhos acadêmicos, tendo em vista a elaboração do TCC, são mais que oportunos para o desenvolvimento da produção intelectual autoral, leitura, escrita, estruturação e apresentação do TCC, através de métodos, técnicas e práticas, sem deixar de lado as normas e regras aplicáveis ao trabalho de conclusão de curso da UFPel.
Metodologia
Os procedimentos adotados para o desenvolvimento deste projeto serão aulas expositivas, online ou presenciais, com apresentação de procedimentos, técnicas, práticas e dicas sobre leitura, fichamento, escrita, estruturação de redação e apresentação de pré-projeto e TCC. Orientações e acompanhamento coletivos e individuais sobre pré-projeto e TCC. Aulas expositivas e orientações coletivas e individuais sobre o resumo da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel (Siiepe).
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do projeto espera-se que os estudantes consigam:
Aprimorar a habilidade de leitura de textos acadêmicos com adoção de procedimento, técnicas e práticas claras e objetivas, e produção de fichamento de textos;
Desenvolver habilidades de escrita acadêmica com método de estruturação e de desbloqueio da escrita, técnicas de organização de parágrafos e prática de escrita a partir de fichamentos de textos;
Aperfeiçoar a escrita do pré-projeto de pesquisa através de técnicas e práticas claras, simples e objetivas, levando em consideração suas etapas: introdução, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma e referências;
Lapidar a produção do TCC, desde a estrutura normativa exigida pela UFPel até a estruturação da apresentação do TCC com foco na banca de defesa.
Meta Geral:
Elevar os níveis de aprovação dos estudantes da UFPel no TCC, evitar a evasão e, consequentemente, levar os alunos à conclusão de seus cursos.
Aprimorar a habilidade de leitura de textos acadêmicos com adoção de procedimento, técnicas e práticas claras e objetivas, e produção de fichamento de textos;
Desenvolver habilidades de escrita acadêmica com método de estruturação e de desbloqueio da escrita, técnicas de organização de parágrafos e prática de escrita a partir de fichamentos de textos;
Aperfeiçoar a escrita do pré-projeto de pesquisa através de técnicas e práticas claras, simples e objetivas, levando em consideração suas etapas: introdução, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma e referências;
Lapidar a produção do TCC, desde a estrutura normativa exigida pela UFPel até a estruturação da apresentação do TCC com foco na banca de defesa.
Meta Geral:
Elevar os níveis de aprovação dos estudantes da UFPel no TCC, evitar a evasão e, consequentemente, levar os alunos à conclusão de seus cursos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
IRLLA MARY BRITO DA SILVA | 5 |