Nome do Projeto
Pesquisa em bases científicas e introdução a análise de dados aplicados à Medicina Veterinária e Saúde Única
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/10/2025 - 29/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto propõe capacitar estudantes de Medicina Veterinária em habilidades de pesquisa científica e análise de dados, com foco na aplicação prática em Saúde Única. A formação será realizada em oito encontros semanais de até uma hora, combinando teoria e prática. Durante as atividades, os participantes aprenderão a buscar e organizar artigos científicos em bases como SciELO, PubMed, Portal Capes e Consensus, bem como a estruturar planilhas, criar tabelas e gráficos e utilizar o TabNet para extração e análise de dados em saúde.
Objetivo Geral
Capacitar estudantes na busca de artigos científicos, tabulação e análise básica de dados em Excel e utilização de informações secundárias em saúde pública, com foco em plataformas do SUS (TabNet).
Justificativa
A formação acadêmica exige que os estudantes desenvolvam competências relacionadas à busca, organização e análise de informações científicas, fundamentais tanto para a vida acadêmica quanto para a atuação profissional. No entanto, observa-se que muitos alunos ainda apresentam dificuldades em localizar artigos em bases de dados, utilizar ferramentas digitais para tabulação de dados e interpretar informações provenientes de sistemas oficiais de saúde, como as plataformas do SUS.
Este projeto busca preencher essas lacunas por meio de encontros curtos e objetivos, que ofereçam uma introdução prática a essas ferramentas. A proposta está alinhada à perspectiva da Saúde Única, valorizando a integração entre ensino, pesquisa e extensão e estimulando a participação multiprofissional, ao mesmo tempo em que prepara os alunos para atividades de iniciação científica, elaboração de trabalhos acadêmicos e atuação profissional.
Este projeto busca preencher essas lacunas por meio de encontros curtos e objetivos, que ofereçam uma introdução prática a essas ferramentas. A proposta está alinhada à perspectiva da Saúde Única, valorizando a integração entre ensino, pesquisa e extensão e estimulando a participação multiprofissional, ao mesmo tempo em que prepara os alunos para atividades de iniciação científica, elaboração de trabalhos acadêmicos e atuação profissional.
Metodologia
Serão realizados 8 encontros semanais no Centro de Controle de Zoonoses da UFPel, prédio 42, com duração máxima de 1 hora cada, sempre no horário do meio-dia. Os encontros serão teórico-práticos, priorizando a demonstração em tempo real e a execução das atividades pelos estudantes. Ao final, as atividades consistirão em mini-projetos em grupo, nos quais os alunos deverão apresentar uma tabela e um gráfico, ambos elaborados a partir de dados reais do TabNet, simulando um exercício de iniciação científica.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que, com a realização deste projeto, os estudantes adquiram maior autonomia na busca de artigos científicos em bases de dados confiáveis, bem como desenvolvam habilidades práticas em tabulação e análise de dados utilizando o Excel e na extração de informações das plataformas do SUS, em especial o TabNet. Assim, pretende-se não apenas aproximar os alunos das práticas de pesquisa e extensão, mas também estimular a reflexão crítica sobre a importância do uso de dados em saúde pública e na Medicina Veterinária.
As ações de extensão serão realizadas em conjunto com o projeto unificado da UFPel – Ruas de Lazer, potencializando o alcance das atividades por meio da ocupação de espaços públicos destinados ao lazer, cultura e saúde, promovendo a aproximação direta entre a universidade e a comunidade local.
Como indicadores, serão considerados: o número de encontros realizados, a participação efetiva dos estudantes em cada atividade, o número de artigos localizados nas bases de dados, a realização de tabelas e gráficos a partir de dados reais e a execução dos mini-projetos finais em grupo.
A meta mínima estabelecida é a realização de oito encontros semanais, com duração de uma hora cada, assegurando a participação de pelo menos 70% dos alunos regularmente inscritos, a produção de pelo menos um produto final por grupo (tabelas e gráficos com dados do TabNet) e a elaboração de registros das atividades para divulgação interna na comunidade acadêmica.
Como resultados esperados, prevê-se que os alunos desenvolvam competências práticas em busca, seleção e análise de informações científicas, adquiram noções iniciais de epidemiologia aplicada por meio do uso de dados secundários e fortaleçam sua inserção no campo da pesquisa e da extensão. Além disso, espera-se que os participantes estejam mais preparados para elaborar trabalhos acadêmicos e que este projeto possa estimular a continuidade em atividades de iniciação científica e extensão universitária através do compartilhamento dos resultados em feira de iniciação científica e atividades desenvolvidas com a comunidade.
Essa integração com o projeto Ruas de Lazer reforça o compromisso da UFPel em promover ações extensionistas que dialogam com a população, utilizando espaços públicos para facilitar o acesso ao conhecimento e estimular a participação social.
As ações de extensão serão realizadas em conjunto com o projeto unificado da UFPel – Ruas de Lazer, potencializando o alcance das atividades por meio da ocupação de espaços públicos destinados ao lazer, cultura e saúde, promovendo a aproximação direta entre a universidade e a comunidade local.
Como indicadores, serão considerados: o número de encontros realizados, a participação efetiva dos estudantes em cada atividade, o número de artigos localizados nas bases de dados, a realização de tabelas e gráficos a partir de dados reais e a execução dos mini-projetos finais em grupo.
A meta mínima estabelecida é a realização de oito encontros semanais, com duração de uma hora cada, assegurando a participação de pelo menos 70% dos alunos regularmente inscritos, a produção de pelo menos um produto final por grupo (tabelas e gráficos com dados do TabNet) e a elaboração de registros das atividades para divulgação interna na comunidade acadêmica.
Como resultados esperados, prevê-se que os alunos desenvolvam competências práticas em busca, seleção e análise de informações científicas, adquiram noções iniciais de epidemiologia aplicada por meio do uso de dados secundários e fortaleçam sua inserção no campo da pesquisa e da extensão. Além disso, espera-se que os participantes estejam mais preparados para elaborar trabalhos acadêmicos e que este projeto possa estimular a continuidade em atividades de iniciação científica e extensão universitária através do compartilhamento dos resultados em feira de iniciação científica e atividades desenvolvidas com a comunidade.
Essa integração com o projeto Ruas de Lazer reforça o compromisso da UFPel em promover ações extensionistas que dialogam com a população, utilizando espaços públicos para facilitar o acesso ao conhecimento e estimular a participação social.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALESSANDRA TALASKA SOARES | |||
| AUGUSTO BORSATO | |||
| BEATRIZ DE QUEIROZ COSTA | |||
| BIANCA CONRAD BÖHM | 6 | ||
| FERNANDA DE REZENDE PINTO | 4 | ||
| FERNANDO DA SILVA BANDEIRA | 3 | ||
| GABRIELA CAROLINE DUARTE | |||
| GRACIELE CAVALHEIRO DA SILVA | |||
| GRAZIELE SILVEIRA DA COSTA | |||
| JACIARA XAVIER CARVALHO | |||
| JACKELINE VIEIRA LIMA | |||
| JESSICA TAVARES LOURENCO | |||
| RAVENA DOS SANTOS HAGE | |||
| VITOR CAMPOS ASSUMPÇÃO DE AMARANTE |