Nome do Projeto
Pesquisa em bases científicas e introdução a análise de dados aplicados à Medicina Veterinária e Saúde Única
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/10/2025 - 29/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto propõe capacitar estudantes de Medicina Veterinária em habilidades de pesquisa científica e análise de dados, com foco na aplicação prática em Saúde Única. A formação será realizada em oito encontros semanais de até uma hora, combinando teoria e prática. Durante as atividades, os participantes aprenderão a buscar e organizar artigos científicos em bases como SciELO, PubMed, Portal Capes e Consensus, bem como a estruturar planilhas, criar tabelas e gráficos e utilizar o TabNet para extração e análise de dados em saúde.

Objetivo Geral

Capacitar estudantes na busca de artigos científicos, tabulação e análise básica de dados em Excel e utilização de informações secundárias em saúde pública, com foco em plataformas do SUS (TabNet).

Justificativa

A formação acadêmica exige que os estudantes desenvolvam competências relacionadas à busca, organização e análise de informações científicas, fundamentais tanto para a vida acadêmica quanto para a atuação profissional. No entanto, observa-se que muitos alunos ainda apresentam dificuldades em localizar artigos em bases de dados, utilizar ferramentas digitais para tabulação de dados e interpretar informações provenientes de sistemas oficiais de saúde, como as plataformas do SUS.
Este projeto busca preencher essas lacunas por meio de encontros curtos e objetivos, que ofereçam uma introdução prática a essas ferramentas. A proposta está alinhada à perspectiva da Saúde Única, valorizando a integração entre ensino, pesquisa e extensão e estimulando a participação multiprofissional, ao mesmo tempo em que prepara os alunos para atividades de iniciação científica, elaboração de trabalhos acadêmicos e atuação profissional.

Metodologia

Serão realizados 8 encontros semanais no Centro de Controle de Zoonoses da UFPel, prédio 42, com duração máxima de 1 hora cada, sempre no horário do meio-dia. Os encontros serão teórico-práticos, priorizando a demonstração em tempo real e a execução das atividades pelos estudantes. Ao final, as atividades consistirão em mini-projetos em grupo, nos quais os alunos deverão apresentar uma tabela e um gráfico, ambos elaborados a partir de dados reais do TabNet, simulando um exercício de iniciação científica.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que, com a realização deste projeto, os estudantes adquiram maior autonomia na busca de artigos científicos em bases de dados confiáveis, bem como desenvolvam habilidades práticas em tabulação e análise de dados utilizando o Excel e na extração de informações das plataformas do SUS, em especial o TabNet. Assim, pretende-se não apenas aproximar os alunos das práticas de pesquisa e extensão, mas também estimular a reflexão crítica sobre a importância do uso de dados em saúde pública e na Medicina Veterinária.
As ações de extensão serão realizadas em conjunto com o projeto unificado da UFPel – Ruas de Lazer, potencializando o alcance das atividades por meio da ocupação de espaços públicos destinados ao lazer, cultura e saúde, promovendo a aproximação direta entre a universidade e a comunidade local.
Como indicadores, serão considerados: o número de encontros realizados, a participação efetiva dos estudantes em cada atividade, o número de artigos localizados nas bases de dados, a realização de tabelas e gráficos a partir de dados reais e a execução dos mini-projetos finais em grupo.
A meta mínima estabelecida é a realização de oito encontros semanais, com duração de uma hora cada, assegurando a participação de pelo menos 70% dos alunos regularmente inscritos, a produção de pelo menos um produto final por grupo (tabelas e gráficos com dados do TabNet) e a elaboração de registros das atividades para divulgação interna na comunidade acadêmica.
Como resultados esperados, prevê-se que os alunos desenvolvam competências práticas em busca, seleção e análise de informações científicas, adquiram noções iniciais de epidemiologia aplicada por meio do uso de dados secundários e fortaleçam sua inserção no campo da pesquisa e da extensão. Além disso, espera-se que os participantes estejam mais preparados para elaborar trabalhos acadêmicos e que este projeto possa estimular a continuidade em atividades de iniciação científica e extensão universitária através do compartilhamento dos resultados em feira de iniciação científica e atividades desenvolvidas com a comunidade.
Essa integração com o projeto Ruas de Lazer reforça o compromisso da UFPel em promover ações extensionistas que dialogam com a população, utilizando espaços públicos para facilitar o acesso ao conhecimento e estimular a participação social.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA TALASKA SOARES
AUGUSTO BORSATO
BEATRIZ DE QUEIROZ COSTA
BIANCA CONRAD BÖHM6
FERNANDA DE REZENDE PINTO4
FERNANDO DA SILVA BANDEIRA3
GABRIELA CAROLINE DUARTE
GRACIELE CAVALHEIRO DA SILVA
GRAZIELE SILVEIRA DA COSTA
JACIARA XAVIER CARVALHO
JACKELINE VIEIRA LIMA
JESSICA TAVARES LOURENCO
RAVENA DOS SANTOS HAGE
VITOR CAMPOS ASSUMPÇÃO DE AMARANTE

Página gerada em 25/11/2025 13:05:55 (consulta levou 0.145294s)