Nome do Projeto
LEQUE – Literatura Surda, Quadrinhos e Expressões Literárias
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/10/2025 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto LEQUE – Literatura Surda, Quadrinhos e Expressões Literárias investiga produções de Literatura Surda com foco em quadrinhos (HQ) e outras expressões em Libras (narrativas de experiência, poesia visual, visual vernacular, contação de histórias e SLAM). Parte-se da compreensão de que a visualidade e a língua de sinais constituem matrizes estéticas e identitárias próprias, ainda pouco contempladas por abordagens sistemáticas no campo dos estudos literários. Propõe-se (i) coletar e catalogar um corpus de obras (HQs, vídeos, publicações e produções acadêmicas/estudantis), (ii) analisar a presença e a ressignificação dos gêneros literários (épico, lírico e dramático) nessas produções, bem como elementos narrativos (narrador, tempo, espaço, personagens) e poéticos (voz, imagens, ritmo, performatividade), e (iii) sistematizar categorias analíticas que deem conta das especificidades da Literatura Surda em Libras. Metodologicamente, combina-se levantamento bibliográfico/documental, catalogação descritiva do corpus, análise teórico-crítica e produção de materiais de devolutiva (artigos, comunicações e materiais didáticos em Libras).Espera-se ampliar o repertório crítico sobre Literatura Surda no Brasil, fortalecer a formação de professores/pesquisadores e disponibilizar guias de análise e sequências didáticas que valorizem a perspectiva bilíngue e a cultura surda.
Objetivo Geral
Investigar HQs e outras expressões literárias em Libras, analisando gêneros, elementos estéticos e identitários na Literatura Surda.
Justificativa
A Literatura Surda apresenta múltiplas produções que valorizam a língua de sinais como forma estética, cultural e identitária. Entre essas produções destacam-se quadrinhos, narrativas pessoais, poesias visuais e performances. Há, contudo, lacunas na análise dessas obras a partir da teoria literária e dos gêneros clássicos (épico, lírico e dramático), bem como de suas ressignificações na Libras. O projeto LEQUE propõe ampliar os estudos sobre essas expressões, fortalecendo a consolidação do campo da Literatura Surda no meio acadêmico.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em quatro etapas:
Levantamento e coleta de dados (bibliografia e produções surdas);
Análise teórica (aplicação da teoria literária às obras em Libras);
Sistematização (organização em categorias analíticas);
Produção de resultados (artigos, comunicações em eventos e materiais didáticos).
Levantamento e coleta de dados (bibliografia e produções surdas);
Análise teórica (aplicação da teoria literária às obras em Libras);
Sistematização (organização em categorias analíticas);
Produção de resultados (artigos, comunicações em eventos e materiais didáticos).
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores: número de obras catalogadas (HQs, poesias, narrativas em Libras), análises desenvolvidas, artigos submetidos, participação em eventos acadêmicos.
Metas:
Catalogar pelo menos 30 produções de Literatura Surda (HQs, vídeos, poesias, narrativas pessoais) durante os dois anos do projeto;
Realizar 2 a 3 análises teórico-críticas aprofundadas por semestre;
Submeter ao menos 2 artigos científicos a periódicos qualificados;
Apresentar os resultados em 3 eventos acadêmicos (SIIEPE, SENALS, SBECE ou similares);
Produzir materiais didáticos em Libras (miniguias ou sequências de análise).
Resultados esperados:
Consolidação de um acervo catalogado de obras de Literatura Surda;
Ampliação do repertório crítico sobre gêneros e expressões literárias em Libras;
Produção de conhecimento científico (artigos, comunicações, relatórios);
Apoio à formação de professores/pesquisadores por meio de materiais didáticos acessíveis;
Fortalecimento da área de Literatura Surda como campo acadêmico e cultural.
Metas:
Catalogar pelo menos 30 produções de Literatura Surda (HQs, vídeos, poesias, narrativas pessoais) durante os dois anos do projeto;
Realizar 2 a 3 análises teórico-críticas aprofundadas por semestre;
Submeter ao menos 2 artigos científicos a periódicos qualificados;
Apresentar os resultados em 3 eventos acadêmicos (SIIEPE, SENALS, SBECE ou similares);
Produzir materiais didáticos em Libras (miniguias ou sequências de análise).
Resultados esperados:
Consolidação de um acervo catalogado de obras de Literatura Surda;
Ampliação do repertório crítico sobre gêneros e expressões literárias em Libras;
Produção de conhecimento científico (artigos, comunicações, relatórios);
Apoio à formação de professores/pesquisadores por meio de materiais didáticos acessíveis;
Fortalecimento da área de Literatura Surda como campo acadêmico e cultural.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNA DA SILVA BRANCO | 4 | ||
FABIANO SOUTO ROSA | 4 | ||
JOABE PEREIRA COSTA | |||
THALITA CRISTINA SOUSA OLIVEIRA |