Nome do Projeto
Política externa em debate (pexdebate)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/11/2025 - 06/11/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
A política externa, enquanto uma das políticas públicas do Estado brasileiro, é ainda pouco conhecida e discutida pela sociedade em geral. Observa-se que as questões internacionais e a própria política externa, ainda são tratadas recorrentemente como assuntos de "alta política" (Milani; Pinheiro, 2013), ou seja, de baixo interesse dos demais atores públicos (entes subnacionais), sociais e privados. Considerando o crescente impacto dos eventos internacionais em âmbito local, é preciso disseminar conhecimento e promover a democratização dos assuntos externos para a comunidade em geral, incluindo os diferentes atores no nível estadual e municipal, com ênfase na cidade de Pelotas e região do extremo sul.

Objetivo Geral

- Disseminar conceitos e temas afetos à política externa para todos os tipos de público, com ênfase no público pelotense e munícipios vizinhos.
- Democratizar as ações externas brasileiras no nível local, por meio de linguagem acessível e compreensível para públicos que não possuem formação em Relações Internacionais.
- Divulgação dos materiais didáticos desenvolvidos no projeto.

Justificativa

A Política Externa é um dos conteúdos que integram o dito eixo estruturante da formação acadêmica em Relações Internacionais, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), instituídas pela Resolução CNE/CES nº 4, de 4 de outubro de 2017. Como tal, é fundamental promover no curso de graduação ações de pesquisa, ensino e extensão que discutam a política externa enquanto objeto de estudo, e notadamente, como política pública. Espera-se que as atividades conduzidas no âmbito do projeto complementem os conhecimentos adquiridos pelos discentes nas disciplinas de Análise de Política Externa e de História da Política Externa Brasileira I e II, conforme definido no Projeto Pedagógico de Curso (PPC, 2021).

Metodologia

- Discussões em grupo de estudos.
- Reuniões semanais ou quinzenais.
- Construção de banco de dados das ações de política externa brasileira.
- Realização de eventos.
- Produção de materiais instrutivos para diferentes públicos, ademais do acadêmico.

Indicadores, Metas e Resultados

- Confecção e manutenção de website e canal em rede social do projeto.
- Divulgação do material didático produzido no projeto para a comunidade.
- Publicação dos resultados em eventos acadêmicos.
- Promoção do interesse discente de Relações Internacionais e áreas afins pelos estudos em política externa brasileira.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELE DE VARGAS LAUREANO
EDUARDO GRECCO CORREA
FERNANDA DE MOURA FERNANDES11
GABRIELA GARCIA DE LIMA
ISABELA NUNES BRIM
LEILA CRISTHINE SOUSA DO NASCIMENTO ARAUJO
LUIZA GREQUI CARDOSO MANDAGARA MARTINS
MIGUEL HARTWIG WENDLER
PAULA GEORDANA HAHN
VITOR DA SILVA MOTA

Página gerada em 28/12/2025 07:41:55 (consulta levou 0.112328s)