Nome do Projeto
Horta Pedagógica: promovendo saúde e sustentabilidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/11/2025 - 30/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Meio ambiente
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O projeto tem como objetivo implantar e manter uma horta pedagógica na Escola Estadual de Ensino Fundamental Parque do Obelisco em Pelotas/RS, com foco nos alunos a partir do 6º ano (Fundamental II). Por meio de oficinas teóricas em sala de aula, integradas à disciplina de Ciências, com atividades práticas de cultivo, busca-se integrar conceitos de biologia, ecologia, nutrição e sustentabilidade . Além de promover a formação cidadã e a educação ambiental, o projeto estimula o trabalho em equipe, a valorização da agricultura local, saberes lúdicos e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, conectando o ambiente escolar à produção de alimentos seguros.

Objetivo Geral

Implantar e desenvolver uma horta pedagógica como um laboratório vivo, capacitando alunos e professores do Ensino Fundamental II (a partir do 6º ano) a compreender e aplicar conceitos de ciências, sustentabilidade e saúde no ambiente escolar, promovida por professores e alunos da FAEM/UFPel.

Justificativa

A crescente urbanização tem distanciado os jovens da origem dos alimentos e dos processos naturais. No ambiente escolar, especialmente na disciplina de Ciências, há necessidade de ferramentas práticas que conectem a teoria a atividades tangíveis, a agricultura orgânica e sustentável. A horta pedagógica surge como um espaço interdisciplinar essencial, permitindo que os alunos observem ciclos de vida, entendam processos ecológicos (arquitetura e layout com materiais recicláveis, processo de compostagem e preparo do solo) que dialoguem ativamente com outros temas, como a nutrição e asustentabilidade do ambiente. Este projeto oferece uma abordagem "aprender fazendo", estimulando a consciência ambiental, o protagonismo estudantil e a melhoria da qualidade nutricional da comunidade escolar, integrando com os espaços acadêmicos, em que a Universidade passa a cumprir seu papel com a sociedade.

Metodologia

O projeto será desenvolvido ao longo de 6 meses, integrando a comunidade acadêmica (docentes e discentes voluntários da UFPel) e a comunidade escolar (professores do Ensino Fundamental II) . A metodologia está estruturada em quatro etapas principais :

1. Planejamento e Articulação Pedagógica: Nesta etapa, serão realizadas reuniões com a coordenação pedagógica e os professores de Ciências (primeiramente) da escola para definir o espaço físico da horta e integrar as atividades ao currículo do 6º ano. Serão preparados os materiais didáticos (pequenas cartilhas, roteiros de atividades práticas) adaptados ao público-alvo e ao ambiente virtual da escola, se houver.

2. Oficinas Teóricas em Sala de Aula (Integradas à disciplina de Ciências): Serão realizadas oficinas síncronas em sala de aula, abordando temas como:
Solo: tipos, composição e a importância da matéria orgânica (compostagem);
Ciclo de vida das plantas: da semente à colheita;
Água e fotossíntese: a importância da irrigação e da luz;
Ecologia da horta: polinizadores, pragas e métodos de controle biológico/natural;
Nutrição: Os grupos de alimentos e a importância das hortaliças.

3. Atividades Práticas na Horta: As atividades práticas serão o foco central, realizadas no pátio da escola, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento da disciplina de Ciências . As práticas incluem:
Planejamento e execução do ambiente a ser locada a horta;
Preparo do solo e construção dos canteiros;
Implantação e manejo de uma composteira escolar;
Semeadura direta e plantio de mudas (hortaliças, temperos e chás);
Manejo da irrigação, controle de plantas espontâneas e tratos culturais;
Colheita e discussão sobre o destino dos alimentos (consumo na merenda, feira de ciências etc.).

4. Avaliação, Sistematização e Colheita: Ao término do ciclo, será realizada uma avaliação do impacto pedagógico junto aos professores de Ciências, com a proposta de uma "Feira da Colheita" para apresentar os resultados à comunidade escolar. Os alunos da UFPel envolvidos produzirão materiais educativos (vídeos curtos ou cartilhas) sobre a experiência. Os alunos da escola participantes receberão certificados de participação nas oficinas, bem como aos demais participantes do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Realizar, no mínimo, 10 oficinas teórico-práticas integradas à disciplina de Ciências durante o semestre letivo;
Capacitar diretamente pelo menos 60 alunos do 6º ano (e séries subsequentes) e 2 professores de Ciências;
Implantar e manter 1 (uma) horta pedagógica em produção na escola;
Produzir materiais educativos (cartilha digital e/ou vídeo) sobre a implantação de hortas escolares;
Fortalecer a formação prática e extensionista dos alunos da UFPel envolvidos no projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DAIANE APARECIDA KREWER
DEBORA PEREIRA MORAIS
MAICO DANÚBIO DUARTE ABREU1
THAMYRES MAYCA SOARES
VALDENIR PEREIRA MORAIS

Página gerada em 16/02/2026 04:26:16 (consulta levou 0.285053s)