Nome do Projeto
TEC Saúde- suporte digital para projetos de extensão da área da saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/12/2025 - 10/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
A Universidade representa um importante pilar no desenvolvimento e melhoria de produtos e serviços, através de seus projetos de extensão, possuindo potencial de impactar a vida de diversas pessoas. Na área da saúde, a gama de ações desenvolvidas por universitários, docentes e técnicos, auxiliam na estruturação de um sistema de saúde de maior eficiência e qualidade para toda a população, e, para o sucesso destes trabalhos, a multidisciplinaridade se mostra imprescindível, visto a diversidade de conhecimentos necessária. Neste sentido, entende-se que, atualmente, o conhecimento digital é uma das habilidades essenciais para o pleno desenvolvimento de muitos projetos na área da saúde. No entanto, embora essencial, muitas vezes não recebe a atenção adequada, por não representar a base das ações planejadas, e pela ausência de integrantes nas equipes com conhecimentos na área. Por esta razão, o objetivo do nosso grupo é proporcionar suporte digital a outros projetos de extensão da área da saúde que necessitam, de forma momentânea, de competências específicas da área e, assim, possibilitar que produtos e serviços cheguem de forma rápida e qualificada à população, de modo a melhorar a assistência pública em saúde para as comunidades.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Prestar suporte e promover soluções na área digital visando auxiliar no desenvolvimento de projetos de extensão na área da saúde.

Objetivos específicos
- Auxiliar outros projetos de extensão na área da saúde que necessitam de suporte na área digital;
- Ampliar o impacto dos projetos assistidos;
- Qualificar serviços de assistência à saúde pública para a população.

Justificativa

A era digital é um consenso e permeia todas as atividades humanas, mesmo quando imperceptível à população. Na saúde, não é diferente, especialmente quando se fala em inovação. A literatura científica já tem apontado para os grandes impactos das tecnologias digitais nas práticas, nos serviços e nos sistemas de saúde, bem como na inovação de processos. Inclusive, o Ministério da Saúde (MS), desde 2019, tem apostado em estratégias digitais para melhoria dos serviços de saúde disponibilizados à população (Rachid et al., 2023). No Brasil, a transformação digital em curso nos sistemas de saúde tem avançado a passos largos, em diferentes abordagens (Haddad et al., 2024). Esta tendência se reflete nos diversos projetos da área da saúde que são desenvolvidos nas universidades, que buscam inovação nas suas diferentes facetas, com o propósito de entregar produtos e serviços que impactam, em algum grau, a sociedade. Assim, conhecimentos técnicos digitais se fazem necessários no progresso de muitos projetos universitários, mesmo quando não reconhecidos desde o princípio, e o suporte de pessoas qualificadas pode auxiliar no sucesso das ações propostas. Por estas razões, o projeto proposto se faz relevante, pois, ao auxiliar e qualificar digitalmente outros projetos de extensão na área da saúde, proporcionará melhorias significativas na assistência à saúde disponibilizada à população, especialmente no setor público.

Metodologia

A equipe será composta por graduandos e docentes dos Cursos de Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Design Gráfico e de Cursos da área da Saúde. Ao receber demandas digitais a partir dos responsáveis de outros projetos de extensão, a equipe avaliará as necessidades, e, quando exequível, realizará planejamento das ações e as executará.
A efetividade do projeto será avaliada pelo número de projetos de extensão assistidos e que possuam impacto real nos serviços de saúde e no número de pessoas que utilizarão os recursos.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta:
- Auxiliar no desenvolvimento pleno de projetos da área da saúde, através de suporte digital, e qualificar os serviços de assistência à saúde para a população.

Resultados esperados:
- Redução do tempo de desenvolvimento de projetos de extensão da área da saúde que necessitam, momentaneamente, de assessoria na área digital;
- Ampliação da qualidade e do impacto dos projetos assistidos;
- Real aplicação e efetividade dos projetos nos serviços de saúde disponibilizados à população;
- Interação multiprofissional entre graduandos de diferentes cursos.

Indicadores:
- Número de projetos assistidos;
- Satisfação dos responsáveis pelos projetos assistidos;
- Taxa de aplicação efetiva do suporte fornecido nos serviços de saúde disponibilizados à população.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRENDA SALENAVE SANTANA1
JULIANA BIDONE1
LUCAS MARCHAND BECKER

Página gerada em 29/12/2025 03:54:52 (consulta levou 0.111071s)