Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Estética e Saúde (LAES)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/01/2026 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
As ligas acadêmicas são iniciativas de estudantes de graduação com extrema importância na formação universitária e no processo ensino-aprendizagem. Sob supervisão de docentes, os graduandos elaboram atividades teóricas e práticas extraclasses, nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, aprimorando seus conhecimentos e habilidades como futuros profissionais, além de ampliar sua visão com relação às necessidades da população (Pontes et al., 2020). As ligas desempenham papel fundamental na construção de vínculos entre estudantes e professores com as comunidades internas e externas à universidade. As atividades executadas através de eventos, encontros, seminários, discussões, escritas de artigos e pesquisas científicas, contribuem positivamente ao ambiente universitário e à população. Ressalta-se especialmente a importância das ligas na formação de profissionais da saúde, como os farmacêuticos, que necessitam de conhecimentos diversos e complexos para que possam atuar plenamente (Souza et al., 2022). Neste sentido, a Liga Acadêmica de Estética e Saúde (LAES) tem como objetivo o aprendizado teórico, prático e científico na área da Estética associada à promoção da saúde e ao bem-estar. Com isso, pretende desenvolver conhecimentos, habilidades e senso crítico, fortalecendo a troca de saberes entre os estudantes e estimulando a formação de profissionais mais preparados, éticos e atualizados para atuar em estética e na promoção da saúde e bem-estar. Além disso, apesar de ser uma iniciativa de alunos do Curso de Farmácia da UFPel, possui caráter interdisciplinar, integrando graduandos de diversos cursos da universidade, o que amplia sua relevância.

Objetivo Geral

Promover aprendizado teórico, prático e científico nas áreas da Estética e Promoção da Saúde e Bem-estar, integrando estudantes e docentes de cursos da saúde da UFPel e comunidade.

Justificativa

As Ligas Acadêmicas realizam atividades que complementam o currículo, permitem que o aluno tenha autonomia e participe ativamente da construção de sua formação, além de ocupar uma posição única na integração entre instituição de ensino e comunidade (Teixeira et al, 2024). Com relação à formação do profissional de saúde, as diretrizes especificam que deve ser generalista, humanista, crítica e reflexiva, permitindo atuação em diferentes cenários. Neste aspecto, as ligas acadêmicas representam uma importante estratégia na composição deste perfil. A área de estética e bem-estar é uma das diversas áreas de atuação do farmacêutico, sendo compartilhada com outros profissionais da saúde, e tem ganhado atenção nas últimas décadas. A Organização Mundial da Saúde estabelece que saúde é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença” o que evidencia a importância de garantir que as pessoas se sintam bem em todos os aspectos de suas vidas, incluindo a satisfação estética (Castro et al, 2023). Com base no exposto, a Liga Acadêmica de Estética e Saúde (LAES) da UFPel mostra sua relevância na qualificação da formação de profissionais da saúde, bem como na discussão de pontos de interesse à população, que envolvem questões de saúde, estética e bem-estar.

Metodologia

A Liga Acadêmica de Estética e Saúde realizará ações de extensão, ensino e pesquisa, como segue:

- Realização de palestras, encontros, workshops, cursos, treinamentos, semanas temáticas, com temas relacionados à estética e promoção da saúde e bem-estar, com foco na comunidade universitária;
- Ações em escolas, lares para idosos, e outras instituições públicas e privadas com intuito de divulgar a importância do cuidado com a saúde, reforçando seus benefícios à estética e ao bem-estar;
- Encontros mensais para discussão de artigos científicos e avanços na área;
- Produção científica (artigos científicos, resumos em eventos).

Indicadores, Metas e Resultados

Meta:
Promover aprendizado teórico, prático e científico nas áreas da Estética e Promoção da Saúde e Bem-estar, qualificando a formação de profissionais da área, além de possibilitar a divulgação à população de práticas relacionadas ao cuidado à saúde e suas implicações na estética e bem-estar.

Resultados esperados:
- Ampla participação dos estudantes nos eventos organizados;
- Divulgação de assuntos de relevância sobre cuidado à saúde, estética e bem-estar;
- Integração e participação ativa da população nas ações propostas com a comunidade externa à universidade;
- Produção científica de relevância.

Indicadores:
- Número de estudantes nos eventos organizados;
- Número de pessoas participativas nas ações realizadas com a comunidade externa à universidade;
- Retorno da população às ações realizadas;
- Número de artigos científicos, resumos publicados e apresentações em eventos de pesquisa, ensino e extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANALYCE BATISTA DA SILVA
ANDRESSA DE MEDEIROS MANKE
BRENDA CORREA DE QUEVEDO
CAMILLE INACIA BESEN DA SILVA
CAROLINA DE OLIVEIRA SOUZA VALLE DE MORAES
EDUARDA CONCEICAO DUARTE
GABRIEL BRUM MILECH
JULIANA BIDONE1
MARIANE FLORES DAL FORNO
MICAELA PY MACHADO DE SOUZA DEVANTIER LEAL
NATHIELI BIANCHIN BOTTARI1
PIETRA RUFINO ARAUJO DE CARVALHO
RAISSA DA SILVA NEVES SOUZA
THAIZE LEITZKE PETER

Página gerada em 16/02/2026 04:26:20 (consulta levou 0.135520s)