Nome do Projeto
Teorias do urbanismo moderno e contemporâneo.
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
13/04/2026 - 31/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Este Projeto Unificado pretende identificar e estudar teóricos e teorias do urbanismo do século XIX ao século XXI, esclarecendo princípios, identificando referências e analisando projetos urbanos por eles influenciados. O Projeto também pretende identificar e debater os caminhos da circulação de ideias sobre o tema no Brasil, América Latina e mundo. Para tanto, serão consultadas as produções bibliográficas dos autores selecionados, contextualizadas em suas referências e influências, a fim de construir um panorama capaz de confrontar essas teorias entre si e com outras áreas do conhecimento. Interessa à pesquisa, sobretudo, modelos urbanos como a Cidade Linear, de Soria y Mata, a Cidade Evanescente, de Frank Lloyd Wright, o Novo Urbanismo Americano ou a Cidade de Esponja de Konjian Yu, entre outros exemplos.

Objetivo Geral

Aprofundar o conhecimento nas diversas teorias do urbanismo brasileiros, latinoamericanos e mundiais, incluindo a circulação de ideias, princípios, contextos e influências.

Justificativa

A construção teórica da disciplina do urbanismo, incluindo o planejamento urbano, tem refletido, especialmente após a revolução industrial, uma série de movimentos e processos sociais, da biologia evolutiva de Darwin à indústria de Ford, da crise do petróleo à emergência do discurso ambiental no século XXI. A investigação dessas teorias, discussão do conhecimento por trás da prática, entretanto, muitas vezes acaba obscurecida pelo estudo técnico do exercício profissional o que coloca como dados princípios que foram na realidade construídos socialmente como resposta aos diferentes contextos sociais em transformação.

Metodologia

A partir deste Projeto Unificado, diferentes ações de pesquisa selecionarão autores e teorias, tais como a escola inglesa de Patrick Geddes, a sociologia francesa e sua influência no urbanismo brasileiro ou as cidades esponja e sua visão sobre a legislação ambiental brasileira, procedendo a uma atenta leitura de seus princípios, contextualizando suas referências e identificando sua influência em projetos teóricos e práticos posteriores.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se, para cada ação de pesquisa, a elaboração de ao menos 1 artigo científico a ser submetido em revistas indexadas. Também espera-se que o projeto unificado forneça subsídios para as disciplinas Desenho Urbano I e Teoria do Urbanismo 2, do curso de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPEL, e Modelos Urbanos, do PROGRAU UFPEL.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA FERRARI CURVAL
ROGERIO PENNA QUINTANILHA10
SOFIA SAMSKARA MOURA MOREIRA

Página gerada em 10/07/2026 23:25:19 (consulta levou 0.112078s)