Nome do Projeto
Balcão do Consumidor - SAJ/UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
12/08/2019 - 04/03/2031
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Educação
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O cenário do consumo no país e a litigiosidade decorrente dos conflitos vivenciados pelos consumidores comprometem a qualidade de vida do cidadão e de sua família. De outro lado, revelam, também, o comportamento do Estado e do mercado como atores indissociáveis e determinantes dessa litigância excessiva. E na ausência de políticas públicas, é a população de baixa renda que mais suporta o ônus da carência múltipla de direitos fundamentais, a exemplo da proteção e do consumo consciente e do acesso efetivo à justiça adequado, sobretudo em se tratando de grupos mais vulneráveis (idosos, crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência doméstica). Neste cenário, o ambiente do contencioso judicial pode não ser o mais adequado para tratar de conflitos de consumo, pois, na prática, pode se apresentar desgastante e dispendioso, sem, contudo, trazer resultados efetivos ao consumidor. Além disso, muitos conflitos podem ser resolvidos no âmbito administrativo, sem a necessidade de judicialização, razão pela qual o ensino jurídico deve assumir a parcela que lhe cabe nesse cenário, no que diz respeito à formação de profissionais atentos a essa conflituosidade e aos rituais de solução a ela mais adequados. É nesse cenário que ressurge a autocomposição como meio de solução de conflitos acessível e apta à solução dos conflitos no ambiente de consumo, seja no âmbito do Judiciário, seja na via administrativa. E a parceria com o PROCON visada com o presente projeto viabiliza essa proposta, na medida em que fornece as ferramentas adequadas para atender o consumidor, ao tempo em que também reforça a formação acadêmica do aluno, voltada para a importância do exercício dos direitos fundamentais, tanto no que se refere à proteção do consumidor como na perspectiva do acesso à justiça, como expressão de cidadania.
Objetivo Geral
Prestar atendimento ao consumidor para a solução do conflito de consumo na via administrativa, priorizando a resolução por meio da conciliação, mediação e negociação, ao tempo em que proporciona aos alunos do Curso de Direito formação acadêmica adequada na prática do consenso, solidificando, ainda, o conhecimento no âmbito dos direitos fundamentais relacionados à defesa do consumidor e ao acesso à justiça.