Nome do Projeto
Geos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 01/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O Grupo de Estudos em Geociências – Engenharia Geológica da UFPEL norteia seu trabalho na ampliação do conhecimento geocientífico tendo como base o mapeamento geológico, fundamento para qualquer projeto de exploração mineral. O mapeamento geológico é base também no controle de áreas de risco geológico, projetos de desenvolvimento urbano, base de aplicações geotécnicas, áreas de exploração de recursos minerais para aplicação direta em construção civil, como areia e brita, assim como para rochas ornamentais entre outras atividades de grande importância e interesse da sociedade em geral.
A região de Pelotas e entorno esta inserida no contexto geológico de depósitos de sedimentos quaternários da Planície costeira e de rochas do embasamento cristalino do Batólito de Pelotas (escopo principal deste projeto). Os municípios de Capão do Leão e Pelotas, mais precisamente na localidade de Monte Bonito apresentam várias pedreiras ativas de rochas graníticas que fornecem matéria prima especialmente brita e saibro aos municípios da região e entorno. Na região de Arroio Grande, Candiota e Pinheiro Machado há jazidas de mármore e calcários explotados para indústria de cimento e uso como corretivo de solo (calagem). A maior jazida de carvão do país encontra-se no município de
Candiota. Também há ocorrências de rochas ornamentais, além de requerimentos de pesquisa mineral para água mineral e substâncias metálicas, como ouro e cobre. Além disso, os municípios da Zona Sul do RS enfrentam, frequentemente, inundações e escorregamentos, ou seja, áreas de risco geológico que necessitam de assessoria técnica de profissional. Assim, estudos geológicos, em especial
mapeamento de áreas de risco geológico são fundamentais em razão do histórico de ocorrências de acidentes resultantes dos processos naturais, somados às intervenções antrópicas no meio ambiente.
Dentro deste contexto, o Grupo pretende atuar aprofundando e gerando produtos de conhecimento e aplicação geocientífica.
Objetivo Geral
Implementar um projeto de ampliação do conhecimento geocientífico com base no Mapeamento Geológico. Este projeto engloba a Geologia em vários campos como Cartografia geológica, Geologia de Engenharia, as Petrologias, Mineralogia, Geoquímica, Estratigrafia e Recursos Minerais assim como as Ciências Ambientais visando aplicá-la e difundi-la na comunidade em geral, incluindo entidades públicas e privadas, como escolas municipais e estaduais, e comunidade acadêmica. Desta forma contribuindo para o aprimoramento dos alunos envolvidos e o crescimento do conhecimento geocientífico da região de Pelotas e entorno.