Nome do Projeto
Avaliação Institucional da Educação Superior: um estudo comparativo entre as Universidades do Rio Grande do Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/03/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A expansão da educação superior, sobretudo nas últimas décadas, trouxe consigo uma preocupação crescente em relação às atividades fins, à função e ao compromisso social das Instituições de Ensino. Nesse sentido, a Avaliação Institucional tornou-se imprescindível para a garantia dos níveis de qualidade almejados (PINTO, 2015).
Embora presente em várias esferas, foi na educação que a avaliação encontrou seu campo mais fértil de aplicação e estudo (DIAS SOBRINHO, 2004). Gradativamente, a avaliação passou a ser institucionalizada nas Universidades brasileiras, transferindo a discussão sobre a sua importância para a discussão sobre a sua operacionalização, a fim de garantir e legitimar o papel das IES no desenvolvimento social, cultural, político e econômico do País (FREITAS; SILVEIRA, 1997).
Em 14 de abril de 2004, a Lei nº 10.861 (BRASIL, 2004a) institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, o qual no artigo 1º (§1º) destaca como finalidade a melhoria da qualidade da educação superior por meio da: integração, participação, promoção de valores democráticos, respeito à diversidade, busca da autonomia, afirmação da identidade e dimensão formativa. O SINAES apresenta uma concepção de avaliação que se constitui em instrumento de política educacional, voltado para a construção e consolidação da qualidade, da participação democrática e do respeito às diferentes identidades institucionais e regionais (BRASIL, 2006).
A sistemática de avaliação estabelecida pelo SINAES é baseada em três processos: a avaliação das instituições; dos cursos de graduação; e, do desempenho dos estudantes. Esses processos, na perspectiva de constituírem um Sistema, estão ligados e articulados entre si. Buscam captar indicadores de qualidade, em distintos níveis e enfoques, cujos resultados são analisados de modo sistemático e integrado (BRASIL, 2004b).
Em relação à Avaliação Institucional, o processo avaliativo é pautado por três premissas: i) o objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades de uma IES; ii) os sujeitos da avaliação são o conjunto de professores, estudantes, funcionários e membros da comunidade externa; e, iii) os processos avaliativos, interno e externo, são realizados em perfeita sintonia, seguindo os procedimentos e instrumentos de Avaliação Institucional (BRASIL, 2009).
Diante do exposto, essa pesquisa tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre a Avaliação Institucional das Universidades gaúchas, sob a ótica do SINAES.
Objetivo Geral
O objetivo geral desta pesquisa é realizar um estudo comparativo entre a Avaliação Institucional das Universidades do Rio Grande do Sul, de acordo as dimensões e indicadores estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior .
Segundo Dias Sobrinho (2004), a Avaliação Institucional é um empreendimento sistemático que busca a compreensão global da Universidade, pelo reconhecimento e pela integração de suas diversas dimensões. Tais dimensões, e seus respectivos indicadores, estão agrupados em cinco eixos (BRASIL, 2014), que são: 1) Planejamento e Avaliação Institucional; 2) Desenvolvimento Institucional; 3) Políticas Acadêmicas; 4) Políticas de Gestão; e, 5) Infraestrutura. Desse conjunto, decorrem os objetivos específicos pretendidos para esta pesquisa:
a) Investigar o processo de Auto-avaliação Institucional das Universidades gaúchas, no que tange ao papel da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a forma de participação da comunidade acadêmica;
b) Relacionar o Projeto de Auto-avaliação Institucional com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das Universidades gaúchas, no que tange objetivos definidos pela IES e os indicadores de qualidades estabelecidos pelo SINAES;
c) Identificar as políticas acadêmicas das Universidades gaúchas, no que tange aos programas e ações de assistência estudantil direcionados aos estudantes cotistas e em condições de vulnerabilidade social;
d) Identificar as políticas de gestão das Universidades gaúchas, no que tange a composição dos órgãos colegiados, ao fluxo de informações e ao processo decisório;
e) Investigar a infraestrutura das Universidades gaúchas, no que tange a adequação dos espaços físicos necessários para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e também das bibliotecas, dos laboratórios, bem como as condições de acessibilidade.
Segundo Dias Sobrinho (2004), a Avaliação Institucional é um empreendimento sistemático que busca a compreensão global da Universidade, pelo reconhecimento e pela integração de suas diversas dimensões. Tais dimensões, e seus respectivos indicadores, estão agrupados em cinco eixos (BRASIL, 2014), que são: 1) Planejamento e Avaliação Institucional; 2) Desenvolvimento Institucional; 3) Políticas Acadêmicas; 4) Políticas de Gestão; e, 5) Infraestrutura. Desse conjunto, decorrem os objetivos específicos pretendidos para esta pesquisa:
a) Investigar o processo de Auto-avaliação Institucional das Universidades gaúchas, no que tange ao papel da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a forma de participação da comunidade acadêmica;
b) Relacionar o Projeto de Auto-avaliação Institucional com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das Universidades gaúchas, no que tange objetivos definidos pela IES e os indicadores de qualidades estabelecidos pelo SINAES;
c) Identificar as políticas acadêmicas das Universidades gaúchas, no que tange aos programas e ações de assistência estudantil direcionados aos estudantes cotistas e em condições de vulnerabilidade social;
d) Identificar as políticas de gestão das Universidades gaúchas, no que tange a composição dos órgãos colegiados, ao fluxo de informações e ao processo decisório;
e) Investigar a infraestrutura das Universidades gaúchas, no que tange a adequação dos espaços físicos necessários para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e também das bibliotecas, dos laboratórios, bem como as condições de acessibilidade.