Nome do Projeto
Programa de Educação Tutorial - PET Arquitetura
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Programa de Educação Tutorial – PET se constitui em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do país – IES, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O Programa de Educação Tutorial foi criado em 1979 e esteve, durante 20 (vinte) anos, sob o acompanhamento e avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, passando a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC em 2000. No Brasil, o Programa de Educação Tutorial se estabelece como elemento-chave na consolidação do ambiente colaborativo da cultura escolar, no qual seu efeito multiplicador extrapola a escola, alcançando o contexto socioambiental. O valor agregado dos grupos PETs propicia abordagens alternativas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O programa busca propiciar aos estudantes, sob a orientação de um professor-tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, associando ensino, pesquisa e extensão. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) os primeiros grupos foram criados em 1991. Durante esses mais de 30 anos, a UFPel contou com a participação de mais de 1200 petianos, nos mais diversos cursos de graduação da UFPel.

Objetivo Geral

Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.

Justificativa

A constituição de um grupo de alunos vinculado a um curso de graduação ou a uma temática específica para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação de um professor tutor visa oportunizar aos estudantes participantes a possibilidade de ampliar a gama de experiência em sua formação acadêmica e cidadã. Assim, o Programa de Educação Tutorial objetiva complementar a perspectiva convencional de educação escolar baseada, em geral, em um conjunto qualitativamente limitado de constituintes curriculares.

Metodologia

Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através de vivência, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas, em contraste com o ensino centrado principalmente na memorização passiva de fatos e informações, e oportuniza aos estudantes tornarem-se cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem.

Indicadores, Metas e Resultados

O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo a multiplicidade de experiências contribui para reduzir os riscos de uma especialização precoce.
A ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. A inserção do grupo dentro do curso permite que estas capacidades se disseminem para os alunos do curso em geral, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade.
O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA SCHEIN BORK
ALICE FEISTAUER URBAN
ALLAN DE LIMA ARAUJO
AMANDA LAUTESCHLAGER SESTERHEIM
AMANDA MARTINS NOGUEIRA
ANANDHA DEWES ESCOBAR
ANDRE DE OLIVEIRA TORRES CARRASCO1
ANDRIW PEREIRA NOUALS
ANELIZE SOUZA TEIXEIRA
ANNA CAROLINA MENDONCA LODER
ANTONIO CESAR SILVEIRA BAPTISTA DA SILVA4
ARTHUR HENRIQUE DE OLIVEIRA SAMPAIO
BEATRIZ DE OLIVEIRA BRUM
BIA RAFAELLI COLL CASACCIA
BIANCA DE OLIVEIRA ZURCHIMITTEN DA CRUZ
BIANCA FOUCHY BORGES
BRENDA WIETH DA SILVA
BRUNA MENDES DA ROSA
BRUNA NUNES MENDES
BRUNNO MELO MOLINA
BRUNO GERI DRAWANZ
CAMILA DE QUADROS NICOLAO
CAMILA FREITAS DA ROCHA
CAMILA SANTOS CORDEIRO
CARLA PIRES TAVARES1
CAROLINA SPILIMBERGO FREIJ
CAROLINA VIERA BETANCURT
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ1
Catarina Schmitz Feijó
DAMILLE ARANHA SOUZA
DENILSON ROSA DA SILVA
EDUARDA RAMOS RODRIGUES
ELISA MONTAGNA AGUIAR
ELISANGELA DA SILVA PIRES
EMILY DA SILVA PEREIRA
ERIC MOREIRA FRANCO
ERICK DE MIRANDA E SILVA
FABIO KELLERMANN SCHRAMM143
FERNANDA PERES FERNANDES
GABRIEL DA SILVA ARAUJO
GABRIELA WETZEL FISS
GABRIELE CECAGNO BIANCHI
GIOVANA KRONING BARBOSA
GIOVANA SECCHI DA SILVA
GIOVANNA VICTORIA GIARETTA
GIOVANNI FAGUNDES BRAGA
GISELE LOPES BORGES DOS SANTOS
GUILHERME DE LIMA OLIVEIRA
GUSTAVO BENEDETTI SANTIAGO
HELENA TELES CARDOSO
HENRI TAVARES FARIAS
HENRICK WOLTER ABRAHAM
HENRIQUE ENGERS HENNING
HENRIQUE GRANZOTTO DOS SANTOS
INGRID PAIVA TORBES
ISABEL JAHNECKE DE FREITAS
ISABELA FISCHER DE MELO
ISABELLE ALVES FELIX
ISABELY SILVA SERRANO
ISADORA RODRIGUES DE LIMA
JOHAN HEINECK KEIBER
JULIA DA CRUZ LOPES
JULIA RADTKE KRUSCHARDT
JULIANA TASCA TISSOT20
KAMILE BERNARDES MARQUES
KARINA MOREIRA DIAS
KAUA DIAS SCHUG
KAYNA FARIA ECHEVENGUA
LARISSA MESQUITA DA SILVA
LAURA BITTENCOURT RAMOS
LAURA MASCARENHAS FERREIRA
LAURA SCHNEIDER BRAYER
LAUREN BOTELHO ESPILMA
LEONARDO GUILHERME DE LIMA
LEONARDO PERACHI POLESE
LEONARDO SILVA VAZ
LIDIANE SOARES CZERMAINSKI
LUCAS BROCKMANN DUARTE DOS PASSOS
LUCIELE DOS SANTOS OLIVEIRA
MANUELA VICTORIA ARAUJO
MARCO ANTONIO COELHO COI
MARCOS FONTOURA DA SILVA
MARIA ALICE SOARES SILVA
MARIA CAROLINA CORVELLO UEBERBACKER
MARIA ELISA GATTIBONI LOPES
MARIA LUISA DE FREITAS
MARIANA BLEIL ARAUJO
MARIANA OLIVEIRA DA LUZ
MARINA THUROW MACHADO
MARIO THAUAN DE FREITAS DA SILVA
MATHEUS DA COSTA SCHWANTZ
MATHEUS HENRIQUE CICCONET
MATHEUS KEIDANN FUCULO MORAES
MATHEUS RENAN DOS SANTOS LOPES
MERY DA CUNHA RODRIGUES DOS SANTOS
MILENA RHEINHEIMER VIEIRA
NALANDA DOS SANTOS MEDEIROS
NATALIA PEGLOW KAUL
NATHANIELE PEREIRA SILVEIRA
NATIÉLE ANTUART GONÇALVES
NICOLE BARROS MARON
OTAVIO NUNES DIAS
PAOLA LEIVAS TEIXEIRA
RAFAELA FROES BRAGA
RAIANA FARIA COUTO
RAILA CAROLINE GARCIA DOS SANTOS
RAYSSA DE FARIAS DA SILVA
RITHIELE GONÇALVES ARAUJO
SAMARA CRISTINA FAZ LINARES
SARA KAROLINY FARIAS DA SILVA
TACIANA ANCA EVARISTO MENDES CARDOSO
TAINA DA SILVA GAUTERIO
THAINÁ CAROLINE MOREIRA GOMES
THAMIRES DA SILVA LOPES
THUANI DOMINGUES DE SOUZA MORAES
VALENTINA JACOBSEN KAUL
VALERIA DA SILVA MENDONCA
VERONICA PETER DA CUNHA
VICTORIA BELTRAO TAVARES
VITOR BORGES MENDES
VITORIA CORREA DA ROSA
WELLINGTON MULLER KRUCHADT
ÉRICK AMARAL DE OLIVEIRA

Página gerada em 30/07/2025 09:23:48 (consulta levou 0.343827s)