Nome do Projeto
Comunicação organizacional e pública para o Curso de Comércio Exterior
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/09/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Trabalho
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
O projeto tem por objetivo a constituir espaços de diálogo do Curso de Comércio Exterior com seus públicos de interesse, tanto interno quanto externo à universidade. Para isso, as principais ações do projeto referem-se à produção de manuais de comunicação pública para o Curso, a criação e atualização de espaços online (site e sites de redes sociais) para promoção do Curso, além de ações de divulgação científica e valorização da memória institucional.
Objetivo Geral
O projeto, de cunho unificado e com ênfase em extensão, visa a constituir espaços de diálogo do Curso de Comércio Exterior com seus públicos de interesse (interno e externo à universidade), por meio da criação e atualização de site e perfis em sites de redes sociais para promoção do Curso, divulgação científica e valorização da memória institucional.
Justificativa
A comunicação da universidade pública deve cumprir com três dimensões – comunicação para a universidade como organização, como comunidade e como projeto (de nação e de sociedade que queremos). Nesse sentido, justificam-se ações que projetem o diálogo do Curso de Comércio Exterior com seus públicos de interesse, para divulgação do Curso e promoção de sua imagem pública, cumprindo assim com a dimensão da comunicação para a organização. Também importam ações com vistas a fomentar o sentimento de pertencimento de estudantes e servidores com o referido Curso, trabalhando a dimensão da universidade como comunidade. Por fim, e igualmente importante, ações de comunicação a partir do Curso devem servir, ainda, à dimensão da universidade como projeto, fomentando a divulgação de produções técnico-científicas e a valorização da universidade pública, gratuita e de qualidade.
Metodologia
O projeto prevê ações de ensino e de extensão para o decorrer dos próximos 4 anos. As ações de ensino ocorrerão no âmbito da atividade "Café com a Coordenação", um espaço de diálogo e exercício democrático, em que a Coordenação se reune com todos os estudantes para discutir o andamento do Curso, colhendo dúvidas, sugestões, reclamações e projetando iniciativas que melhorem o ambiente acadêmico. Já a extensão é projetada por meio de ações de divulgação técnico-científica e de diálogo com a comunidade local. O principal canal de comunicação para as ações vislumbradas nesse projeto é o digital – site do Curso e perfis em sites de redes sociais.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto visa a estabelecer canais online para comunicação do Curso de Comércio Exterior com seus públicos de interesse, bem como criar manuais e protocolos para que essa comunicação possa ser realizada dentro dos parâmetros de qualidade da Comunicação Organizacional e da Comunicação Pública. Espera-se que as ações projetadas resultem, de forma direta, na:
- Criação da identidade visual do Curso de Comércio Exterior;
- Produção de um guia do estudante do Curso;
- Produção de canais de comunicação online (site e perfis em sites de redes sociais);
- Criação de um repositório da memória institucional do Curso;
- Divulgação de produções técnico-científicas e de eventos do Curso;
- Café com a Coordenação.
- Criação da identidade visual do Curso de Comércio Exterior;
- Produção de um guia do estudante do Curso;
- Produção de canais de comunicação online (site e perfis em sites de redes sociais);
- Criação de um repositório da memória institucional do Curso;
- Divulgação de produções técnico-científicas e de eventos do Curso;
- Café com a Coordenação.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ANA CAROLINA DOS SANTOS BARTNIK | |||
| ANA LAURA DE SOUSA PEREIRA | |||
| ANA LAURA DE SOUZA PIRES | |||
| ANNA KAROLINE DIAS DE AVIZ | |||
| BRUNA MOLINAR | |||
| CAROLINE CASALI | 2 | ||
| CECÍLIA OLIVEIRA KRAMER | |||
| DANIEL LENA MARCHIORI NETO | 14 | ||
| EDUARDA ARGOS DE PAULA SOUZA | |||
| FABIANO MILANO FRITZEN | 1 | ||
| FERNANDO GOULART DA SILVA JUNIOR | |||
| ISABEL TERESINHA DUTRA SOARES | 1 | ||
| JOAO PEDRO PEREIRA CAMARGO | |||
| KEVIN ELIECER AGUILAR AGUIRRE | |||
| LUANA SANCHES KERN | |||
| LUCIO OMAR FERREIRA DA SILVA JÚNIOR | |||
| LUVANDER VIEIRA FARIAS | |||
| MANUELA NUNES E SILVA | |||
| MARIA EDUARDA PRATES MACHADO | |||
| MARIA EDUARDA SALLABERRY LEITE | |||
| MATEUS DE FREITAS VIDAL | |||
| MIGUEL HOBUSS DE ARAUJO | |||
| MONICA COSTA MALAGUEZ | |||
| PATRICIA DA SILVA PEREIRA | |||
| PATRICIA SCHNEIDER SEVERO | 1 | ||
| PEDRO HENRIQUE GOMES MONTEIRO | |||
| RAPHAELA LEITE DA SILVA | |||
| REBECA NOGUEIRA PACHECO | |||
| RICHARD SERGIO DE LOS SANTOS PERACA | |||
| STEFANIE MONTEIRO BARTY | |||
| STUART MASKE STRELOW | |||
| VANESSA DE CASTRO LAGES | |||
| VITOR ALEXANDRE DO AMARAL ASTONI | |||
| WESLEY CUNHA TEODORO |