Nome do Projeto
DOCÊNCIAS E PROFESSORALIDADES NA CONTEMPORANEIDADE: QUAL DOCÊNCIA FAZ SENTIDO HOJE?
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
29/12/2023 - 21/09/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto busca uma compreensão para as docências e a professoralidade necessárias para nossos dias, relaciononando-as aos processos de criação que o professor produz ao longo de sua trajetória docente, configurando os modos de agir e pensar, de perceber-se como professor, tendo em vista as condições concretas nas quais se envolve e se desenvolve. Uma produção única que abrange componentes pessoais e profissionais, dinamizados a partir de um contexto social do qual emergem valores, concepções e significados acerca da profissão docente, os quais abrigam tanto possibilidades como limitações. Isso significa dizer que as vivências pelas quais os professores passam ao longo de seu percurso formativo podem incidir sobre o constituir-se docente de modo distinto, tendo em vista as possibilidades de interpretação e de [re]significação que este traz consigo nos diferentes momentos de sua trajetória. Com uma abordagem qualitativa, o projeto prevê reuniões de estudo, realização de oficinas, estudos teóricos, publicações, eventos.
Objetivo Geral
Compreender a constituição dos processos de docências e de professoralidade na contemporaneidade, considerando ensino, pesquisa e extensão, que promovam o desenvolvimento profissional docente.