Nome do Projeto
Hemofilia e outras Coagulopatias hereditárias
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/11/2025 - 05/11/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O Projeto Coagulopatia tem sua concepção em levar atendimento especializado e informação a pessoas da comunidade, pacientes, familiares e profissionais da saúde que tenham interesse ou sofram com este grupo de doenças graves e incomuns. Este atendimento é feito em parceria com a Hemorrede do RS e prevê atendimento de pacientes diagnosticados e suspeitos da 3a e 7a Coordenadoria Regional de Saúde do RS. É realizado juntamente com alunos de graduação e pós graduação (Residencia Médica em Pediatria) para que sejam expostos na prática a avaliação das alterações de Hemostasia e Trombose.

Objetivo Geral

Prestar atendimento multidisciplinar a pacientes com coagulopatia diagnosticada ou suspeita.
Levar conhecimento destas doenças a comunidade e aos alunos UFPel.

Justificativa

Dados de 2024 apontam que mais de 12000 pessoas vivem com doença de von Willebrand no Brasil e mais de 14000 pessoas com hemofilia. O registro nacional aponta 34083 pessoas com algum distúrbio da coagulação registrado, sendo a quarta maior população mundial de hemofilia.
Apesar destes números as doenças por sua raridade costumam ser desconhecidas da população e dos profissionais de saúde, mas são doenças graves com risco de vida.
O projeto visa levar conhecimento, apresentar este grupo de doença principalmente aos alunos de medicina, mas também a outros interessados, para promover melhora na qualidade de vida e atendimento a estes pacientes.
Esta disseminação de conhecimento será promovida principalmente através do fornecimento de atendimento a estes pacientes. Que será realizado e discutido entre alunos da graduação e pós graduação da UFPel.

Metodologia

Atendimento ambulatorial e se necessário hospitalar de pacientes diagnosticados ou suspeitos de coagulopatias congênitas.

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos melhorar conhecimento médico na área de hematologia principalmente coagulação e promover melhora na qualidade de vida e sintomatologia dos pacientes atendidos. O conhecimento médico será melhorado com a exposição aos pacientes (prática) e discussão dos casos durante o ambulatório, todos alunos da graduação e da residência de pediatria serão participarão individualmente ou em grupo destas orientações e atendimentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DE MORAES COELHO MACHADO
ALINE MACHADO FEIJÓ
CECILIA FERNANDES LOREA3
JALUSA DE OLIVEIRA MICHEL

Página gerada em 29/11/2025 10:18:52 (consulta levou 0.135121s)