Nome do Projeto
Estudo e desenvolvimento de uma máquina para colheita e tratos culturais em palmeiras (Arecaceae)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
13/03/2025 - 23/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A família Arecaceae Schultz Sch. é constituída por um grupo de espécies comumente conhecido como palmeiras (BRAZILIAN FLORA GROUP, 2018). A sinopse para o Brasil está representada por 37 gêneros e 299 espécies aceitas e distribuem-se entre florestas densas e abertas, várzeas, campos de várzea e campinas, desempenhando funções específicas na estrutura desses ecossistemas (SILVA, SEVALHO, MIRANDA.; 2021).
Resguardando as especificidades e diferentes proporções, como características desta família possuímos: estipe lenhoso e cilíndrico, dotado ou não de espinhos, podendo alcançar algumas dezenas de metros. Coroado por um penacho de folhas, sendo estas alternas e espiraladas, sua Inflorescência tende a ser espigas compostas, axilares ou terminais, as flores nascem em espigas, são geralmente dióicas, sendo sua polinização por insetos. O Fruto é do tipo drupa variando muito de tamanho e densidade do envoltório, este geralmente próximo à copa.
Entre os principais produtos e aplicações extraídos de palmeiras estão: elemento paisagístico; emprego do estipe em construções rústicas, como vigas, caibros e ripas; das folhas para cobertura de choupanas; Sub produtos jangadas, vassouras, utensílios trançados (esteiras, cestos, chapéus etc. confecção de botões e bijuteria); Cera básica para a indústria de graxas, sabões, vernizes, tintas etc; Como alimentação tem-se do estipe por exemplo o palmito (broto terminal do estipe) e também o chamado “vinho”, uma bebida adocicada e reconfortante proveniente de uma incisão no caule da palmeira buriti (Mauritia vinifera), porém dos frutos derivam a maior variedade de produtos alimentícios entre eles: açaí (Euterpe oleracea), dendê (Elaeis guineensis), coco-da-baía (Cocos nucifera) e babaçu (Orbignya phalerata). O óleo de certas espécies também pode ser explorado em virtude de suas características, com semelhanças ao óleo de oliva (OLIVEIRA, M. do S. P. de; RIOS, S. de A., 2014). Outra importante aplicação dos óleos extraídos dos frutos são o biodiesel e óleo vegetal como opções de combustíveis eficientes e alinhados com a diminuição dos impactos ambientais. Óleo vegetal é energia solar acumulada bioquimicamente na densidade máxima e extraído em processos mecânicos, enquanto o biodiesel aproveita o mesmo óleo base que recebe mais alguns processos entre eles esterificação (SCHRIMPFF,2011). Entre as fontes tradicionais de óleo vegetal, estão as culturas de colza e soja, que podem ser apoiadas ou substituídas por culturas que produzem maior volume de óleo na mesma área como a palma de óleo 10 vezes mais que a soja (YOKOYAMA, 2019) e macaúba equivale a soja, porém necessita menos água (MOTOIKE, 2019).
Objetivo Geral
Desenvolver um equipamento capaz de subir e descer nas palmeiras de diferentes espécies (altura, diâmetro de estipe), com ferramentas para colheita e ou tratos culturais.