Nome do Projeto
Processos Criativos em Música: Conexões entre Performance, Sociedade e Cultura
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2025 - 24/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto explora as práticas criativas, suas bases epistemológicas, principais autores e metodologias, além de perspectivas interdisciplinares. O projeto analisa dimensões sonoras como som, ruído e silêncio, e aspectos culturais da reprodução sonora. Também discute a transformação das práticas de escuta e a relação entre indústria cultural, música e outras manifestações artísticas. Além disso, trata da criação e manipulação de música gravada e registros sonoros, estimulando reflexão crítica sobre os contextos de produção e recepção musical. Como parte das ações, haverá contato com o acervo do choro de Pelotas, com a discoteca L C Vinholes e o Estúdio de Produção Fonográfica da UFPEL. O projeto ainda integra atividades do grupo de pesquisa "Núcleo de Música Popular", promovendo a produção e difusão de conhecimento acadêmico na área musical.

Objetivo Geral

Investigar as dimensões epistemológicas, culturais, históricas e sociais da prática e produção musical, com ênfase na análise da música popular gravada, processos criativos, transformações na escuta e as inter-relações entre política, indústria cultural e manifestações musicais, visando compreender suas múltiplas interfaces e impactos na sociedade contemporânea.

Justificativa

A música desempenha um papel central na formação cultural, social e histórica das sociedades, sendo não apenas uma manifestação artística, mas também um fenômeno complexo que reflete e influencia processos culturais, políticos e econômicos. Com o avanço das tecnologias de reprodução sonora e as transformações nas práticas de escuta na sociedade moderna, torna-se fundamental aprofundar o entendimento das epistemologias que sustentam a performance musical, bem como os métodos de análise e pesquisa da música popular gravada e dos processos criativos. Além disso, compreender as relações entre política, indústria cultural e música é essencial para uma análise crítica do impacto cultural e social das manifestações musicais. Assim, este projeto justifica-se pela necessidade de contribuir para o desenvolvimento de estudos acadêmicos que promovam uma compreensão aprofundada dessas questões, promovendo reflexões críticas e apoiando a produção de conhecimento que possa orientar práticas musicais, culturais e políticas contemporâneas.

Metodologia

As metodologias para este projeto envolvem uma combinação de abordagens qualitativas e quantitativas. Inicialmente, será realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, incluindo revisão de literatura acadêmica, teórica e histórica sobre performance musical, de diferentes contextos e processos criativos. Para aprofundar a análise das obras, será utilizada a análise de conteúdo dos registros sonoros e materiais culturais relevantes, além de estudos comparativos de diferentes contextos históricos, culturais e tecnológicos. A coleta de dados também será feita por meio de entrevistas e questionários com músicos, produtores, especialistas e ouvintes, buscando compreender suas perspectivas e práticas de escuta. Estudos de caso aprofundados de obras ou fenômenos culturais específicos complementarão a pesquisa, assim como observação participante em estúdios, eventos musicais e atividades culturais, para entender processos de criação e práticas musicais na prática. Por fim, o projeto adotará uma abordagem interdisciplinar, utilizando teorias e métodos de áreas como antropologia, sociologia, história e comunicação, promovendo uma análise ampla e integrada das questões musicais abordadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Compreender a performance musical como área de conhecimento e explorar suas principais epistemologias.
Analisar a música popular gravada, investigando questões e métodos utilizados nesse campo de estudo.
Investigar e desenvolver metodologias de pesquisa voltadas aos processos criativos em música.
Examinar os aspectos históricos e culturais que fundamentam o estudo da música.
Utilizar abordagens conceituais para entender e pesquisar as práticas musicais em diferentes contextos.
Investigar as origens técnicas e culturais da reprodução sonora, entendendo sua evolução e impacto.
Analisar as transformações nas práticas de escuta musical na sociedade moderna.
Estudar as relações entre política, indústria cultural e a produção musical, considerando suas influências e implicações sociais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDA GABRIELA AGRELLO AVILA
EDUARDO MONTAGNA DA SILVEIRA12
LUCAS BORBA DA SILVEIRA
MANUH GRACIANO GONCALVES
PABLO DE LIMA PINEYRO
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO6

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