Nome do Projeto
Estudo de eventos de tornados ocorridos em 2024 nos EUA
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2025 - 30/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Os últimos anos têm se mostrado desafiadores à sociedade em relação às mudanças climáticas observadas. A maior quantidade de eventos extremos e os consequentes desastres provocados por eles mostram como a sociedade encontra-se vulnerável e despreparada para enfrentá-los. Os efeitos do aquecimento global são realidades já enfrentadas pela sociedade e ações mitigadoras e de adaptação devem ser executadas imediatamente, para que o sistema terrestre possa, até o final deste século, não atingir níveis de aquecimento com impactos irreversíveis sobre os ecossistemas e sobre os humanos. Segundo o último relatório (AR6) do IPCC (IPCC, 2023), o aquecimento global continuará a aumentar no curto prazo - período de 2021 a 2040 - mesmo que medidas drásticas de mitigação e adaptação venham a ser implementadas imediatamente. Isto aumentará os perigos climáticos em todas regiões do globo, levando a maiores alterações nos extremos - maiores intensidade e frequência de eventos de chuva intensa e extremos quentes, por exemplo. Exemplos disso são o fato do ano de 2024 ter sido o mais quente já registrado (em 175 anos de observações), cuja temperatura média global próxima à superfície ficou em torno de 1,55°C acima da média entre 1850 e 1900; e a década 2015-2024 ter sido a mais quente do histórico observacional (WMO, 2025). Tornados são um dos fenômenos mais extremos da atmosfera. Quando se formam e atingem áreas habitadas, as consequências podem ser desastrosas, provocando perdas materiais e humanas. Com a indicação de que eventos extremos venham a ser mais comuns nas próximas décadas, é imprescindível conhecer como esses eventos se formam, especialmente num momento em que o sistema terrestre passa por uma substancial modificação.

Objetivo Geral

Este projeto de Iniciação Científica tem como principal objetivo estudar os tornados mais intensos ocorridos nos Estados Unidos (EUA) durante o ano de 2024 para conhecer o ambiente sinótico de grande escala e suas principais características de mesoescala.

Justificativa

Os EUA é um dos países com maior frequência de tornados no mundo. Além disso, os EUA possuem a maior e mais moderna rede de radares meteorológicos do mundo, o que permite uma análise de eventos de tornados ocorridos em diferentes regiões e em diferentes períodos. Conhecer em que situações os tornados ocorrem nos EUA e, principalmente, os padrões de mesoescala associados podem colaborar na identificação da ocorrência desses eventos no Brasil, a partir de radares meteorológicos.

Metodologia

Por meio do Storm Events Database do National Centers for Environmental Information-National Oceanic and Atmospheric Administration (NCEI-NOAA), disponível em https://www.ncdc.noaa.gov/stormevents/. Os eventos de tornados ocorridos nos EUA serão pesquisados e classificados de acordo com a Escala Melhorada de Fujita (WIND, 2006). Os tornados serão segregados por mês e por estação do ano, a fim de conhecer a sua distribuição ao longo do ano de 2024.

Aqueles tornados mais intensos, com intensidade superior a escala EF3, terão seus ambientes de grande escala estudados. Para essa etapa do estudo, os dados da reanálise ERA5 (HERSBACH et al., 2020) serão usados. A Tabela 1 apresenta as variáveis da reanálise que serão usadas na caracterização do ambiente de grande escala. Esses dados serão obtidos do website do Copernicus Climate Change Service (C3S): https://cds.climate.copernicus.eu/datasets.


TABELA 1: Variáveis meteorológicas da reanálise ERA 5 usadas nesta pesquisa.
_________________________________________________________________________
Variável | Abreviatura | Níveis
_________________________________________________________________________
Pressão ao Nível Médio do Mar | PNMM | -
Umidade específica / relativa | q / UR | 850, 700
Altura geopotencial | Z | 500
Componente U do vento | u | 850, 700, 500, 250
Componente V do vento | v | 850, 700, 500, 250
_________________________________________________________________________


Variáveis polarimétricas dos radares meteorológicos dos EUA serão usadas na investigação dos padrões e assinaturas associados aos eventos de tornados mais intensos. Os dados dos radares meteorológicos dos EUA estão disponíveis em https://www.ncei.noaa.gov/products/radar/next-generation-weather-radar.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com esta pesquisa, conhecer maiores detalhes dos tornados que ocorrem nos EUA, tais como frequências mensais e sazonais, principais características comuns de grande escala e de mesoescala.
Para o aluno, espera-se que ele adquira conhecimentos sobre tornados, aprendar a fazer estatística de fenômenos meteorológicos severos e ainda aprenda a analisar assinaturas de mesoescala em dados de radar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE BECKER NUNES
BEATRIZ LUIZA BIESEK
BRUNO TORANI RUBINI
HENRIQUE FUCHS BUENO REPINALDO
JÚLIA VERÔNICA SOARES
LARISSA OLIVEIRA DE FREITAS
LEONARDO CALVETTI4
MATEUS DA SILVA TEIXEIRA5
SARA CRISTINA REIS BECKER

Página gerada em 25/11/2025 07:59:12 (consulta levou 0.215712s)