Nome do Projeto
Educação sexual para adolescentes na escola: um estudo de intervenção em dois municípios de regiões distintas do Brasil
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/04/2025 - 30/10/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
A educação sexual realizada na escola tem um papel primordial para os adolescentes, sendo que o uso de estratégias que estimulem práticas sexuais saudáveis e que tornem os adolescentes protagonistas no seu cuidado de saúde são essenciais para promover a autonomia destes indivíduos. Contudo, quando essas questões são tratadas como um tabu não sendo esclarecidas de forma adequada, a construção da sexualidade é influenciada por informações da mídia e do contexto social em que o adolescente está inserido, sendo deixada às possibilidades e aos recursos de cada um. Além disso, o constante estímulo pelas mídias sobre a temática da sexualidade traz uma falsa ideia de que se tem mais conhecimento sobre o assunto, porém nem sempre o que é veiculado é adequado (Garbarino, 2021). Entretanto, não se pode negar que o foco principal da educação sexual tem sido transmitir ideias preventivas e enfatizar os riscos ligados ao sexo, porém há pouca preocupação com a forma como essa informação é veiculada, assim como a sexualidade compondo a identidade individual e relacionando-se com aspectos emocionais e socioculturais, questões colocadas a parte na discussão (Furlanetto; Marin; Gonçalves, 2019). Estratégias que estimulem práticas sexuais saudáveis e que tornem crianças e adolescentes protagonistas no seu cuidado de saúde são essenciais para promover a autonomia destes indivíduos (Franco et al., 2020). A autonomia é um processo de amadurecimento do ser humano em que ele passa do ser para si para o vir a ser, esse vai ocorrendo a cada dia e deve ser estimulado a partir de experiências de tomada de decisão e de responsabilidade, sempre respeitando a liberdade. Autonomia é respeitar a autenticidade, a identidade cultural, tornando-se sujeito da própria história e tendo liberdade de fazer suas próprias escolhas de forma consciente (Freire, 2022). Considerando-se o exposto, pretende-se explorar as perspectivas de adolescentes em relação à educação sexual na escola e construir uma estratégia educativa de intervenção, buscando valorizar as experiências dos adolescentes em relação a temática. Objetiva-se conhecer as perspectivas dos adolescentes em relação à educação sexual na escola e elaborar estratégia educativa de intervenção acerca da educação sexual na escola a partir das necessidades dos adolescentes em duas regiões distintas do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada na abordagem da pesquisa ação e embasada na perspectiva construtivista de Paulo Freire. A pesquisa será realizada em duas escolas de ensino fundamental, uma situada em Pelotas/RS e a outra em Salvador/BA, com os alunos do 9º ano dessas escolas. A coleta de dados será realizada em três etapas. Na primeira etapa serão realizadas duas dinâmicas do Método Criativo Sensível, árvore do conhecimento e nuvem de palavras. Na 2ª etapa será realizada a elaboração e a implementação de uma estratégia educativa de intervenção. Na 3ª etapa será realizada a avaliação da estratégia por meio de um questionário com questões abertas e fechadas. A análise de dados será feita por análise de discurso interpretada por meio do referencial teórico de Paulo Freire.

Objetivo Geral

Conhecer as perspectivas dos adolescentes em relação à educação sexual na escola e elaborar estratégia educativa de intervenção acerca da educação sexual na escola a partir das necessidades dos adolescentes em duas regiões distintas do Brasil.

Justificativa

A educação sexual é um assunto difundido no Brasil, contudo ainda carece de estudos que levem em consideração a opinião dos adolescentes sobre o que deve ser abordado e quais estratégias favorecem a construção de ferramentas de ensino adequadas. Assim como atividades que objetivem empoderar os adolescentes para que eles tenham autonomia em suas escolhas e que estas sejam saudáveis e responsáveis, justificando a escolha do referencial teórico de Paulo Freire como um referencial político empoderador. Complementarmente, Bell Hooks defende que trazer as experiências pessoais para o contexto educativo é importante para conectar a teoria com a realidade concreta dos educandos. Da mesma forma que Freire, Hooks entende que a conexão com o cotidiano motiva e envolve os educandos no seu processo de ensino e aprendizagem (Hooks, 2017). É importante que as vozes dos educandos sejam ouvidas, que suas experiências sejam compartilhadas e que se possa aprender com elas. Todos têm algo a dizer, algo a contribuir, não são somente as teorias e o que está escrito nos livros que tem importância, mas também as relações construídas por meio da dialogicidade e da educação libertadora (Hooks, 2017). Assim, ouvir as vozes dos adolescentes pode transformar a realidade em que eles vivem e, a partir da práxis, construir uma educação sexual que atenda, não somente ao que é preconizado, mas às suas reais necessidades. Diante do exposto, identificou-se a necessidade de ampliar a discussão acerca da temática, buscando conhecer a perspectiva dos próprios adolescentes, para que estratégias mais efetivas possam ser implementadas. Para tanto, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: “Quais as perspectivas de adolescentes de dois municípios de regiões distintas do Brasil em relação à educação sexual na escola e de que forma esta pode ser trabalhada em uma estratégia educativa de intervenção?”

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada na abordagem da pesquisa ação e embasada na perspectiva construtivista de Paulo Freire. A pesquisa seguirá os critérios para estudos qualitativos preconizados no Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ). A pesquisa será realizada em duas escolas de Ensino Fundamental II, que atende os anos finais do ensino fundamental do 6º ao 9º ano escolar, localizadas em dois municípios de regiões distintas do país, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e em Salvador, na Bahia. A escola situada na cidade de Pelotas possui cerca de 397 alunos, sendo 40 matriculados em três turmas no 9º ano escolar do ensino fundamental. A escola situada na cidade de Salvador possui cerca de 346 alunos, sendo 80 matriculados em quatro turmas no 9º ano escolar. Os participantes da pesquisa serão todos os adolescentes matriculados no 9º ano do ensino fundamental das escolas onde será realizada a pesquisa. Os participantes serão divididos em grupos de 15 adolescentes em média, para promover a participação ativa de todos. A coleta de dados será realizada em três etapas. Primeiramente, será feito contato com a gestão de cada escola para uma combinação prévia de como será feita a coleta de dados. A pesquisadora fará uma apresentação breve da pesquisa para o corpo docente. A coleta de dados será realizada pela pesquisadora e por assistentes de pesquisa que serão treinados para a aplicação dos métodos de pesquisa utilizados e das estratégias educativas de intervenção a serem realizadas. Para a realização da primeira etapa da coleta de dados, dentre as estratégias de métodos qualitativos, escolheu-se o Método Criativo Sensível (MCS) para atender ao objetivo da pesquisa. Esta etapa será realizada por meio de duas dinâmicas do MCS, as quais serão realizadas em dois encontros. A primeira dinâmica será a Árvore do Conhecimento, trata-se de uma metáfora em que as raízes são a base que dá estrutura para o tronco, galhos, folhas, flores e frutos, sendo esses as experiências e vivências por meio das quais é construído o conhecimento humano (Cabral; Silveira; Babadué, 2020). Será explicado para os participantes como a dinâmica irá ocorrer, ou seja, eles devem caracterizar cada parte da árvore com desenhos ou escritas respondendo à questão norteadora: ‘Qual a perspectiva de vocês sobre educação sexual na escola?’ Será explicado para eles que a construção da árvore será feita em três etapas diferentes, em que nas raízes da árvore seria colocado se há atividades de educação sexual e quem realiza essas atividades, no tronco as estratégias utilizadas e na copa as potencialidades e fragilidades acerca da educação sexual que eles recebem. Após a produção, apresentação será realizada a codificação dos temas e a análise coletiva, na qual os participantes poderão emitir opinião sobre as questões levantadas nas produções e discutir sobre as mesmas junto com a pesquisadora. Então, com a utilização do aplicativo Wordwall®, a pesquisadora irá fazer colunas com categorias dos temas que foram discutidos e uma lista dos termos chave que remetem às principais temáticas discutidas. Após, os participantes junto com a pesquisadora irão realizar a validação dos dados, escolhendo a qual coluna cada subtema pertence. A segunda dinâmica será a Nuvem de Palavras, implementada em momento distinto da aplicação da primeira, com o objetivo de construção coletiva de uma produção artística, por meio do envio de diversas palavras sobre determinado tema, em que os termos que mais forem mencionados se destaquem em relação aos com menos menções, promovendo uma discussão ampliada a partir dos desdobramentos da questão inicial. A pesquisadora irá explicar como a dinâmica irá ocorrer, ou seja, eles irão acessar o aplicativo Mentimeter®, via QRCode ou link disponibilizado, e colocar nos espaços palavras ou termos referentes à questão realizada, podendo colocar quantas palavras ou termos acharem necessários, utilizando a questão norteadora: ‘Na sua perspectiva, qual a melhor forma de trabalhar a educação sexual nas escolas?’, sendo desdobrada em duas nuvens, uma contendo as temáticas que eles gostariam que fossem trabalhadas e outra contendo as estratégias de ensino que eles gostariam que fossem utilizadas. Após a apresentação e síntese dos temas apresentados, ocorrerá a validação dos dados, recodificação e geração de novos temas. Ainda, ao final do segundo encontro, será disponibilizado um questionário sociodemográfico para ser preenchido pelos participantes, abordando a caracterização pessoal e social dos participantes, bem como algumas questões referentes à sexualidade dos mesmos. Na segunda etapa da coleta de dados será realizada a elaboração de uma estratégia educativa de intervenção, construída a partir dos dados coletados na primeira etapa da pesquisa. Além disso, a construção da estratégia levará em consideração as experiências e necessidades discutidas com os adolescentes e temáticas bases importantes de serem abordadas nesse contexto. Posteriormente, a estratégia educativa de intervenção será implementada, por meio de uma atividade de educação em saúde, cuja temática está prevista no Programa Saúde na Escola, para os adolescentes matriculados no 9º ano das escolas participantes. Em seguida da implementação da estratégia educativa de intervenção será realizada a terceira etapa da pesquisa, na qual os adolescentes serão convidados a responderem um questionário com perguntas abertas e fechadas objetivando realizar a avaliação da intervenção. A análise dos dados será norteada pelo método de análise de discurso de Orlandi, que utiliza estratégias linguísticas, conceituado uma substituição contextual, fazendo com que as palavras derivem seus sentidos das formações discursivas e representem as formações ideológicas no discurso (Orlandi, 2015). Para auxiliar na análise, na organização e na categorização dos dados será utilizado o software WebQDA, o qual possui o intuito de auxiliar no processo de organização e categorização dos dados, podendo ser utilizado em um espaço compartilhado de trabalho (WebQDA, 2024). A pesquisa será realizada seguindo os pressupostos éticos contidos no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, que dispõem sobre a ética na pesquisa com seres humanos. O projeto foi apresentado a uma banca de qualificação seguindo o regimento do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem (PPGENF) da UFPel. Após o projeto foi entregue às secretárias de educação das duas cidades para assinatura das Cartas de Anuência e aceite da realização da pesquisa e então o projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Elaboração de uma estratégia educativa de intervenção acerca da educação sexual, considerando a percepção dos adolescentes e suas particularidades, que seja efetiva para promover a autonomia dos adolescentes, bem como possa ser replicada em outras regiões, visto que permite modificações acerca de questões culturais e necessidades apresentadas.
Elaboração de artigos científicos para fomentar a difusão do conhecimento baseado nos resultados do estudo, ampliando a discussão acerca da educação sexual, visando a adequação dessas as reais necessidades dos adolescentes.
Aplicação de estratégia de educação sexual para o ensino/aprendizagem em escolas, fomentando a autonomia e co-participação dos adolescentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANANDA ROSA BORGES
RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ7
VIVIANE MARTEN MILBRATH2

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