Nome do Projeto
Material didático para o ensino de análises de dados ambientais com Python
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
19/05/2025 - 01/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Elaboração de material prático na área de Análise de Dados Ambientais utilizando linguagem de programação (Python) como parte de uma disciplina optativa 'Métodos Computacionais' que será ofertada em 2025/2 pelo Curso de Engenharia Hídrica. A disciplina terá vagas no Banco Universal da UFPel.
Objetivo Geral
Esse projeto visa aumentar o interesse dos alunos no uso de linguagem de progrmação para análises de dados ao promover um curso optativo para o curso de Engenharia Hídrica e alunos de outros cursos que possam a se interessar.
Para isso serão elaborados tutorias e exercícios práticos aplicados.
Ações:
- Elaboração de tutoriais passo a passo em ambiente de programação Python para tratamento de dados e vizualização gráfica.
Para isso serão elaborados tutorias e exercícios práticos aplicados.
Ações:
- Elaboração de tutoriais passo a passo em ambiente de programação Python para tratamento de dados e vizualização gráfica.
Justificativa
Devido à alta demanda do mercado por profissionais de todas as áreas, mas principalmente, das Engenharias com habilidades em programação para análise e visualização de dados. Dessa forma, esse projeto visa suprir parte dessa demanda ao propor uma disciplina optativa 'Métodos Computacionais' já aprovada pelo Colegiado da Engenharia Hídrica.
Metodologia
Serão elaboradas apostilas, tutoriais e exercícios focados em análise de dados em abiente Python (Colab Google). Essas atividades terão como referência as aulas teóricas e serão,de forma geral, individuais, e aplicadas semanalmente.
Os tutoriais serão sequenciais e progressivos, ou seja, as ferramentas e conteúdos desenvolvidos no primeiro tutorial serão utilizadas no seguinte e assim por diante, para que ao final da disciplina os alunos possam desenvolver um trabalho completo, em forma de projeto.
Pretendo envolver alunos de graduação para elaboração desses materiais práticos.
Os tutoriais serão sequenciais e progressivos, ou seja, as ferramentas e conteúdos desenvolvidos no primeiro tutorial serão utilizadas no seguinte e assim por diante, para que ao final da disciplina os alunos possam desenvolver um trabalho completo, em forma de projeto.
Pretendo envolver alunos de graduação para elaboração desses materiais práticos.
Indicadores, Metas e Resultados
A meta é observar um aumento do interesse e desenvolver a habilidade de progrmação para análises de dados. A vantagem da metodologia proposta de elaborar exercícios e tutoriais semanais permite uma avaliação constante dos alunos.
Os principais indicadores serão a porcentagem de alunos que completam os tutoriais/exercícios (indicador quantitativo) e o desempenho deles (indicador qualitativo).
Como resultados espera-se que, além do aumento do interesse e desempenho, os alunos realmente se apropriem dos conhecimentos teóricos e habilidades práticas para utilizá-los, não só nas demais disciplinas do curso, como em suas atuações profissionais.
Os principais indicadores serão a porcentagem de alunos que completam os tutoriais/exercícios (indicador quantitativo) e o desempenho deles (indicador qualitativo).
Como resultados espera-se que, além do aumento do interesse e desempenho, os alunos realmente se apropriem dos conhecimentos teóricos e habilidades práticas para utilizá-los, não só nas demais disciplinas do curso, como em suas atuações profissionais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
FELIPE DE LUCIA LOBO | 10 | ||
GEOVANNA FREITAS DA SILVEIRA | |||
VINICIUS DA PAZ SILVA |