Nome do Projeto
Contribuições para a gestão e políticas públicas de saúde: ênfase em ações de comunicação direcionadas as doenças crônicas e multimorbidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/12/2017 - 12/11/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
As doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) são a principal causa de morte e incapacidades no mundo e no Brasil. Contudo, no Brasil, o impacto das DCNT é potencializado devido as rápidas transições demográfica e epidemiológica tornando o sistema de saúde menos preparado para atender a demanda crescente de pessoas com DCNT. Nesse contexto, a multimorbidade - caracterizada pela ocorrência de duas ou mais doenças crônicas em um mesmo indivíduo - apresenta-se como um problema de saúde dada sua alta ocorrência (mais de 60% em idosos), consequências negativas para a saúde e falta de informação para seu manejo adequado. Umas das respostas para essa situação é a realização de pesquisas para o melhor entendimento da ocorrência, causas e consequências das DNCT e multimorbidade com o intuito de identificar as melhores estratégias para o enfrentamento do problema por meio de práticas baseadas em evidências. Não obstante, esses resultados podem ser mais bem aproveitados com a utilização de diferentes formas de comunicação e divulgação do conhecimento científico. Essas ações incluem a sensibilização de gestores, profissionais de saúde e sociedade sobre as melhores evidências para o enfrentamento das DCNT, divulgação científica por meio de meios de comunicação como blogs e mídias sociais e elaboração de encontros para debate sobre a temática. Essas ações serão realizadas em parceria com as atividades de pesquisa e ensino do Grupo Brasileiro de Estudos sobre Multimorbidade (GBEM) com o objetivo de potencializar esforços de ensino, pesquisa e extensão. Este grupo possui mais de 40 pesquisadores nacionais, de diferentes regiões, e sete pesquisadores internacionais o que pode agregar significativamente o potencial de realização das atividades de disseminação do conhecimento.
Objetivo Geral
Realizar atividades de comunicação e divulgação do conhecimento cientifico sobre Doenças Crônicas Não-Transmissíveis e multimorbidade direcionado à gestão (local, regional e nacional) do Sistema Único de Saúde, tomadores de decisão e profissionais de saúde, a pesquisadores e a comunidade local de Pelotas-RS.