Nome do Projeto
Encruzilhadas de Barro: o ateliê como espaço de vivência, troca de saberes e experimentações em cerâmica - UFPel.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/06/2025 - 04/06/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Cerâmica é a arte ou a técnica de produção de artefatos e objetos tendo a argila como matéria-prima. O fazer cerâmico envolve saberes que vão desde a coletas ou escolha das argilas, para composição de massas, passando pela modelagem, secagem e queimas. Embora a cerâmica seja utilizada no nosso cotidiano, seus processos muitas vezes industriais são de difícil acesso para a comunidade em geral. Buscando difundir a pesquisa e o conhecimento cerâmico, o projeto possui o objetivo de compartilhar as experiências desenvolvidas dentro e fora do ateliê, desde a preparação da massa, técnicas e tecnologias de modelagem, queima e esmaltação de forma a possibilitar autonomamente a realização de todas as etapas. O projeto pretende realizar oficinas presenciais e remotas além de divulgar através de manuais e blogs os conhecimentos acumulados.
Objetivo Geral
Transformar o ateliê de cerâmica da UFPel em um espaço dinâmico de convivência e experimentações com o barro, livre de finalidades rígidas e focado na troca de saberes e nos processos criativos.
Específicos:
• Estimular práticas colaborativas e coletivas em torno da cerâmica.
• Valorizar conhecimentos populares, ancestrais e locais relacionados ao barro.
• Promover encontros intergeracionais e interculturais.
• Fomentar o ateliê como espaço de afeto, escuta e transformação.
• Compreender a cerâmica como uma ferramenta pedagógica de insubordinação e transgressão das hierarquias do poder.
• Registrar os processos e vivências por meio de escrita e da produção de imagens.
Específicos:
• Estimular práticas colaborativas e coletivas em torno da cerâmica.
• Valorizar conhecimentos populares, ancestrais e locais relacionados ao barro.
• Promover encontros intergeracionais e interculturais.
• Fomentar o ateliê como espaço de afeto, escuta e transformação.
• Compreender a cerâmica como uma ferramenta pedagógica de insubordinação e transgressão das hierarquias do poder.
• Registrar os processos e vivências por meio de escrita e da produção de imagens.
Justificativa
o projeto nasce do desejo de reconectar o fazer cerâmico à sua dimensão ancestral, comunitária e sensível, ressignificando o ateliê como lugar de encruzilhadas – onde mãos, ideias, histórias e territórios se cruzam. Em vez de seguir um itinerário técnico ou produtivista, propõe-se um espaço-processo aberto à experimentação, ao erro e à escuta, valorizando a convivência e o saber compartilhado, ao invés de um produto pronto e acabado. A noção de “Encruzilhada” se aproxima de uma abordagem pedagógica que explora a educação de forma mais ampla e complexa, compreendendo a Educação Libertadora como aquela comprometida com a superação da cominação colonial (Rufino, 2021, p. 35-36). Na obra de Paulo Freire encontramos o conceito de Educação Libertadora como sendo aquela que busca a emancipação do educando por meio da conscientização sobre sua realidade e da sua capacidade de transformar o mundo. Outros autores como Antônio Bispo dos Santos (Nego Bispo) e Ailton Krenak contribuem com reflexões sobre maneiras de romper com a visão linear e monolítica na qual se estrutura a sociedade, reconhecendo a pluralidade de saberes, fazeres e experiências em diversos contextos. Ao diversificar o público, agregando diferentes pessoas no Ateliê de Cerâmica, a Universidade justifica o seu papel social de promover Ensino, Pesquisa e Extensão, no diálogo franco e aberto às comunidades. Em última instância, o projeto “Encruzilhadas de Barro” é de grande importância para a formação complementar dos estudantes, além de incluir os saberes e as trocas com a comunidade local. Considera os novos paradigmas de atuação no campo das artes visuais e da cerâmica artística, com ênfase nas relações humanas e no ateliê como lugar de convivência afetiva e de vivência dos processos criativos emergentes e das discussões inerentes ao contemporâneo.
Metodologia
O projeto se organizará por meio de rodas de conversa, oficinas abertas, vivências com mestres/as do barro, momentos de livre experimentação e registros criativos. Não haverá uma sequência linear de conteúdos, mas sim uma abertura a temas emergentes a partir das demandas trazidas pelos próprios participantes. A metodologia busca oportunizar a conquista da autonomia de cada membro do grupo, seja trabalhando a argila ou discutindo teorias. As constantes trocas de experiências vão modelando o percurso individual de cada membro, enquanto fortalece o sentido de coletividade. Assim, a cerâmica é concebida como uma ferramenta de expressão que extrapola o contato com sua matéria prima.
Princípios orientadores:
• Horizontalidade e escuta ativa;
• Acolhimento da diversidade de experiências;
• Ênfase no processo em vez do produto;
• Valorização dos saberes tácitos e do corpo como forma de conhecimento.
Princípios orientadores:
• Horizontalidade e escuta ativa;
• Acolhimento da diversidade de experiências;
• Ênfase no processo em vez do produto;
• Valorização dos saberes tácitos e do corpo como forma de conhecimento.
Indicadores, Metas e Resultados
• Ateliê reconfigurado como espaço comunitário e criativo;
• Produções cerâmicas coletivas e experimentais;
• Relatos e registros das vivências;
• Fortalecimento de vínculos entre universidade e comunidade.
• Produções cerâmicas coletivas e experimentais;
• Relatos e registros das vivências;
• Fortalecimento de vínculos entre universidade e comunidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LUIZA FERNANDES FERREIRA | |||
AYRA FILIPE OSCHIRO DE JESUS | |||
BRENDA DOS SANTOS | |||
CECILIA DA SILVA BASSI | |||
DANIEL BORGES PIAZER DE SOUZA | |||
DANIELA SILVEIRA OLIVEIRA | |||
Diego Machado da Silva | |||
ENZO JUAN XAVIER KARNOPP | |||
FERNANDA MADRUGA KEGLIS | |||
GABRIELA DE MORAES DAMÉ | |||
GUILHERME COLVARA DA SILVA | |||
HUMBERTO LEVY DE SOUZA | |||
IAMARA RODRIGUES ACOSTA | |||
JAILSON VALENTIM DOS SANTOS | |||
JOAO VITOR VAZ VELLAR | |||
JOSE LUIZ DE PELLEGRIN | |||
JULIANA FALCKE ARGOU | |||
LUANA PIASSI OUTEIRO | |||
MARIA CLARA LEIRIA DOS SANTOS | |||
MARIA DE FATIMA JOAO MARQUES | |||
MARIA DE FÁTIMA ALVES VIEIRA | |||
MARIA ELISABETE KLAUS CORRÊA | |||
MIGUEL DE CASTRO CORREA | |||
MIGUEL LISBÔA FURTADO | |||
PALOMA NOGUEIRA GOMES OSCHIRO | |||
PAULO RENATO VIEGAS DAME | 4 | ||
Patricia Fantinatti Guimarães | |||
SERGIO OTTO DA SILVA | |||
WALDO ANTONIO DE OLIVEIRA GOUVEIA |