Nome do Projeto
Iniciação Científica em Geometria
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2025 - 31/08/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Projetos de iniciação científica em Matemática visam promover a cultura científica e tecnológica de estudantes de qualquer nível, bem como desenvolver a curiosidade por questões científicas, estimular a comunicação e possibilitar a familiaridade com técnicas e métodos para a leitura e redação de textos matemáticos. No presente projeto, iremos nos voltar para a área de geometria, em particular a geometria diferencial e investir na formação de recursos humanos. Como a entrada dos alunos do curso de Matemática é de forma contínua necessitamos investir nessa formação a todo ano, através de ações que possibilitem aos alunos participantes terem alguma ideia do que se trabalha na área de Geometria. É importante destacar que a área de Geometria Diferencial é o estudo de variedades/superfícies utilizando ferramentas do Cálculo Diferencial e Integral. Para que a fundamentação teórica dos alunos participantes seja efetiva, em todas as ações que compõem o presente projeto, começaremos por estudar os pré-requisitos e assuntos que não são abordados nos cursos de graduação, como por exemplo, superfícies, geodésicas, curvatura e também consequências matemáticas desta teoria. Após para desenvolver o hábito de leitura de textos matemáticos, partimos para leitura através consulta a livros e artigos da área. Para estimular a comunicação oral, muitas vezes os participantes apresentarão seminários com suas descobertas. Também será fortemente estimulada a escrita. Assim, o presente projeto visa investir tempo de preparo de recursos humanos, visando avanço na ciência matemática na área de Geometria.

Objetivo Geral

Neste projeto de pesquisa pretende-se estimular os alunos envolvidos à pesquisa na área da Matemática Pura, especificamente na área de Geometria através de assuntos que estimulem a descobertas por parte dos alunos.

Justificativa

A necessidade de projetos de Iniciação Científica continuam relevantes para a formação de recursos humanos. Segundo, Dana C. Ernst, 2017, ao falar sobre um dos pilares para a iniciação a investigação, afirma em tradução livre que: “Em níveis crescentes de sofisticação, o orientador pode transferir aos estudantes a responsabilidade por: apresentar novas ideias; desenvolver ideias para discussão; criticar a matemática apresentada; avaliar a validade e completude de um argumento; formular perguntas, fazer conjecturas e definir agendas para investigações futuras.” Essas habilidades não são possíveis de serem desenvolvidas em turmas grandes e se dão de forma eficaz de forma individualizadas.
O presente projeto contou com duas edições anteriores que abordaram assuntos não obrigatórios em um curso de Licenciatura em Matemática, mas ao mesmo tempo consagrados na literatura como: Geometria esférica, Geometria Hiperbólica e superfícies no espaço euclidiano de dimensão 3. Embora esses temas estejam bem consagrados, uma nova abordagem possibilitou o estudo a nível de pesquisa e a nível de graduação. O que pode ser visto em trabalhos apresentados com alunos participantes de outras edições que constam em outras informações. Nessa versão trataremos de temos sobre superfícies no espaço euclidiano ou não que possibilitem a pesquisa científica.

Metodologia

De modo geral, o estudo irá se constituir de reuniões técnicas semanais com a equipe, nos quais serão discutidos os aspectos fundamentais da teoria estudada pelos alunos participantes e eventuais exercícios da bibliografia além da leitura de fragmentos de outros textos relevantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Será considerado satisfatório se os alunos participantes, trouxerem suas dúvidas de forma semanal, apresentarem nos seminários e em eventos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ESTEFANIA CANEZ MIELKE
GIOVANNI DA SILVA NUNES6
JOSÉ FERNANDO UGOSKI SILVEIRA
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER8
MATHEUS GORIS SOUSA
RAPHAEL RAMOS DOS SANTOS

Página gerada em 03/07/2025 13:50:35 (consulta levou 0.122369s)