Nome do Projeto
Ensino de Filosofia e Formação Ética
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/06/2025 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Esta proposta integra ações de pesquisa, ensino e extensão com foco no Ensino de Filosofia e na Formação Ética, articulando atividades de pesquisa teórica, práticas de ensino e ações de extensão junto à comunidade. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Formação Ética, que investiga, com base em referenciais da filosofia antiga, medieval e contemporânea, as formas pelas quais o ensino filosófico pode contribuir para a formação crítica, ética e comprometida com a vida humana em sua pluralidade. Entre as ações previstas estão grupos de estudo, oficinas, workshops, seminários e publicações científicas.

Objetivo Geral

Investigar, de maneira crítica, teórico-conceitual e historicamente contextualizada, as interfaces entre o ensino de Filosofia e os processos de formação ética, tomando como base referenciais da filosofia antiga, medieval e contemporânea.

Justificativa

Em um contexto de crescentes tensões éticas, sociais e políticas, torna-se fundamental refletir sobre o papel da Filosofia na formação humana. A proposta reconhece o ensino de Filosofia como um espaço privilegiado para a construção do pensamento crítico, da formação ética e da responsabilidade para com a alteridade. A partir do legado filosófico de autores como Aristóteles, Levinas, Agostinho, Tomás de Aquino, Platão e Pierre Hadot, busca-se integrar os fundamentos conceituais à prática educativa, promovendo uma formação ética não meramente normativa, mas existencial e relacional. Portanto, por meio deste projeto de pesquisa, busca-se contribuir para a formação ética, ressaltando a importância do ensino de Filosofia como espaço fundamental para a constituição de sujeitos mais críticos, sensíveis e comprometidos com a vivência da ética.

Metodologia

A metodologia desta proposta estrutura-se na articulação entre pesquisa, ensino e extensão, tendo como eixo central a reflexão filosófica sobre a formação ética dos sujeitos. As atividades de pesquisa concentram-se na consolidação do Grupo de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Formação Ética, por meio de investigações bibliográficas e análises qualitativas de práticas pedagógicas desenvolvidas no estágio supervisionado da Licenciatura em Filosofia da UFPel. Este processo visa aprofundar o diálogo entre os referenciais filosóficos – especialmente de autores como Aristóteles, Levinas, Agostinho, Tomás de Aquino, Platão e Pierre Hadot – e os desafios concretos da formação ética no contexto educacional contemporâneo. No campo do ensino, a proposta prevê a implementação de grupos de estudo permanentes, a promoção de oficinas pedagógicas e Workshop. As ações buscam fortalecer a dimensão ética e crítica da formação docente, articulando teoria e prática, e oferecendo espaços de reflexão sobre o ensino de Filosofia como experiência formativa para a responsabilidade ética e a abertura à alteridade. No eixo da extensão, as atividades contemplam a realização de eventos abertos à comunidade, parcerias com escolas da rede pública, produção e divulgação científica. Nesse sentido, o projeto, ao promover a articulação entre pesquisa, ensino e extensão, busca contribuir com as reflexões sobre o ensino de Filosofia e a formação crítica e ética dos sujeitos.

Indicadores, Metas e Resultados

A proposta busca fortalecer a produção e socialização do conhecimento por meio da ampliação das atividades do Grupo de Pesquisa, com a realização de encontros regulares, a participação de estudantes em projetos de iniciação científica e a publicação de artigos científicos. Prevê-se ainda a promoção de ações formativas, como workshops e seminários, além da aproximação com escolas públicas para o desenvolvimento de projetos colaborativos que articulem ensino, pesquisa e extensão. Como resultados, almeja-se a consolidação do Grupo de Pesquisa como referência na interface entre o ensino de Filosofia e a formação ética, contribuindo para a qualificação dos futuros docentes de Filosofia. Espera-se, ainda, fortalecer as reflexões no que tange a responsabilidade ético dos sujeitos frente a vida em sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANO ANDRÉ MASLOWSKI14
FERNANDA RIZZON DE VARGAS
GILSON HARTWIG JUNIOR
IVANA COSTA DOS SANTOS
JOAO PEDRO VIEIRA CONCEICAO
LORENZO AGUIAR DE MENDONCA BARROS
PALOMA MARQUES DA SILVA
PEDRO CAMARGO DE ALMEIDA

Página gerada em 11/10/2025 07:31:58 (consulta levou 0.112016s)