Nome do Projeto
A importância do Jogando Para Aprender na formação discente
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
16/06/2025 - 14/05/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O projeto Jogando para Aprender visa proporcionar uma prática esportiva orientada a escolares de seis a 14 anos, através da metodologia da iniciação esportiva universal. Assim como oportunizar vivências e experiências aos acadêmicos envolvidos no projeto. Neste sentido, o objetivo deste projeto é compreender o nível de conhecimento dos alunos de graduação sobre a iniciação esportiva universal, além de entender a importância da participação neste projeto para formação acadêmica dos discentes. Estudo transversal, com o processo de amostragem não probabilístico, sendo inserido na amostra todos os alunos de graduação que quiserem participar do estudo e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta de dados envolverá aplicação de questionário, rodas de conversas, afim de atingir os objetivos do estudo. Espera-se como resultado que o projeto jogando para aprender seja uma importante ferramenta na formação discente.

Objetivo Geral

Compreender o nível de conhecimento dos alunos de graduação sobre a iniciação esportiva universal, além de entender a importância da participação no Jogando Para Aprender na formação acadêmica dos discentes.

Justificativa

O projeto de Extensão Jogando para Aprender (JPA) é um projeto vinculado Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol), que se encontra dentro da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto tem como objetivo proporcionar aos escolares de 6 a 14 anos uma prática esportiva orientada através de uma metodologia denominada de Iniciação esportiva generalizada, essa metodologia tem como base a iniciação esportiva universal (IEU), proposta por GRECO; BENDA (1998). Além disso, o JPA surgiu para que os discentes possam explorar o ambiente escolar e proporcionar para a comunidade experiências e vivências a partir da prática do esporte. Atualmente o projeto é coordenado por uma docente da instituição, supervisionado por quatro alunos da pós-graduação, e conta com a colaboração de dezessete discentes da graduação em Educação Física (distribuídos entre ABI, Licenciatura e Bacharelado). A iniciação esportiva é como o primeiro passo na formação esportiva, em que se procura ensinar os aspectos básicos de uma ou mais modalidades e
promover as primeiras adaptações no indivíduo para que ele possa responder aos novos estímulos (Bompa, 2000). Segundo Gaya, Torres e Balbinotti (2002), a iniciação pode ocorrer em qualquer fase do desenvolvimento na infância, desde que as características motoras, cognitivas, afetivas e sociais sejam respeitadas.

Metodologia

Este estudo caracteriza-se como método misto de caráter descritivo, e teve como público alvo os/as discentes de Educação Física da ESEF/UFPEL. O Processo de amostragem será de forma não probabilística, sendo incluído na amostra todos aqueles alunos que participarem do Projeto Jogando Para Aprender e assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O instrumento utilizado para coleta de dados será um questionário construído no Google Forms com questões relacionadas ao conhecimento da iniciação esportiva universal, a importância da participação no Projeto Jogando Para Aprender e a influência deste projeto na formação acadêmica dos alunos. Além disso, será realizada algumas rodas de conversas para melhor compreender a importância do projeto na vida dos acadêmicos e acadêmicas da Educação Física.

Indicadores, Metas e Resultados

Através dos dados coletados, espera-se que a participação do projeto ática proporcione experiência e vivência com a docência aos acadêmicos envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE DUARTE VIEGAS
DAIANA LOPES DE ROSA LEAL4
EDUARDA LOPES DOS SANTOS
GABRIELA SIQUEIRA DIBE AVILA
LARISSA FRANK HARTWIG
OSÉIAS SOINE PENNING
TALES CONCEIÇÃO DIAS
VITORIA CUNHA MADRUGA

Página gerada em 03/07/2025 13:49:04 (consulta levou 0.123058s)