Nome do Projeto
(Re)pensando a gramática na escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
18/06/2025 - 18/06/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto de extensão “(Re)pensando a gramática na escola” busca oferecer espaços de interação entre a Universidade e as redes de educação básica municiais e estaduais da cidade de Pelotas, com o intuito de refletir sobre o ensino gramatical de língua portuguesa. Para isso, serão desenvolvidas ações com o intuito de mapear as principais demandas dos docentes da rede pública e, a partir disso, propor formações que discutam o ensino gramatical aplicado ao trabalho com textos.
Objetivo Geral
Identificar as principais demandas dos professores da rede pública da cidade de Pelotas e construir propostas alternativas de trabalho no que se refere ao ensino de gramática aplicado a textos.
Justificativa
O trabalho com a gramática tem sido um dos pontos mais delicados quando se pensa o ensino de língua portuguesa em contexto brasileiro. Isso se deve ao fato de que, de um lado, temos os documentos oficiais (PCN, BNCC) e as discussões acadêmicas, que preconizam o trabalho com a língua a partir de práticas sociais e de textos, e, de outro, a prática efetiva de sala de aula, que, devido a um contexto precarizado do trabalho docente, se fundamenta principalmente a partir de práticas pedagógicas centradas no estudo da palavra e da frase descontextualizadas, tendo como única orientação a abordagem da gramática tradicional/normativa. Torna-se urgente (re)pensar práticas pedagógicas que se proponham a articular esses “dois lados”. Ressaltamos, com isso, a ideia do “(re)pensar”, pois entendemos que esse diálogo só poderá se tornar frutífero se forem consideradas não só as concepções oriundas das mais diversas correntes de estudos da linguística, mas também o conhecimento já praticado por grande parte do corpo docente, que em sua maioria se sustenta na perspectiva tradicional de gramática. Nesse sentido, este projeto busca, por meio das ações propostas, contribuir com os professores da rede pública de educação básica da cidade de Pelotas, para que eles possam, a partir de um espaço colaborativo, construir caminhos alternativos para o trabalho com a gramática de uma forma contextualizada e ampara em textos e práticas sociais.
Metodologia
O projeto será desenvolvido a partir de três eixos principais, que ocorrerão, durante a sua vigência, de modo simultâneo e recorrente:
Eixo I – Mapeamento das demandas docentes
Nessa etapa do projeto, serão desenvolvidas as seguintes ações:
1.1 Diagnóstico inicial, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, sobre práticas pedagógicas atuais de ensino gramatical aplicado a textos.
1.2 Rodas de conversa com docentes da rede pública, a fim de identificar as principais dificuldades por eles encontradas no que se refere ao ensino de gramática contextualizada.
Eixo II – Preparação para as formações
Nessa etapa do projeto, serão desenvolvidas as seguintes ações:
2.1 Sistematização dos resultados oriundos do mapeamento das demandas docentes.
2.2 Organização de grupos de trabalho para estudo dos conteúdos apontados pelos docentes.
2.3 Construção dos encontros formativos que serão ofertados aos docentes da rede.
Eixo III – Construção de caminhos alternativos para o trabalho gramatical
Nessa etapa do projeto, serão desenvolvidas as seguintes ações:
3.1 Realização de encontros formativos entre Universidade e docentes da rede, para o compartilhamento de saberes sobre ensino gramatical.
3.2 Desenvolvimento colaborativo de materiais didáticos e práticas pedagógicas a respeito dos conteúdos mapeados.
3.3 Implementação, sempre que possível, das propostas pedagógicas oriundas dos encontros formativos nas escolas, com o acompanhamento e suporte aos docentes da rede.
3.4 Realização de encontros para avaliação das propostas pedagógicas implementadas.
3.5 Confecção de um caderno didático composto pelas atividades didáticas construídas colaborativamente.
Eixo I – Mapeamento das demandas docentes
Nessa etapa do projeto, serão desenvolvidas as seguintes ações:
1.1 Diagnóstico inicial, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, sobre práticas pedagógicas atuais de ensino gramatical aplicado a textos.
1.2 Rodas de conversa com docentes da rede pública, a fim de identificar as principais dificuldades por eles encontradas no que se refere ao ensino de gramática contextualizada.
Eixo II – Preparação para as formações
Nessa etapa do projeto, serão desenvolvidas as seguintes ações:
2.1 Sistematização dos resultados oriundos do mapeamento das demandas docentes.
2.2 Organização de grupos de trabalho para estudo dos conteúdos apontados pelos docentes.
2.3 Construção dos encontros formativos que serão ofertados aos docentes da rede.
Eixo III – Construção de caminhos alternativos para o trabalho gramatical
Nessa etapa do projeto, serão desenvolvidas as seguintes ações:
3.1 Realização de encontros formativos entre Universidade e docentes da rede, para o compartilhamento de saberes sobre ensino gramatical.
3.2 Desenvolvimento colaborativo de materiais didáticos e práticas pedagógicas a respeito dos conteúdos mapeados.
3.3 Implementação, sempre que possível, das propostas pedagógicas oriundas dos encontros formativos nas escolas, com o acompanhamento e suporte aos docentes da rede.
3.4 Realização de encontros para avaliação das propostas pedagógicas implementadas.
3.5 Confecção de um caderno didático composto pelas atividades didáticas construídas colaborativamente.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se, ao final do projeto, que tanto os docentes da rede pública de ensino da cidade Pelotas quanto os alunos da UFPel vinculados ao projeto possam repensar e refletir a respeito do ensino de gramática, em especial, o relacionado ao trabalho com textos. Busca-se também que a comunidade envolvida nas ações possa desenvolver autonomia e replicar as práticas realizadas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIRTON DUARTE LEAL | |||
Thiago Santos da Silva | 13 |