Nome do Projeto
Semana Acadêmica de Engenharia de Produção
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/08/2025 - 24/10/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção da UFPel é um evento que busca complementar a formação acadêmica dos alunos e fortalecer o vínculo com o mercado de trabalho e com os desafios atuais da Engenharia de Produção. Ao longo de uma semana, serão realizadas palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, visitas técnicas e atividades culturais que envolvem estudantes, professores, egressos e profissionais de diferentes áreas.
Objetivo Geral
O principal objetivo deste projeto consiste em realizar a XI Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Produção, com o propósito de promover a integração entre a comunidade acadêmica, o meio profissional e o campo científico.
Justificativa
A realização da Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção é uma iniciativa essencial para complementar a formação dos estudantes, ampliando seus horizontes acadêmicos, profissionais e sociais. O evento oportuniza o contato direto com temáticas contemporâneas, tecnologias emergentes, tendências do setor produtivo e experiências práticas relevantes, contribuindo para a formação integrada dos discentes. Além disso, promove o fortalecimento do vínculo institucional e reforça o sentimento de pertencimento à universidade. A Semana Acadêmica também se configura como um espaço estratégico de troca de saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade, incentivando a criação de redes colaborativas e a aproximação com o mercado de trabalho.
Metodologia
A organização da Semana Acadêmica será realizada por uma comissão formada por docentes e discentes do curso. A programação será composta por:
• Palestras e mesas-redondas com profissionais e pesquisadores convidados, abordando temas relevantes como Indústria 4.0, sustentabilidade, logística, qualidade, inovação, entre outros.
• Minicursos e oficinas práticos voltados ao desenvolvimento de habilidades específicas.
• Visitas técnicas a empresas e instituições da região.
• Atividades culturais e de integração, como rodas de conversa com egressos, dinâmicas e momentos de confraternização.
Todas as atividades serão divulgadas com antecedência, e a participação será registrada por meio de inscrições e emissão de certificados via Cobalto.
• Palestras e mesas-redondas com profissionais e pesquisadores convidados, abordando temas relevantes como Indústria 4.0, sustentabilidade, logística, qualidade, inovação, entre outros.
• Minicursos e oficinas práticos voltados ao desenvolvimento de habilidades específicas.
• Visitas técnicas a empresas e instituições da região.
• Atividades culturais e de integração, como rodas de conversa com egressos, dinâmicas e momentos de confraternização.
Todas as atividades serão divulgadas com antecedência, e a participação será registrada por meio de inscrições e emissão de certificados via Cobalto.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicador: Número de participantes
Meta: Alcançar pelo menos 150 estudantes
Resultado Esperado: Engajamento significativo da comunidade discente
Indicador: Número de palestrantes externos
Meta: Convidar no mínimo 5 profissionais
Resultado Esperado: Diversidade de experiências e conexões com o mercado
Indicador: Variedade de atividades
Meta: Realizar ao menos 5 atividades (teóricas e práticas)
Resultado Esperado: Programação abrangente e atrativa
Indicador: Participação de egressos
Meta: Envolver pelo menos 5 egressos do curso
Resultado Esperado: Reforço do vínculo com a trajetória acadêmica e profissional
Indicador: Avaliação de satisfação dos participantes
Meta: Obter pelo menos 85% de avaliações positivas
Resultado Esperado: Qualidade percebida nas atividades oferecidas
Indicador: Parcerias com empresas ou instituições
Meta: Estabelecer pelo menos 3 parcerias
Resultado Esperado: Apoio institucional e possibilidades de estágio/projetos futuros
Meta: Alcançar pelo menos 150 estudantes
Resultado Esperado: Engajamento significativo da comunidade discente
Indicador: Número de palestrantes externos
Meta: Convidar no mínimo 5 profissionais
Resultado Esperado: Diversidade de experiências e conexões com o mercado
Indicador: Variedade de atividades
Meta: Realizar ao menos 5 atividades (teóricas e práticas)
Resultado Esperado: Programação abrangente e atrativa
Indicador: Participação de egressos
Meta: Envolver pelo menos 5 egressos do curso
Resultado Esperado: Reforço do vínculo com a trajetória acadêmica e profissional
Indicador: Avaliação de satisfação dos participantes
Meta: Obter pelo menos 85% de avaliações positivas
Resultado Esperado: Qualidade percebida nas atividades oferecidas
Indicador: Parcerias com empresas ou instituições
Meta: Estabelecer pelo menos 3 parcerias
Resultado Esperado: Apoio institucional e possibilidades de estágio/projetos futuros
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA RIBEIRO | |||
GABRIELA RAMSON BLANK | |||
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | |||
GIOVANNA MUNHOZ DE OLIVEIRA BORGES | |||
GUSTAVO PINHO FERNANDES | |||
HAMILTON BASTOS PEREIRA JUNIOR | |||
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN | 51 | ||
LAURA ALVES DA SILVA | |||
LOURENZO BERNARD MENEZES RODRIGUES | |||
PAULO OTÁVIO NEVES CARDOZO | |||
RODRIGO DE CASTRO E SILVA | |||
STEFFANI NIKOLI DAPPER | 55 | ||
TANIA LIBERTAD DE ABREU CACHAY | |||
THALLYA SHARA RUFINO AGUIAR |