Nome do Projeto
Dispositivos da normatividade: poder, espaço e sujeitos na contemporaneidade – Pré-evento do VI Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2025 - 08/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O evento científico "Dispositivos da normatividade: poder, espaço e sujeitos na contemporaneidade – Pré-evento do VI Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica" reúne quatro conferências conduzidas por pesquisadores internacionais e nacionais de destaque nas áreas do Direito, Sociologia, Filosofia e Educação. As conferências abordarão temas relacionados a essas áreas, conectando-os com os desafios atuais relacionados ao poder, aos espaços sociais e à formação dos sujeitos. Antonio Tucci (UNISA – Itália) apresentará a conferência “Subjetivação política nos espaços urbanos”; Carmelo Nigro (UNISA – Itália) tratará de “Espaços e poderes na metamorfose neoliberal”; Augusto Jobim do Amaral (PUC-RS) discutirá “Tecnopolíticas do controle social”; e José Luís Ferraro encerrará com “O Direito e a Educação como antipolíticas no contexto neoliberal”.

Objetivo Geral

Viabilizar, entre os alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Direito da da UFPEL e de outros programas, o aprofundamento e o aprimoramento do conhecimento de temas relevantes relacionados ao Direito, à Sociologia, à Filosofia e à Educação, bem como promover a reflexão crítica sobre a ciência e seu papel no contexto contemporâneo.

Justificativa

O evento "Dispositivos da normatividade: poder, espaço e sujeitos na contemporaneidade" reveste-se de grande importância ao propor uma reflexão crítica sobre as formas como o poder opera por meio de normas que regulam corpos, comportamentos e espaços sociais na atualidade. Em uma conjuntura marcada por intensas transformações políticas, tecnológicas e culturais, torna-se fundamental analisar como os dispositivos normativos moldam subjetividades e reforçam hierarquias, muitas vezes de forma sutil e naturalizada. Ao reunir diferentes olhares sobre a articulação entre poder e normatividade, a conferência possibilita não apenas o aprofundamento teórico dessas questões, mas também o debate sobre práticas de resistência, inclusão e transformação social, contribuindo para uma compreensão mais crítica e situada dos mecanismos que organizam a vida em sociedade hoje, e fortalecendo o conhecimento entre a comunidade acadêmica.

Metodologia

Conferências.

Indicadores, Metas e Resultados

- Promover o aprofundamento e o aprimoramento dos conhecimentos dos professores e alunos da UFPEL, especialmente do Programa de Pós-Graduação em Direito e dos demais programas envolvidos, sobre os temas tratados nas conferências;
- Promoção da internacionalização acadêmica em nível de pós-graduação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA CORREA HENNING1
ANTONIO TUCCI
AUGUSTO JOBIM DO AMARAL
CARMELO NIGRO
FELIPE LAZZARI DA SILVEIRA5
FLORA MENDES MORAES
GREICE FURTADO DOS REIS
JOSÉ LUÍS FERRARO

Página gerada em 31/08/2025 04:27:13 (consulta levou 0.139675s)