Nome do Projeto
Site sobre Bem-estar Animal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/02/2016 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Resumo
Bem-estar Animal pode ser definido como o estudo científico e filosófico do bem-estar dos animais que vivem sob os cuidados dos seres humanos. A disciplina eletiva "Saúde e Bem-estar Animal", ofertada pela Faculdade de Veterinária da UFPel a todos os cursos da área das Ciências Agrárias, tem como principais objetivos apresentar ao estudante os conceitos básicos sobre Bem-estar Animal, estimulá-lo a refletir sobre as relações entre humanos e animais domésticos na atualidade e sugerir mudanças de atitude na sua relação direta e indireta com os animais, tendo como bases a ciência, a ética e a legislação. Nessa disciplina, os estudantes recebem as informações através das aulas teóricas e da apostila de Bem-estar Animal, utilizada para leitura e reflexão. Além disso, são estimulados a acessar vários sites que contêm informações importantes sobre os temas abordados nas aulas.

Objetivo Geral

Criar e manter um site sobre Bem-estar Animal.

Justificativa

A criação de um site sobre Bem-estar Animal torna-se necessária para facilitar o acesso dos estudantes aos slides utilizados nas aulas teóricas, à apostila de Bem-estar Animal e a todo o material complementar (resenhas de livros, artigos científicos, documentários, manuais de Boas Práticas, legislação de Bem-estar Animal, notícias atualizadas, entre outros). Os estudantes que já cursaram a disciplina poderão continuar a ter acesso a esse material, e outras pessoas interessadas, também.

Metodologia

O site será criado no WordPress Institucional da UFPel. Um estudante do curso de Design Digital auxiliará a coordenadora nessa tarefa. As principais informações que serão disponibilizadas são: slides das aulas teóricas, apostila de Bem-estar Animal, resenhas de livros, artigos científicos, documentários (ou seus links), manuais de Boas Práticas, legislação de proteção animal, notícias sobre Bem-estar Animal, entre outros. A atualização do site será realizada uma vez por semana. As consultas serão realizadas nos seguintes sites: Conselho Federal de Medicina Veterinária; Conselho Regional de Medicina Veterinária - RS; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério do Meio Ambiente; EMBRAPA; World Animal Protection; Arca Brasil; ANDA; Grupo ETCO; União Europeia; G1 Agronegócios; Greenpeace Brasil; WWF Brasil; entre outros.

Resultados Esperados

Site criado e atualizado semanalmente e facilidade de acesso ao material utilizado na disciplina "Saúde e Bem-estar Animal".

Indicadores, Metas e Resultados

Os estudantes matriculados na disciplina "Saúde e Bem-estar Animal" serão convidados a participar do projeto, e não será exigido que coloquem seus nomes nos questionários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDA KROLOW FEHLBERG201/02/201631/12/2018
MARCELO FEHLBERG NEY201/02/201631/12/2018
MARTA FERNANDA FEHLBERG401/02/201631/12/2018

Página gerada em 18/04/2024 22:38:00 (consulta levou 0.034428s)