Nome do Projeto
Estruturação do Laboratório de Projetos do Curso de Engenharia Civil da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
31/07/2015 - 29/07/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
Ao aderir ao Programa de apoio os planos de reestruturação e expansão das Universidades Federais - REUNI - do MEC, a Universidade Federal de Pelotas previu, entre outras ações, a reestruturação, consolidação e expansão dos cursos e competências em engenharias. Nessa linha, a Faculdade de Engenharia Agrícola propôs a criação do curso de Engenharia Civil, além dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e de Engenharia de Produção. Atualmente, este cursos, juntamente com os cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia Geológica, Tecnólogo em Geoprocessamento, Engenharia Petróleo constituem o Centro de Engenharias da UFPel. Ao ser criado, o Curso de Engenharia Civil passou a integrar o Centro de Engenharias e foi concebido com a intenção de proporcionar ao egresso uma formação plural e completa, tanto no aspecto técnico-científico quanto no humanístico, formando um profissional qualificado tecnicamente e contribuindo para um ser humano mais completo e ciente de suas responsabilidades em relação à sociedade. Oficialmente, o Curso de Engenharia Civil foi criado pela Portaria Nº 941, de 06 de Julho de 2010 – Gabinete do Reitor, sendo o curso presencial e semestral, bem como composto por uma carga horária total de 4896 horas-aula (equivalente a 4080) e um número total de 288 créditos do curso. A concepção do curso teve como princípios: o compromisso da universidade pública com os interesses coletivos, visando uma sociedade mais justa, fraterna e sustentável e no entendimento do processo de ensino e da aprendizagem como multidirecional e interativo; a importância do professor como elemento facilitador do processo ensino e da aprendizagem e basilar na aplicação de novas tecnologias. Neste sentido, um dos laboratórios previstos no Projeto Pedagógico é o Laboratório de Projetos e sua implantação tem como objetivo disponibilizar uma razoável infraestrutura física e laboratorial caracterizando-o como espaço fundamental para a construção dos conhecimentos específicos e para o desenvolvimento de aspectos práticos do ensino, além de seu papel fundamental como instrumento de apoio nas atividades de pesquisa e extensão. O Laboratório de Projetos, de caráter multidisciplinar, atenderá as disciplinas das áreas específica e profissionalizante dos cursos de engenharia. Este laboratório tem como foco principal o ensino do uso de ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de projetos em aulas práticas e como suporte de atividades práticas discentes. Como discutido por PEREIRA, BAZZO (1997) “ ... o sistema educativo, em especial a escola de Engenharia, deverá se aparelhar para formar cidadãos que saibam avaliar criticamente a tecnologia e suas implicações. Se os engenheiros são os responsáveis por desenvolver e trabalhar tecnologias, nada mais lógico que eles tenham condições de entende-las além e aquém da pura técnica”. Ou seja, cada vez mais têm se feito necessários novas metodologias e uso de ferramentas tecnológicas nas universidades, com o emprego de tecnologias e estimulando as ações críticas e transformadoras dos estudantes. Não basta se tornar consciente da importância do uso de ferramentas tecnológicas sem aplica-las na pedagogia educacional. Assim, laboratório permitirá a realização de uso destas ferramentas tecnológicas e permitirá aos discentes a busca do conhecimento e do desenvolvimento da aprendizagem. Estão previstas para o Laboratório de de Projetos aulas práticas de algumas disciplinas do curso de graduação de Engenharia Civil, entre elas: - Desenho de Edificações e Gráfica Computacional (1640011) - Projeto Geométrico de Rodovias (1630005) - Estruturas de Concreto Armado I (0570053) e II ( 0570054) - Estruturas em Aço (1640073) - Grandes Estruturas (1630020) - Projeto de Edificações (1630024) - Gerenciamento da Construção (1630018) Essas práticas discentes também servirão como instrumento para a realização de trabalhos de conclusão de curso dentro do âmbito da universidade. Durante os trabalhos de conclusão do curso muitas vezes faz-se necessário a integração das disciplinas e conteúdos e portanto, este espaço o futuro engenheiro pode aplicar a ciência e a tecnologia com adaptação dos conhecimentos adquiridos durante a graduação e se deparar com a possibilidade de manipular tecnologias básicas em condições próximas das reais, com simulações as do mundo real ou seja, profissional. Deste modo o laboratório de projetos é um projeto de ensino onde se modelam situações reais (modelo-simplificação da realidade) no processo educativo dos alunos. A criação do laboratório permitirá o desenvolvimento de trabalhos em diversas áreas incluindo não só a comunidade acadêmica, mas outras instituições e a comunidade local, já que em muitos trabalhos de conclusão do curso os trabalhos têm como objetivo atingir a comunidade profissional com melhorias nos processos. Além de aproximar o aluno da ciência e tecnologia, as ferramentas do engenheiro, no atendimento ás necessidades humanas, os laboratórios devem também servir como treinamento da criatividade, ou seja, deve permitir ao aluno desenvolver diferentes aplicações utilizando as mesmas ferramentas e exteriorizar este ambiente para o mundo real.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo esquematizar a montagem do Laboratório de Projetos baseado no princípio de que a adequação do conteúdos e da prática de engenharia é essencial para o bom desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos educandos e é imprescindível para a boa formação profissional.

Justificativa

Devido à complexidade das disciplinas envolvidas diretamente na área de desenho, estruturas, projetos e gestão seu estudo torna-se, muitas vezes, de difícil compreensão para os alunos. Justifica-se ai a necessidade de uma atenção voltada no sentido de uma plena absorção das disciplinas.
Para a boa qualidade do ensino do Curso de Engenharia Civil e para o bom desenvolvimento dos alunos é fundamental a existência de laboratórios diversificados, para que os alunos possam visualizar na prática conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aula. O laboratório de Projetos virá para fortificar tanto a área de desenho, estruturas, projetos e gerenciamento, e poderá ser utilizado também nas áreas de construção civil e instalações. Assim, as disciplinas poderão ser mais bem compreendidas, pois passaram de uma situação abstrata (conceitos teóricos) para situações expositivas e críticas.
Além das práticas de ensino, o laboratório permitirá ao seu quadro de professores o desenvolvimento de pesquisas em suas respectivas áreas de atuação e viabilizará a intensificação das atividades de extensão com empresas e outras instituições da região, favorecendo o tripé ensino-pesquisa-extensão.

Metodologia

Numa primeira etapa, será elaborado um projeto da disposição dos equipamentos já existentes no curso e dos equipamentos previstos para o funcionamento do laboratório. O projeto será editado com auxílio de software tipo CAD/ TQS com edição gráfica, gerenciamento e plotagem e software Microsoft Project, que ajuda a planejar projetos e é uma ferramenta fundamental para gerenciamento de projetos para os alunos se capacitarem na área de gestão no que tange prazo, recursos e custo de projeto. A ferramenta disponibiliza recursos para o planejamento, execução e controle de projetos. Além disso, possibilita a identificação de tarefas críticas, a análise da variação do prazo e custo e superalocação de mão de obra. Geram relatórios, gráficos de andamento e acompanhamento e filtros com informações específicas. Este software organiza e mantem os projetos sob controle com o único sistema de gerenciamento de projetos concebido para funcionar perfeitamente com outros aplicativos Microsoft e serviços na nuvem. Ambos os softawes (TQS e Microsoft Project já foram adquiridos através de editais PROEQUIP/UFPel). Após esta etapa, a montagem do laboratório será iniciada.
Além do uso de software para o desenvolvimento das disciplinas o laboratório poderá também oferecer suporte à Modelagem de Informação da Construção (BIM) para projetos e documentação de engenharia civil.
O projeto será desenvolvido pelos professoros Aline Tabarelli, Estela Garcez e Eduardo Couto, com participação do aluno Guilherme Piva dos Santos, além da colaboração de técnicos especialistas na montagem e instalação dos equipamentos.

Resultados Esperados

Espera-se que o aproveitamento das disciplinas da área de desenho, estruturas, projetos e gerenciamento que utilizarão os recursos do Laboratório de Projetos seja bastante superior ao atual, em função da criação do mesmo. Com isso, conseguir-se-á formar profissionais mais preparados e competentes para o mercado de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE TABARELLI431/07/201529/07/2016
EDUARDO COSTA COUTO431/07/201529/07/2016
ESTELA OLIARI GARCEZ231/07/201529/07/2016
GUILHERME PIVA DOS SANTOS1031/07/201529/07/2016
MARÍLIA BRYKALSKI231/07/201529/07/2016

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