Nome do Projeto
Elementos de História e Filosofia da Física
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/08/2015 - 11/09/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física
Resumo
As disciplinas de História e a Filosofia da Física tem cumprido cada vez mais um papel de destaque no entendimento do processo de construção do conhecimento tanto na Física propriamente dita quanto em outras áreas do conhecimento. A investigação da evolução histórica dos conceitos físicos tem servido de recurso para entendimento de como se constrói, evolui e se modificam as ideias e as formas de pensar e descrever o mundo através das diferentes épocas. Por outro lado, as pesquisa em Ensino de Física e em Formação de professores tem demonstrado que História e Filosofia da Física são disciplinas fundamentais para a formação do professor, pois permitem que esse professor em formação construa uma visão sobre a ciência embasada em fatos históricos e em reflexões filosóficas contemporâneas, oportunizando uma leitura e interpretação do mundo científico a partir de uma perspectiva critica e atualizada.

Objetivo Geral

Apresentar uma introdução à História e Filosofia da Física a partir do estudo de aspectos da obra de Keppler e Galileu e da investigação filosófica atual sobre o conhecimento em Física.

Justificativa

O curso de Licenciatura em Física da UFPel não possui a sua grade curricular obrigatória, disciplinas que abordem o tema da História e Filosofia da Física. Nessa perspectiva, o presente curso pretende apresentar uma introdução à História e à Filosofia da Física de forma despertar no licenciando o interesse pelo tema e a consciência da importância desse na sua formação como professor.

Metodologia

O minicurso será composto de quatro encontros onde serão apresentados e discutidos temas relevantes sobre História e Filosofia da Física. Os temas dos encontros estão discutidos no cronograma.

Resultados Esperados

Espera-se ampliar e diversificar o conhecimentos dos professores em formação sobre História e Filosofia da Física em geral e sobre os temas específicos em particular. Essa ampliação deve contribuir para a tomada de consciência por parte do estudante sobre a forma como o conhecimento se desenvolve e o papel dessa evolução histórica na construção do próprio ato de ensinar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO LEONARDI AYALA FILHO410/08/201511/09/2015
CAROLINE SCHMECHEL SCHIAVON410/08/201511/09/2015
CRISTIANO GONÇALVES PORTO310/08/201511/09/2015
DENNIS FERNANDES ALVES BESSADA410/08/201511/09/2015
EDUARDO FONTES HENRIQUES410/08/201511/09/2015
ISADORA DA SILVA ESPINDOLA510/08/201511/09/2015
KARINA AKEMI VARGAS YASSUNAKA310/08/201511/09/2015
LARA FERREIRA SILVEIRA310/08/201511/09/2015
LUCAS DA SILVA BARBOSA310/08/201511/09/2015
LUCAS DE SOUZA NUNES310/08/201511/09/2015
MATHEUS SOUZA QUADRADO310/08/201511/09/2015
MICHAEL PEREIRA DOS SANTOS310/08/201511/09/2015
NATAN MENDES CASERO310/08/201511/09/2015
NATANIELE BARROS SCHAUN310/08/201511/09/2015
NATÁLIA BARROS SCHAUN310/08/201511/09/2015
VICTOR BRAZ ITURRIET410/08/201511/09/2015

Página gerada em 14/11/2019 11:53:21 (consulta levou 0.049768s)