Nome do Projeto
Técnica de Vídeo-Análise Aplicada ao Transporte Terrestre
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/09/2015 - 02/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Resumo
A Física e, em destaque, o estudo da Mecânica Newtoniana proporciona o apoderamento de ferramentas de resoluções de problemas em áreas das Ciências básicas, Tecnologia, Engenharia e todo o contexto social. O projeto apresentado aqui propõe um conjunto de atividades de revisão e aprofundamento nos conhecimentos básicos de Mecânia Newtoniana onde os alunos poderão perceber a importância destes saberes na área de Tecnologia em Transporte Terrestre. Este conjunto de atividades que serão desenvolvidas com os alunos além de dar o aporte de conhecimento científico necessário às áreas tecnológicas, terá como objetivo o envolvimento constante dos alunos com a própria caminhada de aprendiz, cabendo ao professor o papel de mediador e facilitador da aprendizagem. Serão tratados problemas clássicos das áreas de Movimentos, Dinâmica, Colisões e Energia úteis na área de Transporte Terrestre propiciando assim maior aderência entre o conteúdo ministrado e a área profissional futura dos alunos participantes. Para este estudo será utilizada a técnica de vídeo-análise (LEITÃO, 2009) junto com o programa computacional TRACKER. Com a presente proposta de intervenção pedagógica de ensino pretende-se aprimorar a qualidade do Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre (CSTTT), ampliando o universo do projeto Pedagógico.

Objetivo Geral

Propiciar aos alunos o contato com a técnica da vídeo-análise através do programa TRACKER e programas de tratamento de dados como a planilha CALC do LibreOffice e o programa ORIGIN. A ênfase será dada as áreas da Física relacionadas ao Movimento, Dinâmica, Colisões e Energia (TIPLER, 2009) oportunizando relacionar os conteúdos estudados e suas aplicações em problemas da área de Tecnologia em Transporte Terrestre (HOLZ, 2014).

Justificativa

Na área de Tecnologias em Transporte Terrestre, o conhecimento de ferramentas de vídeo-análise e tratamento de dados fornece ao aluno ferramentas valiosas de estudo de grandezas da Física relacionadas com movimentos, dinâmica, colisões e energia. Estas desempenham um papel importante no entendimento e desenvolvimento dos estudos nesta área. Neste sentido, pretende-se oportunizar aos alunos um conjunto de aulas que complementem e aprofundem o estudo desenvolvido no CSTTT.

Metodologia

As atividades do projeto serão realizadas no Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre (CSTTT), no pólo educacional da UFPel localizado no Município de Eldorado do Sul.
As atividades regulares propostas aos participantes terão duas horas-aula semanais. O Coordenador da proposta dedicará mais duas horas semanais para preparo das atividades e atendimento aos participantes em horário alternativo. O professor colaborador também estará presente aos encontros e dedicará um horário semanal de atendimento aos participantes do projeto.
As atividades práticas desenvolvidas pelos participantes serão realizadas individuais ou em grupo de alunos, dependendo dos conteúdos abordados. Serão realizadas atividades de campo para tomada de vídeos de fenômenos ligados ao Transporte Terrestre.



Resultados Esperados

Resultados e Impactos esperados

Ao final da execução do projeto espera-se que os alunos participantes tenham se apropriado das habilidades necessárias para entender e utilizar princípios básicos relacionados com Movimentos, Dinâmica, Colisões, Energia, vídeo-análise e tratamento de dados numéricos. Os alunos deverão estar aptos a entender e usar princípios de Mecânica em problemas relacionados com a área do curso de graduação a que estão vinculados.

Indicadores, Metas e Resultados

Referências Bibliográficas

TIPLER, P. A., MOSCA, G., FÍSICA PARA CIENTISTAS E ENGENHEIROS, VOL.1, LTC, 2009.

IRALA, L., ROCHA, F. S., A VÍDEO-ANÁLISE COMO RECURSO VOLTADO AO ENSINO DE FÍSICA, REIEC VOLUMEN 6 N. 1 MES JULIO 2010.

HOLZ, R. DA F., REALIDADE DA MOTOCICLETA NO AMBINETE URBANO COM FOCO NO BRASIL. 2014. 202 folhas. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transporte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIOMIRO PEREIRA DAS NEVES202/09/201502/12/2015
EDICEIA WILHELM202/09/201502/12/2015
ELIZETE SANTOS DA SILVA202/09/201502/12/2015
FABIO SARAIVA DA ROCHA202/09/201502/12/2015
HEITOR DE MORAES PIMENTEL202/09/201502/12/2015
LETICIA GUIMARÃES CARDOSO202/09/201502/12/2015
LUCAS BORGES AGRA202/09/201502/12/2015
MARCO ANTONIO MORAES202/09/201502/12/2015
PAULO ROBERTO DA SILVA RAMIRES202/09/201502/12/2015
PEDRO EMANUEL DA SILVEIRA MARQUES202/09/201502/12/2015
RAQUEL DA FONSECA HOLZ302/09/201502/12/2015

Página gerada em 29/03/2024 08:29:56 (consulta levou 0.049215s)