Nome do Projeto
Laboratório em Comunicação Audiovisual Institucional
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/09/2015 - 25/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Administração e Produção de Filmes
Resumo
O trabalho será desenvolvido nas disciplinas dos cursos de Cinema de Animação e Cinema e Audiovisual. Além da relação com a compreensão do cinema como um campo de produção artística, o audiovisual também conecta-se com as demandas presentes no mercado de trabalho. Uma delas é a Comunicação Audiovisual Institucional que trata da realização de produtos audiovisuais, com a integração de janelas e mídias, que sejam realizados dentro de um propósito de comunicação das organizações com seus públicos.

Objetivo Geral

Permitir o desdobramento do aprendizado de disciplinas ligadas à realização audiovisual, no âmbito dos cursos de cinema de animação e cinema e audiovisual, com situações de demanda institucional da comunicação audiovisual.

Justificativa

A realização do projeto de ensino justifica-se pela necessidade de fazer com que as disciplinas envolvidas possam ser desdobradas em atividades de laboratório, com o envolvimento dos estudantes, para produção prática de ações de comunicação audiovisual institucional no âmbito (1) dos próprios cursos de cinema, (2) do Centro de Artes e (3) de ações de comunicação integrada da Universidade Federal de Pelotas. Esse desdobramento trata de inserir, na complementação do aprendizado das disciplinas, demandas práticas com situações de diálogo com clientes, cumprimento de prazos e dimensionamento/gestão de projetos audiovisuais. A oferta do contato dos alunos com tais demandas qualifica o ensino do audiovisual em sua interface com uma das possibilidades de formatos audiovisuais que compõem oportunidades de trabalho aos futuros profissionais.

Metodologia

A metodologia do projeto, de forma geral, compreende o foco em realização prática de produtos audiovisuais a partir de demandas reais da Instituição UFPEL e suas múltiplas organizações. Esta prática será orientada por dinâmicas de gestão de projetos audiovisuais no que se refere a direção de produção, direção de fotografia, som, montagem e finalização e distribuição dos produtos audiovisuais institucionais. Há também a integração com outras mídias e janelas, de forma específica, a relação do audiovisual com o desenvolvimento de interfaces digitais (websites, portfolios, hotsites e outros) que tenham o produto audiovisual como centralidade.

Resultados Esperados

Espera-se que o projeto possa permitir efetivamente uma experiência prática de ensino para que os estudantes possam considerar a possibilidade de trabalho com comunicação audiovisual institucional como uma oportunidade de trabalho. Também, de maneira complementar, que os produtos audiovisuais realizados auxiliem na comunicação audiovisual institucional da UFPEL com seus públicos.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto atende exclusivamente demandas relacionadas à Universidade Federal de Pelotas em sua comunicação institucional. Caracterizam-se por comunicação institucional as práticas de comunicação integrada dentro da Universidade e de suas unidades que contemplem, claramente, a relação com públicos preferenciais e tenham caráter estratégico. Para a realização das demandas há um estudo de viabilidade técnica e prazo, dentro das necessidades dos gestores que demandarem os produtos audiovisuais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON LUIZ EBERTS TRINDADE2002/05/201616/12/2016
ELOISA SOARES CALDEIRA2002/05/201616/12/2016
GUILHERME CARVALHO DA ROSA401/09/201516/12/2016
Mateus Brum de Armas1002/05/201616/12/2016

Página gerada em 24/04/2024 14:45:42 (consulta levou 0.083815s)