Nome do Projeto
Produção Acadêmica Escrita em Língua Inglesa
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
23/09/2015 - 11/11/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras
Resumo
A produção escrita em língua estrangeira é tradicionalmente um ponto nevrálgico na formação dos/as discentes de Licenciatura em Letras, especialmente quando se trata da escrita acadêmica. Apesar de a escrita acadêmica ser, como atestam Biber et al (1999, p.8), um dos quatro principais registros linguísticos na Língua Inglesa - juntamente com a linguagem jornalística, a conversação oral e a ficção -, os/as alunos/as muitas vezes não se sentem suficientemente seguros/as em aspectos que não se relacionam diretamente à Língua Inglesa, tais como questões lexicais ou de gramática, e sim têm a ver com a coerência e coesão textuais ou a organização, apresentação e discussão de ideias. Além disso, ainda que a produção textual seja trabalhada em aulas de Língua Inglesa, ela enfoca gêneros diversos, com a escrita acadêmica sendo trabalhada como um deles e não sendo o foco central, recebendo dessa forma apenas parte da atenção que os/as alunos/as muitas vezes desejam e necessitam que lhe seja dedicada.

Objetivo Geral

Criar condições favoráveis à produção escrita de textos acadêmicos em Língua Inglesa para os/as alunos/as do 6º semestre do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Respectivas Literaturas e Bacharelado em Letras - Letras Tradução Inglês/Português, a partir da exposição a e análise de material escrito em nível avançado (BAILEY, 2001; MURRAY, 2012).

Justificativa

A partir do reconhecimento dessa necessidade de trabalhar de forma mais aprofundada não só questões como coerência e coesão textuais, organização, apresentação e discussão de ideias, mas também características específicas da escrita acadêmica, a turma do 6º semestre do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Respectivas Literaturas e do Bacharelado em Letras - Letras Tradução Inglês/Português solicitou a oferta de um Projeto de Ensino que contemplasse esses pontos. Considerando que se trata de uma necessidade que precisa ser resolvida o mais rapidamente possível, já que a produção de textos seguindo os moldes acadêmicos já está sendo cobrada desses/as os/as alunos/as, e que a disciplina optativa de Recepção e Produção Escrita que consta na grade curricular só lhes será ofertada no próximo semestre (1º semestre de 2016), justifica-se este Projeto.

Metodologia

As aulas (3 h/a semanais) consistirão na leitura, análise e discussão de textos acadêmicos variados tais como resumos científicos, relatórios, artigos e comunicações diversas, após o que os/as alunos/as produzirão um texto do mesmo gênero.

Resultados Esperados

A partir dos conteúdos abordados e da metodologia empregada no curso, pretende-se que os/as alunos/as, após a produção de textos de gêneros variados, se sintam mais seguros em relação à produção de textos acadêmicos e melhorem sua escrita.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CRISTINA NAPP DOS SANTOS323/09/201511/11/2015
DEISE GRELLERT RODRIGUES323/09/201511/11/2015
EUGÊNIA ADAMY BASSO323/09/201511/11/2015
JOÃO VICTOR GUEDES ARAUJO323/09/201511/11/2015
Juliano da Silva Rodrigues323/09/201511/11/2015
LEVINA DE AVILA COSTA323/09/201511/11/2015
LUANA DE CARVALHO KRÜGER323/09/201511/11/2015
MAIARA ALMEIDA PORTO323/09/201511/11/2015
MANUELA SOUZA MACHADO323/09/201511/11/2015
MARCIO DE LA TORRE MARIANO323/09/201511/11/2015
MAUREN GARCIA PINHO323/09/201511/11/2015
MISAEL KRÜGER LEMES323/09/201511/11/2015
MORGANA SCHEIDMANTEL DA SILVA323/09/201511/11/2015
OTAVIO CANEZ PADILHA DA SILVA323/09/201511/11/2015
QUEREN LOBATO LA BANCA323/09/201511/11/2015
REJANE WEYKAMP PORTELLA323/09/201511/11/2015
RENATA KABKE PINHEIRO623/09/201511/11/2015
VITÓRIA OSORIO FERREIRA323/09/201511/11/2015
YASMIN WANKLER PINHEIRO MACHADO323/09/201511/11/2015

Página gerada em 29/03/2024 08:45:53 (consulta levou 0.040840s)