Nome do Projeto
A história das Ideias Pedagógicas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/10/2015 - 21/10/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia
Resumo
O evento "história das ideias pedagógicas" visa apresentar as principais ideias filosóficas-pedagógicas construídas no desenvolvimento da história humana. Parte da antiguidade até os modelos pedagógicos que influenciaram e determinaram o modelo pedagógico brasileiro. O evento contempla alunos da licenciatura em filosofia e interessados.

Objetivo Geral

Apresentar em perspectiva crítica as principais ideias filosóficas educacionais da história;

Justificativa

Compreender o desenvolvimento do pensamento filosófico-pedagógico é fundamental para a construção do perfil do professor de filosofia. Por isso, essa problemática surgiu dentro do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e a demanda pela compreensão de tais ideias, seus desdobramento e inovações, foram os fomentadores deste projeto.
Partiremos das compreensões da antiguidade sobre a educação e terminaremos apresentando as ideias dos pensadores brasileiros e suas respectivas correntes. O programa PIBID bem como o curso de licenciatura e Filosofia acredita que a compreensão linear do desenvolvimento do pensamento educacional é fundamental para compreender a educação brasileira atual bem como para pensar mudanças significativas. Boas mudanças precisam também de aporte teórico que podemos encontrar nas grandes ideias filosóficas educacionais ofertadas na história.
Obviamente que as ideias educacionais são acompanhadas e associadas a determinados contextos políticos e sociais. Por isso, a apresentação dos pensadores e ideias terá o cuidado de considerar os contexto nos quais estavam inseridos.

Metodologia

O livro base do evento é "a história das ideias pedagógicas" de Moacir Gadotti. A partir dele estabelecemos os pensadores e ideias linearmente que serão apresentados.
1. Cada aluno - daqueles elencados na equipe e bolsista PIBID - ficou responsável para apresentar determinados pensadores. Parte do livro supramencionado e busca outras fontes para completar;
2. Abre-se para discussão, críticas, dúvidas e atualizações para nosso contexto;

Resultados Esperados

. Compreensão da história das ideias pedagógicas;
. Entender o papel do professor no cruzamento de todas estas ideias;
. Entendimento de como a educação brasileira foi construída;
. Construção do perfil do professor de filosofia;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALBERTO ANDRÉ MARQUES RITTA407/10/201521/10/2015
ANA PAULA PEREIRA DE SOUZA407/10/201521/10/2015
ANGELICA ANTIQUEIRA DOS SANTOS407/10/201521/10/2015
BRUNA SCHNEID DA SILVA407/10/201521/10/2015
CARMEN ROSANE DIAS BÜLOW407/10/201521/10/2015
DANIEL ANTONIO VEIRAS MARTINS407/10/201521/10/2015
DANIELA GRILLO DE AZEVEDO4
ELIZANGELA SOARES MULLER407/10/201521/10/2015
GILNEI FARIAS SOUZA407/10/201521/10/2015
ISABELLA NEVES DE MORAES407/10/201521/10/2015
JANAÍNA PAIVA ZANETTI407/10/201521/10/2015
JAÍNE ISABEL JORGE DA ROSA407/10/201521/10/2015
JORGE FRANCISCO MORAES LEITE407/10/201521/10/2015
JOSIÉLE VOLZ WILLE407/10/201521/10/2015
KEBERSON BRESOLIN407/10/201521/10/2015
KLEIANE SANTOS GIESEL407/10/201521/10/2015
LUANA FRANCINE NYLAND407/10/201521/10/2015
MARIA CAMILA DA SILVA BRUM407/10/201521/10/2015
MATHEUS SAALFELD BARTZ407/10/201521/10/2015
MAURÍCIO ROSSALES AIRES407/10/201521/10/2015
Otávio Segal de Araujo407/10/201521/10/2015
PALOMA DOS SANTOS PEGLOW407/10/201521/10/2015
Rafael dos Santos Ramos407/10/201521/10/2015
SARA SIMÃO GARCIA DEL VALLE407/10/201521/10/2015
WILLIAM AMARAL NUNES407/10/201521/10/2015

Página gerada em 29/03/2024 09:19:06 (consulta levou 0.055559s)