Nome do Projeto
A história das Ideias Pedagógicas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/10/2015 - 21/10/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia
Resumo
O evento "história das ideias pedagógicas" visa apresentar as principais ideias filosóficas-pedagógicas construídas no desenvolvimento da história humana. Parte da antiguidade até os modelos pedagógicos que influenciaram e determinaram o modelo pedagógico brasileiro. O evento contempla alunos da licenciatura em filosofia e interessados.
Objetivo Geral
Apresentar em perspectiva crítica as principais ideias filosóficas educacionais da história;
Justificativa
Compreender o desenvolvimento do pensamento filosófico-pedagógico é fundamental para a construção do perfil do professor de filosofia. Por isso, essa problemática surgiu dentro do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e a demanda pela compreensão de tais ideias, seus desdobramento e inovações, foram os fomentadores deste projeto.
Partiremos das compreensões da antiguidade sobre a educação e terminaremos apresentando as ideias dos pensadores brasileiros e suas respectivas correntes. O programa PIBID bem como o curso de licenciatura e Filosofia acredita que a compreensão linear do desenvolvimento do pensamento educacional é fundamental para compreender a educação brasileira atual bem como para pensar mudanças significativas. Boas mudanças precisam também de aporte teórico que podemos encontrar nas grandes ideias filosóficas educacionais ofertadas na história.
Obviamente que as ideias educacionais são acompanhadas e associadas a determinados contextos políticos e sociais. Por isso, a apresentação dos pensadores e ideias terá o cuidado de considerar os contexto nos quais estavam inseridos.
Partiremos das compreensões da antiguidade sobre a educação e terminaremos apresentando as ideias dos pensadores brasileiros e suas respectivas correntes. O programa PIBID bem como o curso de licenciatura e Filosofia acredita que a compreensão linear do desenvolvimento do pensamento educacional é fundamental para compreender a educação brasileira atual bem como para pensar mudanças significativas. Boas mudanças precisam também de aporte teórico que podemos encontrar nas grandes ideias filosóficas educacionais ofertadas na história.
Obviamente que as ideias educacionais são acompanhadas e associadas a determinados contextos políticos e sociais. Por isso, a apresentação dos pensadores e ideias terá o cuidado de considerar os contexto nos quais estavam inseridos.
Metodologia
O livro base do evento é "a história das ideias pedagógicas" de Moacir Gadotti. A partir dele estabelecemos os pensadores e ideias linearmente que serão apresentados.
1. Cada aluno - daqueles elencados na equipe e bolsista PIBID - ficou responsável para apresentar determinados pensadores. Parte do livro supramencionado e busca outras fontes para completar;
2. Abre-se para discussão, críticas, dúvidas e atualizações para nosso contexto;
1. Cada aluno - daqueles elencados na equipe e bolsista PIBID - ficou responsável para apresentar determinados pensadores. Parte do livro supramencionado e busca outras fontes para completar;
2. Abre-se para discussão, críticas, dúvidas e atualizações para nosso contexto;
Resultados Esperados
. Compreensão da história das ideias pedagógicas;
. Entender o papel do professor no cruzamento de todas estas ideias;
. Entendimento de como a educação brasileira foi construída;
. Construção do perfil do professor de filosofia;
. Entender o papel do professor no cruzamento de todas estas ideias;
. Entendimento de como a educação brasileira foi construída;
. Construção do perfil do professor de filosofia;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALBERTO ANDRÉ MARQUES RITTA | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
ANA PAULA PEREIRA DE SOUZA | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
ANGELICA ANTIQUEIRA DOS SANTOS | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
BRUNA SCHNEID DA SILVA | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
CARMEN ROSANE DIAS BÜLOW | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
DANIEL ANTONIO VEIRAS MARTINS | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
DANIELA GRILLO DE AZEVEDO | 4 | ||
ELIZANGELA SOARES MULLER | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
GILNEI FARIAS SOUZA | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
ISABELLA NEVES DE MORAES | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
JANAÍNA PAIVA ZANETTI | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
JAÍNE ISABEL JORGE DA ROSA | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
JORGE FRANCISCO MORAES LEITE | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
JOSIÉLE VOLZ WILLE | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
KEBERSON BRESOLIN | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
KLEIANE SANTOS GIESEL | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
LUANA FRANCINE NYLAND | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
MARIA CAMILA DA SILVA BRUM | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
MATHEUS SAALFELD BARTZ | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
MAURÍCIO ROSSALES AIRES | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
Otávio Segal de Araujo | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
PALOMA DOS SANTOS PEGLOW | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
Rafael dos Santos Ramos | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
SARA SIMÃO GARCIA DEL VALLE | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |
WILLIAM AMARAL NUNES | 4 | 07/10/2015 | 21/10/2015 |