Nome do Projeto
Estudo do Método Diorama
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
12/09/2016 - 25/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
A disciplina de Instrumento Harmônico tem por objetivo fomentar e desenvolver nos alunos as habilidades e técnicas necessárias à prática da linguagem musical por meio do piano. O método Diorama, da compositora brasileira Cacilda Borges Barbosa, é um dos recursos utilizados na disciplina para desenvolver algumas destas habilidades. Nesta disciplina, muitas são as atividades desenvolvidas ao longo das aulas, porém algumas dificuldades musicais são recorrentes, como a percepção, leitura e execução rítmica; e por isso senti a necessidade de fazer os alunos melhor vivenciarem e reconhecerem o elemento musical - ritmo - através deste estudo. É importante destacar a intenção do método, que com ênfase na rítmica brasileira, a autora aproveita para explorar os aspectos melódicos característicos da música folclórica e popular brasileira, recurso que também será abordado com os alunos ao longo deste trabalho.
Objetivo Geral
O presente projeto pretende fazer o estudo das variedades e possibilidades rítmicas e melódicas que são apresentadas sob forma de estudos nos volumes Preparatório e 1º do método, didático-pianístico, denominado Diorama de autoria da compositora brasileira Cacilda Borges Barbosa.
Justificativa
Buscando preparar melhor o aluno na sua percepção, leitura e execução do ritmo, uns dos elementos fundamentais que compõem a música, este projeto deverá propiciar ao aluno mais possibilidades e atividades de vivência desse elemento (o ritmo) e a capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades nos seguintes tópicos: ritmo e melodia na música brasileira.
Metodologia
Encontros coletivos e individuais. Distribuição, entre os participantes, dos exercícios - estudos - do método de acordo com as possibilidades e necessidades de desenvolvimento individuais de cada aluno. Análise e execução individual e coletiva dos exercícios apresentando soluções, dúvidas, dificuldades e conclusões tiradas de cada exercício em estudo. Pesquisa bibliográfica sobre a autora e também sobre os ritmos brasileiros. Preparação com ensaios, e apresentação dos resultados através de um recital.
Resultados Esperados
Melhorar o reconhecimento, compreensão e execução de células rítmicas e a percepção das articulações melódicas da música brasileira apresentadas no método. Conhecer a compositora Cacilda Barbosa, sua obra, em especial seu método. Fazer uma apresentação pública - recital, com os estudos desenvolvidos pelos alunos da disciplina e participantes do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉIA CRISTINA DE SOUZA LANG VILELA | 4 | 12/09/2016 | 16/12/2016 |
CLARICE FRANCO DE SOUZA | 4 | 12/09/2016 | 16/12/2016 |
CRISTIANO AUGUSTO MUNDT | 4 | 12/09/2016 | 16/12/2016 |
EDUARDO DOS SANTOS COSTA | 4 | 12/09/2016 | 16/12/2016 |
FRANCO FARIAS OLIVEIRA | 2 | 12/09/2016 | 16/12/2016 |
LEANDRO BRAHM | 2 | 12/09/2016 | 16/12/2016 |
Pietro Dilmar de Oliveira Marques | 2 | 12/09/2016 | 16/12/2016 |
REGINA SILVA DA SILVA SOARES | 2 | 12/09/2016 | 16/12/2016 |
Rafael Porfírio Vilela | 2 | 12/09/2016 | 16/12/2016 |
SONIA ANDRE CAVA DE OLIVEIRA | 2 | 12/09/2016 | 16/12/2016 |