Nome do Projeto
Arte e Cultura Afro-Brasileira
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
14/04/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
Projeto com foco em arte e cultura afro-brasileira, visando documentar e discutir aspectos sociais, históricos e artísticos de manifestações que correspondam ao conceito. A intenção é de promover a apropriação por parte de estudantes, professores e pesquisadores, de questões culturais e artísticas vinculadas aos povos de matriz africana e suas ressignificações em território brasileiro, relacionadas principalmente as linguagens das artes visuais e do teatro. O desenvolvimento do trabalho é voltado para o aperfeiçoamento do ensino de tais questões na UFPel, atrelado a disciplina de Arte e Cultura Afro-brasileira que compõe o quadro do curso de Licenciatura em Artes Visuais, e nas escolas públicas de Pelotas.

Objetivo Geral

Discutir aspectos relativos à formação de identidades culturais ancoradas na afrodescendência do povo brasileiro partindo do campo das Artes, mas sem deixar de lado aspectos culturais, sociais e históricos de tais elementos inseridos no contexto educativo de instituições de ensino básico e superior.

Justificativa

O projeto justificasse pela necessidade de dar visibilidade para os estudos culturais ligados as leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório em todos os níveis de ensino a inserção de discussões relacionadas a história e cultura afro-brasileira. Apesar do último complemente a lei ter sido realizado em 2008, ainda percebe-se negligência para com a temática, sendo que um dos principais argumentos utilizados é a falta de material de apoio para o trabalho dos professores. Por conta disso, o projeto tem por intenção catalogar os materiais existentes na cidade de Pelotas, disponibilizando a listagem para as escolas e educadores. A necessidade de desenvolvimento de novas pesquisas e artefatos pedagógicos que auxiliem nas discussões em torno da temática afro-brasileira também entra como justificativa para o desenvolvimento das ações.

Metodologia

O projeto será desenvolvido através de um grupo de estudos que se reunirá com periodicidade semanal para realizar leitura e análise de textos selecionados com carga horário variando entre 03 e 04 horas durante o primeiro e o segundo semestre de 2016.
Será realizada catalogação de materiais referentes à temática disponíveis na UFPel e em outros espaços da cidade de Pelotas. Serão utilizados documentos, pesquisas, biografias, textos teatrais, obras de arte, reunidos e devidamente organizados para propor debates e discussões. A partir das análises teóricas serão propostos trabalhos em escolas tais como oficinas e palestras. Também se faz necessária a catalogação de materiais disponíveis dentro da Universidade Federal de Pelotas.

Resultados Esperados

Espera-se que durante o projeto os alunos tenham oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre temáticas relacionadas a arte e cultura afro-brasileira, sendo capazes de criar estratégias de aplicação desses conhecimentos em diversos âmbitos de atuação, incluindo experiências em sala de aula, seja nos estágios orientados ou em outras oportunidades, cumprindo assim as leis 10.639/03 e 11.645/08.
Espera-se também que seja possível realizar publicações que apresentem de forma reflexiva as ações e discussões ocorridas durante o projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRO BARCELOS FLORES414/04/201631/12/2016
ANDY HELLEN MARQUES REAL414/04/201631/12/2016
CAROLINE LEAL BONILHA214/04/201631/12/2016
MARCO ANTONIO DUARTE SILVA414/04/201631/12/2016

Página gerada em 25/04/2024 07:32:17 (consulta levou 0.023268s)