Nome do Projeto
Apoio às atividades de ensino-aprendizagem das disciplinas da área de computação nos cursos de graduação do Centro de Engenharias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Resumo
Todos os dez cursos de graduação do Centro de Engenharias possuem, em seus projetos pedagógicos, disciplinas de caráter obrigatório ligadas a área da ciência da computação. Disciplinas como Algoritmos e Programação, Programação de Computadores normalmente estão presentes nas etapas iniciais dos curso de graduação, que é uma fase crítica no quesito evasão, principalmente em cursos na área das engenharias. Sendo assim, é importante que atividades de apoio e nivelamento ocorram em paralelo com as atividades de ensino em sala de aula. A demanda por essas atividades extras surge das próprias características das disciplinas da área da computação que estão presentes nos cursos de graduação do centro de engenharias, pois todas elas possuem uma expressiva carga horária de atividades teóricas e práticas, que na maioria das vezes exige dedicação extraclasse. Visando atender essa demanda, este projeto apresenta uma proposta para qualificar as práticas acadêmicas das disciplinas da área da computação no Centro de Engenharias e auxiliar os alunos a sanar dificuldades teóricas/práticas e até mesmo aprofundar os conhecimentos nas disciplinas da área.

Objetivo Geral

O principal objetivo deste projeto é auxiliar a comunidade acadêmica do centro de engenharias a desenvolver as atividades das disciplinas da área da computação facilitando a recuperação ou aprofundamento dos conteúdos com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Justificativa

Em primeiro lugar, todos os cursos de graduação do Centro de Engenharias possuem disciplinas obrigatórias da área da computação em seus projetos pedagógicos, tanto disciplinas introdutórias como Algoritmos e Programação quanto disciplinas avançadas como Gerenciamento de Banco de Dados.
Além disso, na maioria dos cursos as disciplinas introdutórias da área da computação se encontram nos dois primeiros semestres. Essa fase é crítica no envolvimento dos alunos com os cursos e os resultados que eles obtém nessas primeiras disciplinas são importante para definir os índices de evasão, que são preocupantes principalmente em cursos da área das engenharias.
Outro ponto importante é o fato de que disciplinas da área da computação envolvem conhecimento lógico-matemáticos que são pouco desenvolvidos antes dos alunos ingressarem na universidade. Isso acaba dificultando o processo de aprendizagem quando as atividades de sala de aula são as únicas oportunidades que os alunos tem para desenvolver os conhecimentos estudados, já que as disciplinas possuem elevada carga teórica.
Por fim, as atividades práticas são de suma importância para que os conceitos teóricos sejam melhor assimilados pelos alunos e por isso é muito importante que eles possam ter a oportunidade de um atendimento mais personalizado para exercitar essas atividades.

Metodologia

A metodologia para apoiar as atividade de ensino-aprendizagem das disciplinas da área da computação prevê, em um primeiro momento, a contratação de monitores. O processo de seleção de alunos monitores vai focar nos alunos com melhor desempenho nas disciplinas da área. Além disso, o processo de seleção também vai priorizar alunos que fazem parte dos cursos aos quais a disciplina da área da computação está sendo ministrada, pois além de desenvolver atividades com os alunos do mesmo curso, eles também tem condições melhores de contextualizar os conhecimentos das disciplinas com as áreas de atuação de seus cursos.
Após a seleção dos monitores, grupos de trabalho serão criados entre o coordenador, os professores ministrantes das disciplinas e os alunos monitores para atender as diferentes demandas do centro de engenharias. Cada professor vai coordenar um grupo de trabalho para atender a um determinado conjunto de disciplinas. Com grupos de trabalho focados, é possível otimizar os recursos para atender o maior número de alunos possíveis.
Com os grupos de trabalho formados, materiais de apoio as disciplinas serão desenvolvidos e adicionados a plataforma AVA, onde o ministrante da disciplina e o aluno monitor vão trabalhar de forma conjunta.
O AVA-UFPel (AVA-UFPel, 2017) será a principal ferramenta de trabalho utilizada nesse projeto devido as suas mais variadas ferramentas de auxilio as atividades de ensino aprendizagem. Entretanto, não está descartado o uso de redes sociais como ferramentas auxiliares para aproximação dos alunos com as atividades que serão desenvolvidas pelo aluno monitor e pelo docente no escopo desse projeto.

Resultados Esperados

Com a execução desse projeto almeja-se os seguintes resultados:
- Aumentar o índice de aprovação nas disciplinas da área da computação no centro de engenharias;
- Contribuir com uma formação mais consolidada dos alunos nas disciplinas alvo do projeto;
- Desenvolver o interesse pedagógico nos alunos monitores;
- Disseminar o uso da ferramenta AVA-UFPel para apoio as atividades de ensino nas disciplinas.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADSON ILEON RIPINSKI DUARTE1201/06/201731/12/2018
ALEX MACHADO BORGES201/06/201731/08/2017
ANDERSSON RODRIGUES PETER416/08/201831/12/2018
Claudio Puccinelli Pickersgill Filho416/08/201831/12/2018
DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINO401/05/201731/12/2018
FELIPE REIS CUNHA418/09/201709/03/2018
JÚLIA KRÜGER VIEIRA211/09/201716/03/2018
LETIANE BORGES PEREIRA418/09/201709/03/2018
RENAN PRESTES CARDOSO2001/06/201731/12/2017

Página gerada em 19/04/2024 21:06:14 (consulta levou 0.046500s)