Nome do Projeto
Laboratório de Improvisação e Arranjo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/03/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
A proposta deste projeto de ensino é criar um espaço pedagógico complementar as disciplinas de Arranjo Musical I e II e Improvisação musical I e II. As atividades previstas neste espaço serão realizadas com o acompanhamento do professor e de dois monitores que irão orientar as práticas musicais, assim como auxiliar nos trabalhos sugeridos e discutidos nas aulas.
As disciplinas Arranjo Musical I e II e Improvisação Musical I e II são obrigatórias para o currículo do curso de música popular, representando, portanto, uma demanda importante dos alunos. Por se tratar de uma disciplina teórico-prático de apenas 2h aula semanais, as turmas necessitam de um tempo complementar onde possam realizar as práticas e exercícios musicais que são essenciais para a assimilação das técnicas e para o melhor aproveitamento das disciplinas.
Objetivo Geral
Auxiliar no estudo e prática das atividades didáticas das disciplinas de improvisação e arranjo, propiciando um ensino integral em um ambiente de troca de saberes e experiências e ampliando o processo de ensino aprendizado.
Justificativa
Considerando que tanto o arranjo como a improvisação são atividades necessariamente práticas e coletivas, a possibilidade de dispor de um espaço para o aprofundamento das atividades propostas em aula surge como uma ferramenta fundamental para o melhor aproveitamento das disciplinas.
Além da oportunidade de exercitar, criar e trocar experiências sobre os conteúdos, o projeto poderá proporcionar um momento de reflexão, troca e esclarecimento de dúvidas.
Nestes momentos extra-classe os alunos poderão acessar as apostilas e métodos, realizar audições e exercícios práticos ao instrumento que servem de apoio as propostas trabalhadas em aula.
A abertura deste espaço didático visa também oferecer uma proposta de ensino mais generosa e acessível, independente das condições sociais dos estudantes.
Além da oportunidade de exercitar, criar e trocar experiências sobre os conteúdos, o projeto poderá proporcionar um momento de reflexão, troca e esclarecimento de dúvidas.
Nestes momentos extra-classe os alunos poderão acessar as apostilas e métodos, realizar audições e exercícios práticos ao instrumento que servem de apoio as propostas trabalhadas em aula.
A abertura deste espaço didático visa também oferecer uma proposta de ensino mais generosa e acessível, independente das condições sociais dos estudantes.
Metodologia
As atividades a serem realizadas no laboratório se alternarão semanalmente entre as disciplinas de arranjo e improvisação. Os exercícios e práticas musicais a serem conduzidos neste espaço deverão estar relacionados aos conteúdos trabalhados das disciplinas.
O uso do laboratório é restrito aos alunos inscritos nas disciplinas, contudo, nas atividade da turma de arranjo será permitida a participação de músicos e alunos externos a fim de viabilizar a execução dos arranjos e exercícios propostos, observando o tempo máximo de 20 minutos para cada aluno.
A frequência e aproveitamento dos alunos neste espaço serão também considerados para as avaliações finais das disciplinas.
O uso do laboratório é restrito aos alunos inscritos nas disciplinas, contudo, nas atividade da turma de arranjo será permitida a participação de músicos e alunos externos a fim de viabilizar a execução dos arranjos e exercícios propostos, observando o tempo máximo de 20 minutos para cada aluno.
A frequência e aproveitamento dos alunos neste espaço serão também considerados para as avaliações finais das disciplinas.
Resultados Esperados
Melhor aproveitamento individual e coletivo das disciplinas de arranjo e improvisação
Atendimento individualizado
Atividades teóricas e práticas que possam ampliar e potencializar o envolvimento e a descoberta das propostas criativas de elaboração de arranjos e improvisos musicais.
Atendimento individualizado
Atividades teóricas e práticas que possam ampliar e potencializar o envolvimento e a descoberta das propostas criativas de elaboração de arranjos e improvisos musicais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLOS EDUARDO DE CESARO | 3 | 08/08/2016 | 09/12/2016 |
CARLOS WALTER ALVES SOARES | 2 | 08/08/2016 | 16/12/2016 |
DANIELA DA SILVA MOREIRA | 2 | 08/08/2016 | 16/12/2016 |
DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN | 2 | 21/04/2016 | 08/07/2016 |
ELIANE BRUM MACHADO | 2 | 08/08/2016 | 16/12/2016 |
FABRICIO SOLANO GONÇALVES | 2 | 21/04/2016 | 08/07/2016 |
GABRIEL GARCIA CALDEIRA | 3 | 08/08/2016 | 09/12/2016 |
GUSTAVO FERRAZ REIS | 2 | 21/04/2016 | 09/12/2016 |
HENRIQUE SALDANHA DA COSTA | 2 | 21/04/2016 | 08/07/2016 |
JONATHAS FELIPE FERREIRA | 2 | 21/04/2016 | 08/07/2016 |
JOÃO MARCOS NOLTE MARTINS | 3 | 08/08/2016 | 09/12/2016 |
LÍGIA POLIANA DE OLIVEIRA | 2 | 21/04/2016 | 09/12/2016 |
MARCELO BARROS DE BORBA | 2 | 21/04/2016 | 16/12/2016 |
MARCELO MENDONÇA SCHUCH | 2 | 08/08/2016 | 16/12/2016 |
MARILIA GRASIELA TRENTIN PIOVESAN | 2 | 08/08/2016 | 16/12/2016 |
MENAN MEDEIROS DUWE | 4 | 08/08/2016 | 09/12/2016 |
PAULO MATHEUS LIMA DE OLIVEIRA | 2 | 21/04/2016 | 08/07/2016 |
PEDRO NEVES MORO | 2 | 21/04/2016 | 08/07/2016 |
POLYANA ROCHA DE OLIVEIRA SANTOS | 2 | 21/04/2016 | 08/07/2016 |
RAFAEL ANTUNEZ MARTINS | 2 | 08/08/2016 | 09/12/2016 |
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO | 2 | 17/03/2016 | 16/12/2016 |
ROBERTO LUÍS ALVES PÔRTO | 2 | 21/04/2016 | 09/12/2016 |
THIAGO BERRUTTI DO AMARAL | 20 | 21/04/2016 | 16/12/2016 |
TIAGO SABINO RIBAS | 2 | 08/08/2016 | 16/12/2016 |
VINÍCIUS CARREIRO DOS SANTOS | 2 | 08/08/2016 | 09/12/2016 |
WAGNER DOS SANTOS SICCA | 3 | 08/08/2016 | 09/12/2016 |
ÍTALO CORRÊA VIEIRA SILVA | 2 | 21/04/2016 | 08/07/2016 |