Nome do Projeto
Endodontia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/02/2016 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Resumo
A Endodontia é uma especialidade clínica da Odontologia que no Curso de Odontologia (CO) da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é apresentada em várias unidade/disciplinas, Unidade Pré-Clínica III (UPC III), Unidade de Clínica Odontológica II (UCO II) e III (UCO III). A capacitação dos acadêmicos do CO da FO-UFPel em Endodontia é necessária para a prática clínica em pacientes nos estágios e serviços clínicos da FO-UFPel, a saber: Estágio em Clínica Odontologia I (ECO I) e II (ECO II), Estágios de Especialidade e Serviço de Pronto Atendimento. O Discente do CO realiza, ainda, a prática clínica da Endodontia em estágios e serviços odontológicos extramuros, em Unidades Básicas de Saúde relacionados ao Estágio em Saúde Bucal e Coletiva (ESBC) do CO. A capacitação clínica em Endodontia do discente e egresso dos cursos de Odontologia é um desafio didático pedagógico devido à complexidade desta área do saber, bem como de sua execução clínica, inicialmente, “in vitro” (prática prévia laboratorial) e, posteriormente, em pacientes.

Objetivo Geral

Facilitar o aprendizado e a capacitação dos discentes do Curso de Odontologia (CO), na área da Endodontia, provendo condições aos discentes de se transformem em egressos do CO da FO-UFPel capazes de promover o benefício do indivíduo e da sociedade, na área da Endodontia, que inclui a prevenção do comprometimento pulpar e do periodonto apical, o atendimento endodôntico conservador e radical, das urgências em Endodontia e a Traumatologia, de forma resolutiva, previsível, inclusiva, acolhedora e humana.

Justificativa

Considerando a complexidade da área do saber relativa à Endodontia, bem como da sua aplicações prática “in vitro” e clínica, em pacientes, torna-se prudente e atencioso que: 1) se proveja aos alunos, nos estágios iniciais da formação em Endodontia, auxílio presencial complementar efetuado por alunos previamente capacitados nesta área de atuação, durante o exercício “in vitro” (laboratorial) da Endodontia (UPC III); e 2) se elaborem e se forneçam documentos na área da Endodontia (materiais didáticos e protocolos clínicos), baseados na literatura atual, aos alunos por meio do AVA-UFPel.
Pretende-se, por meio da participação de monitores e/ou colaboradores, tanto no auxílio presencial aos alunos nos estágios iniciais do aprendizado da Endodontia como na elaboração, revisão e análise de consistência e eficácia dos materiais didáticos e protocolos clínicos, por meio da acessibilidade dos materiais didáticos e protocolos clínicos, e da disponibilização, no AVA-UFPel, de informações essenciais ao atendimento clínico endodôntico, elevar a capacitação dos acadêmicos do CO da FO-UFPel em Endodontia propiciando maior resolutividade e previsibilidade dos tratamentos endodônticos, bem como humanidade, inclusão e acolhimento no atendimento do indivíduo e da sociedade.
Cabe ressaltar que a baixa eficiência da capacitação em Endodontia do discente e do egresso dos CO pode resultar em imperícia, imprudência e negligência no atendimento do paciente atentando contra o direito do paciente à incolumidade durante o tratamento odontológico.

Metodologia

O auxílio presencial do aluno nas fases iniciais do aprendizado da Endodontia dar-se-á por alunos previamente capacitados nesta área do saber.
A elaboração e a revisão dos materiais didáticos e dos protocolos clínicos será pautada em revisões da literatura atual e com citações bibliográficas.
Os documentos elaborados e/ou revisados serão disponibilizados aos alunos do CO da FO-UFPel e/ou regularmente matriculados na UFPel, por meio do AVA-UFPel, curso PE-PEE-20151 e/ou curso PE-PEE-2016.
A análise da consistência e eficácia do material didático e protocolos clínicos disponibilizados no AVA-UFPel, curso PE-PEE-20151 e/ou curso PE-PEE-2016, dar-se-á por meio da relação interpessoal presencial entre aluno e monitor/colaborador (docentes e discentes) durante a atividade “in vitro” laboratorial, bem como ao longo da supervisão clínica entre alunos (operadores e auxiliares) e colaboradores docentes e discentes.

Resultados Esperados

Melhoria na capacitação do discente e do egresso do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da UFPel, na área da Endodontia, e melhoria no atendimento clínico endodôntico do paciente e da sociedade com maior resolutividade, previsibilidade, acolhimento e humanidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Os documentos didáticos e protocolos clínicos, ao atingirem um nível de excelência, no que tange à variabilidade da bibliografia citada referente à literatura técnico-científica atual em Endodontia (citações diretas e indiretas segundo sistema da ABNT) e originalidade de imagens contidas no texto didático, serão publicados na Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS) da FO-UFPel, um projeto de Extensão Universitária da FO-UFPel cadastrado na PREC-UFPel que publica, na internet, por meio do sistema de manejo de conteúdo (“Content Management System – CMS”) WordPress Institucional UFPel, textos didáticos e protocolos clínicos, na área da saúde, com ênfase na área Odontológica, de acesso livre e gratuito, cujo conteúdo pode ser lido pela população mundial com proficiência em língua portuguesa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELE FERNANDES DA COSTA2027/04/201631/12/2017
EDUARDO LUIZ BARBIN403/02/201631/12/2017
EDVIN WALTER BRITO GOMES1203/02/201631/12/2017
JULIO CESAR EMBOAVA SPANO203/02/201631/12/2017
LETÍCIA MOREIRA ALCÂNTARA803/02/201631/12/2017
LUCAS TEIXEIRA UARTH401/03/201727/10/2017
NADIA DE SOUZA FERREIRA403/02/201631/12/2017
NATÁLIA SILVEIRA CABREIRA2027/04/201631/12/2017
RAFAEL SOUZA BANDEIRA103/02/201631/12/2017
RODRIGO CAMBOIM MOMBACH203/02/201631/12/2017
VINÍCIUS HENRIQUE VALIATTI1203/02/201631/12/2017

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