Nome do Projeto
Monitoria das disciplinas de Desenho
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
Este projeto pretende complementar as disciplinas de Desenho através do acompanhamento de um aluno monitor que irá auxiliar nas práticas propostas durante as aulas, assim como nas discussões e planejamentos sugeridos pelas professoras responsáveis pelas disciplinas.
As disciplinas de desenho tais como Fundamentos do desenho I, Fundamentos do Desenho II e Desenho da Figura Humana são obrigatórias para diferentes cursos do Centro de Artes como os cursos de Design (Gráfico e Digital), Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado) e Cinema de Animação, portanto as turmas são numerosas necessitando de um acompanhamento complementar que possibilita uma interação dinâmica entre discentes e docentes viabilizando assim processos de ensino-aprendizagem mais completos que se colocam enquanto experiência de troca e reciprocidade.
Objetivo Geral
Propiciar o envolvimento do discente que desempenha as atividades de monitoria com os demais alunos e professores estabelecido principalmente através de práticas reflexivas e dialogadas que propiciem um processo de aprendizado próximo e individualizado a medida em que introduz o bolsista nas questões que envolvem a prática docente e as possíveis trocas de experiências e saberes que abarcam a prática de ensino-aprendizado.
Justificativa
As disciplinas de desenho correspondem a uma carga horária semanal aproximada de 12 a 16 horas em sala de aula com turmas que contam com uma média de 30 alunos. Considerando o fato de que as disciplinas de desenho são essencialmente práticas, a presença de um aluno monitor se coloca como um fator importante tornando o processo de ensino-aprendizado mais aproximado e individual, possibilitando reflexões e diálogos que mantenham os alunos vinculados as experiências propostas pelas disciplinas. Além do acompanhamento individualizado no espaço da sala de aula as monitorias podem ser realizadas em momentos extra classe acompanhadas sempre pela presença das professoras responsáveis, possibilitando um diálogo e proximidade constante durante o processo de aprendizado. Nestes momentos de acompanhamento extra classe os alunos podem acessar os materiais de desenho disponíveis nas salas próprios para a realização das propostas práticas. O conjunto de fatores que consistem na presença e acompanhamento individualizados assim como a disponibilidade de uso dos materiais de desenho tornam o ensino mais generoso e acessível aos alunos independente de suas condições sociais.
Metodologia
O trabalho de monitoria desenvolvido pelo discente abarca os seguintes aspectos metodológicos:
_Reuniões semanais de acompanhamento e orientação do trabalho desenvolvido pelo bolsista monitor;
_Atuação no período das aulas no diálogo direto com o docente e os demais discentes;
_ Atuação em horários extra classe, acompanhados pelos professores responsáveis pelas disciplinas de Desenho.
_ Avaliação final, diálogo entre discentes e docentes sobre as práticas realizadas e possíveis mudanças em relação as atividades dos semestres seguintes.
_Reuniões semanais de acompanhamento e orientação do trabalho desenvolvido pelo bolsista monitor;
_Atuação no período das aulas no diálogo direto com o docente e os demais discentes;
_ Atuação em horários extra classe, acompanhados pelos professores responsáveis pelas disciplinas de Desenho.
_ Avaliação final, diálogo entre discentes e docentes sobre as práticas realizadas e possíveis mudanças em relação as atividades dos semestres seguintes.
Resultados Esperados
_Melhor aproveitamento das disciplinas de desenho;
_Atendimento individualizado;
_Discussões e reflexões que possam ampliar e potencializar um maior envolvimento e descoberta sobre as possibilidades da linguagem do desenho.
_Atendimento individualizado;
_Discussões e reflexões que possam ampliar e potencializar um maior envolvimento e descoberta sobre as possibilidades da linguagem do desenho.
Indicadores, Metas e Resultados
As disciplinas de desenho contaram com a presença de monitores em anos anteriores o que sempre resultou em um bom andamento das aulas propiciadas principalmente por diálogos, sugestões e iniciativas que partiam dos alunos monitores e que contribuíam tanto para o seu desenvolvimento profissional quanto para a integração e envolvimento da turma com a disciplina.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALAN SANTANA CHAVES | 2 | 05/10/2016 | 19/10/2016 |
ALANA MACHADO KUSMA | 2 | 14/09/2016 | 05/10/2016 |
ALEXANDRE DA SILVEIRA JUNIOR | 2 | 05/10/2016 | 19/10/2016 |
AMANDA DA ROCHA AZEVEDO | 4 | 14/09/2016 | 14/12/2016 |
AMANDA MALHEIROS TRINDADE | 20 | 01/06/2016 | 13/12/2016 |
ANGÉLICA KNUTH | 2 | 14/09/2016 | 05/10/2016 |
BIANCA MÖRSCHBÄCHER | 4 | 14/09/2016 | 14/12/2016 |
BRUNA DREYER NERY | 8 | 13/12/2016 | 13/12/2016 |
CAROLINA CORREA ROCHEFORT | 4 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
GABRIEL MARAFIGO PEREIRA | 2 | 05/10/2016 | 19/10/2016 |
GABRIELE SCHOENHERR POHLMANN | 2 | 19/10/2016 | 19/10/2016 |
JACSON WESTPHALEN PIOVESAN | 20 | 02/05/2016 | 14/12/2016 |
JOÃO PEDRO MARQUES DOS SANTOS | 2 | 14/09/2016 | 14/12/2016 |
LARISSA TAVARES MARTINS | 10 | 13/12/2016 | 13/12/2016 |
LORENA COSTA LOPES | 8 | 13/12/2016 | 13/12/2016 |
LORENA DE LIMA DAMASCENO DA SILVA | 2 | 14/09/2016 | 14/12/2016 |
NADIA DA CRUZ SENNA | 4 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |
PEDRO DE OLIVEIRA FERRER | 2 | 14/09/2016 | 14/12/2016 |
PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA | 20 | 02/05/2016 | 14/12/2016 |
SHERON ARAUJO SILVEIRA | 2 | 14/09/2016 | 05/10/2016 |
THAISE DE SOUZA PÔRTO | 20 | 02/05/2016 | 14/12/2016 |
VIVIAN HERZOG | 4 | 02/05/2016 | 16/12/2016 |