Nome do Projeto
Atividades de apoio no Ateliê e Laboratório de Estudos em Fotografia (ALEF)
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Fotografia
Resumo
Esse projeto foi criado a partir da necessidade de vinculação das bolsas de monitoria a projetos de ensino, visando à manutenção dessa atividade que é fundamental para o melhor funcionamento e atendimento de alunos no Ateliê e Laboratório de Estudos em Fotografia (ALEF) do Centro de Artes.

Objetivo Geral

Orientar atividades de monitoria de forma a propiciar aos alunos das disciplinas de Fotografia e demais alunos que necessitam de atividades ligadas a fotografia no Centro de Artes ao longo dos semestres letivos.

Justificativa

O presente projeto tem por finalidade primeira, a manutenção da atividade de monitoria junto ao Ateliê e Laboratório de Fotografia (ALEF) do Centro de Artes. A atividade de monitoria é de fundamental importância para a execução de inúmeras atividades dos alunos matriculados nas disciplinas de fotografia (Introdução à Fotografia, Fotografia, Laboratório de Fotografia I e Laboratório de Fotografia II) do Centro de Artes, oferecidas para vários cursos, como Design Gráfico, Design Digital, Bacharelado em Artes Visuais e Licenciatura em Artes Visuais. Em média, são ofertadas 5 turmas por semestre, contendo em torno de 15 alunos cada. As disciplinas elencadas, são todas de cunho teórico-prático, as quais requerem inúmeras atividades práticas que não são possíveis de serem contempladas todas em horário de aula e para as quais são necessários espaços específicos e adequados para as atividades (sala escura para revelação de fotografias, por exemplo) e equipamentos disponíveis no ALEF (câmeras fotográficas, objetivas e etc.). A existência de um monitor é indispensável para a execução das atividades fora do horário de aula, tendo em vista que estes espaços não podem ser utilizados sem a presença de um professor ou de um monitor. Além disso, o monitor é importantíssimo para auxiliar na condução das atividades de aula, principalmente as práticas, pois nos momentos de saída de campo para tomada de fotografias ou nas atividades de laboratório analógico, apenas o professor para orientar as atividade limita à atenção a todos os alunos. Há que se ressaltar, ainda, que não somente alunos matriculados nas disciplinas fazem uso do laboratório, pois o centro de Artes Contemplando cursos da área visual, a fotografia acaba se fazendo necessário em outros semestres dos cursos que não só naqueles em que as disciplinas são oferecidas. Por fim, a presença de um monitor possibilita a execução de
outras atividades extras que, por ventura, sejam solicitadas pelos alunos das disciplinas.

Metodologia

O monitor será orientado a agir da mesma forma que as aulas são ministradas pelo professor, através de exposição oral dialogada, porém, com cuidado de orientar, o máximo possível, as necessidades individuais dos alunos ou grupos de alunos.

Resultados Esperados

Através da presente proposta de projeto de ensino, espera-se manter a atividade de monitoria junto ao ALEF, a qual permite que as atividades propostas sejam contempladas de forma mais efetiva e com atenção diferenciada. Pensa-se que tais atividades permitem que a experiência do aluno e seu contato com a fotografia se torne mais interessante e sua construção do conhecimento seja mais eficaz e diversificada na medida que a monitoria permite maiores possibilidades de execução de tarefas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIO TAROUCO DE AZEVEDO108/08/201616/12/2016
JULIANA CORREA HERMES ANGELI102/05/201616/12/2016
PAULA GARCIA LIMA102/05/201616/12/2016
TUANY CAMEJO BORGES2002/05/201616/12/2016
VERONICA SOARES ROSA2002/05/201616/12/2016

Página gerada em 25/01/2020 03:42:42 (consulta levou 0.042804s)