Nome do Projeto
Grupo de estudos em recursos hídricos na agricultura- GERHA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/04/2016 - 25/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia
Resumo
O uso de recursos hídricos pela agricultura se aproxima de 70% do volume de água doce usada no planeta. Neste sentido o assunto recursos hídricos tem merecido atenção em estudos académicos que visem seu uso racional e sustentável. Assim tanto no contexto técnico como social este conteúdo ganha expressão em cursos de graduação em Agronomia. No entanto as diretrizes curriculares nacionais enxugaram carga horária de forma que atualmente o currículo de Agronomia da UFPel apresenta 150 horas de estudos ligados a disciplinas na área de recursos hídricos, o que pode ser complementado com disciplinas optativas e/ou atividades complementares como grupos de estudos. A formação de grupo de estudos é uma das formas de complementação dos saberes a partir da leitura e discussão sobre temas de relevância na área. Não menos importante são os aspectos pedagógicos da aprendizagem. Os cursos de graduação passam por mudanças também caracterizadas pelo perfil de estudantes que são motivados por atividades interativas e dinâmicas. Aulas expositivas, com o professor sendo o centro da atenção e o dono do conhecimento não são mais atrativas para a geração em curso. A forma de aprendizagem através da construção do conhecimento, com a ajuda de facilitadores (professor/ tutor) se mostra muito eficiente em todos os níveis de ensino. Assim esta proposta visa a aplicação da pedagogia da autonomia na busca e construção de conhecimentos em uma área do saber da Agronomia. A ideia é que o aluno se "encante" quando perceber que está buscando e construindo seu conhecimento e desenvolvendo habilidades que o farão um profissional com excelência.

Objetivo Geral

Propiciar oportunidade de aprimoramento na área de recursos hídricos aplicados ao uso agrícola, a partir do compartilhamento de trabalhos acadêmicos de pesquisa científica de publicação relevante.

Justificativa

Grupo de estudo é um elemento que permite ao graduando se focar e aperfeiçoar em uma área, podendo também ser gerador de interesse pela produção científica do conhecimento.
O tema recursos hídricos é de interesse social e técnico de forma a gerar discussões e questionamentos que virão a contribuir na formação do Engenheiro Agrônomo como profissional crítico e socialmente responsável, atendendo ao projeto politico pedagógico do curso.
A proposta apresentada se justifica pela baixa carga horária presente na área de Recursos Hídricos nos cursos de graduação em Agronomia. Assim uma forma de complementar o processo de ensino aprendizagem indicando possibilidades de identificação com a área em questão.
A participação em grupo que esteja orientado no mesmo sentido permite , através da troca de experiências e saberes, a potencialização de capacidades e a motivação para estudos futuros. Neste sentido a formação de um grupo de estudos em Recursos Hídricos na Agricultura poderá ser geradora de interesse por cursar pós-graduação.

Metodologia

O projeto será divulgado amplamente junto a comunidade acadêmica do Curso de Agronomia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) da UFPel. Todos os alunos do curso de Agronomia estarão convidados a participarem do mesmo.
Os alunos poderão participar do grupo como "apresentadores" ou como "ouvintes".Inicialmente haverá uma reunião para apresentação da proposta aos interessados e definição da forma de participação. Neste encontro haverá a definição do calendário e o sorteio da ordem de apresentações (serão 13 encontros distribuídos ao longo do semestre). Todos os componentes apresentarão 02 artigos científicos, sendo o primeiro em idioma a ser definido pelo aluno e o segundo obrigatoriamente em inglês. A proposta de trabalho deverá ser desenvolvida com encontros semanais, às quinta-feira no horário das 12:30 h as 13:30 h, em sala a ser definida, onde serão apresentados 1 ou 2 trabalhos científicos previamente selecionados pelo Professor Tutor. Será verificada a presença em cada encontro e aqueles que tiverem frequência igual ou superior a 75% farão jus a certificado de participação no projeto, onde constará o total de 40 horas de participação (já computado o tempo gasto para preparação de suas apresentações). Os artigos a serem apresentados serão selecionados pelo Professor Tutor, em comum acordo com o participante, sendo obtidos de periódicos com Qualis B1 ou superior. Somente poderá haver troca de data ou de artigo com anuência do Professor Tutor. Em um dos encontros semanais, em data agendada com antecedência, haverá um treinamento em relação ao uso da plataforma “periódicos Capes” oferecido por Bibliotecária da UFPel.
Serão convidados Professores de áreas correlatas para participarem dos encontros e auxiliarem nas discussões. A apresentação dos artigos terá a duração de 15 a 25 minutos e deverá focar: Objetivos, metodologia, resultados e discussão. Após cada apresentação será aberto um espaço de no máximo 20 min para que os presentes se manifeste.

Resultados Esperados

Espera-se que ao final de cada semestre letivo cada academico participante:
I) Tenha conhecimento de no mínimo 13 e no máximo 26 artigos científicos da área de recursos hídricos, identificando desta forma possíveis tecnologias inovadoras;
II) Tenha construído uma proposta de pesquisa e formatado um projeto apto a encaminhamentos futuros;
III) Tenha aprimorado sua técnica de apresentação, observando tempo, postura e organização de ideias;
IV) Possa ter conhecido a atividade de pesquisa observando a descrição da metodologia dos trabalhos apresentados.
Espera-se que a formação deste grupo de estudos possa:
I) Criar o interesse pela busca do conhecimento através da leitura de artigos científicos de natureza academica.
II) Despertar o interesse pela pesquisa científica.
III) Despertar o interesse pela continuidade de estudos em cursos de pós-graduação.
IV) Estimular estudos e pesquisas na área de recursos hídricos do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Agronomia (FAEM) da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

Os academicos que desejarem simplesmente se fazerem presentes aos encontros na categoria ouvintes, serão bem vindos. Assinarão lista de presenças e se estiverem presentes em no mínimo 75% dos encontros receberão certificado onde constará "ouvinte".

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALDO GIRARDI POZZEBON207/04/201618/08/2016
ANA PAULA ROZADO GOMES207/04/201623/02/2017
ANDERSON SEVERO DA SILVA218/08/201623/02/2017
CRISTIANO WEINERT207/04/201623/02/2017
DAIANE ROSCHILDT SPERLING207/04/201623/02/2017
EMANUELI BIZARRO FURTADO207/04/201623/02/2017
EVANDRO EHLERT VENSKE207/04/201623/02/2017
JESSICA BLANK VÖLZ207/04/201623/02/2017
JOÃO VICTOR LEMOS DA SILVA207/04/201623/02/2017
JÉFERSON PERES QUEVEDO207/04/201606/10/2016
LUCIANA MARINI KOPP404/04/201620/12/2016
LUIS CARLOS TIMM104/04/201620/12/2016
LUIZ FELIPE ROHR207/04/201604/08/2016
MARCOS JARDEL MATIAS SOARES207/04/201623/02/2017
MATHEUS JARDEL PUHL207/04/201613/10/2016
OSVALDO RETTORE NETO104/04/201620/12/2016
RAÍSA LEMOS PEDROTTI207/04/201613/10/2016
RODRIGO DA SILVA ARMESTO225/08/201609/02/2017
SAULO NOGUÊS TAVARES207/04/201612/12/2016
SUZANA LEITZKE225/08/201623/02/2017
THAIS LOPES BROD212/05/201609/02/2017
VITOR EMANUEL QUEVEDO TAVARES204/04/201620/12/2016

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