Nome do Projeto
Qualificações didático-pedagógicas nas disciplinas obrigatória oferecidas pelo Departamento de Ciências Sociais Agrárias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/04/2016 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Resumo
O Departamento de Ciências Sociais Agrárias-DCSA-FAEM oferece disciplinas obrigatórias a partir do 4° semestre (Ciências Sociais Agrárias) do atual curriculum da Agronomia com sequência até 8º semestre (Administração Agronegócio I e II, Extensão Rural). Também são oferecidas disciplinas com conteúdo programático similares para os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Agrícola.
Existe o entendimento dos professores do Departamento que o desenho da grande maioria das grades curriculares dos cursos das ciências agrárias desenvolve nos alunos a curiosidade por tecnologias aplicadas gerando uma busca por elementos de inovação tecnológica.
Essa característica pode ser observada de forma ampla em diversas disciplinas em variadas áreas. Esse fato impacta no formato e no estilo de estudo dos alunos.
Os professores do DCSA diagnosticam que existe uma dissonância quando da chegada do estudante as disciplinas das ciências sociais agrária. Nessa área do conhecimento o objeto central é o estudo das relações entre as pessoas dentro do espaço rural; do estudo da formação e diferenciação dos grupos sociais rurais; das relações econômicas e sociais nas dimensões locais, territoriais e globais; da administração dos recursos humanos e econômicas; entre outros. Em suma, entender as relações interpessoais utilizando métodos, técnicas e ferramentas de âmbito social.
Aqui reside a preocupação profissional central do projeto. Essa mudança da ênfase de estudo e de forma de apreensão dos alunos provoca um amplo gradiente dentro do processo de ensino-aprendizagem nas turmas de estudantes, levando por vezes ao desinteresse e aos casos de reprovação. Esse fato preocupa, pois, os temas estudados serão fundamentais para o desenvolvimento de futuro profissionais competentes e exercendo funções estratégicas em empresas, organizações governamentais e associações do rural. Os métodos, técnicas e ferramentas da área social serão importante para a vida profissional.
Objetivo Geral
Qualificar o processo ensino-aprendizagem das ciências sociais voltado aos alunos das disciplinas obrigatórias oferecidas pelo DCSA, através da inovação em instrumentos didático-pedagógicos.
Justificativa
A principal justificativa desse projeto está centrada na qualificação didático-pedagógica do ensino da temática das ciências sociais atendendo os alunos das disciplinas obrigatórias oferecidas nos diversos cursos de graduação. Essa iniciativa busca essa qualificação, dentro do projeto pedagógico dos cursos das ciências agrárias, visando o aumento do interesse e do desempenho dos alunos e a redução das reprovações.
As inovações propostas estão ancoradas na constituição de monitoria para apoio no desenvolvimento do estudo e da confecção de projetos utilizados para a experimentação dos conhecimentos adquiridos no final das disciplinas; grupo de estudo das cadeias produtivas dos elementos do agronegócio, utilizando laboratório existente no DCSA; construção de E-book baseado na produção acadêmica dos alunos das disciplinas e do grupo de estudo; e gestão de uma Revista Científica que está alocada no Departamento.
Todas essas inovações didático-pedagógicas buscam ampliar o leque de opções de conexões com os alunos e expandir o interesse no conhecimento e experimentação dos métodos, técnicas e ferramentas das ciências sociais. Esse projeto busca como ponto central a ampliação do interesse das turmas de estudantes no estudo das ciências sociais e ao mesmo tempo capacitar, em um nível alto, os bolsistas de iniciação ao ensino (PBA) ligados diretamente as atividades.
As inovações propostas estão ancoradas na constituição de monitoria para apoio no desenvolvimento do estudo e da confecção de projetos utilizados para a experimentação dos conhecimentos adquiridos no final das disciplinas; grupo de estudo das cadeias produtivas dos elementos do agronegócio, utilizando laboratório existente no DCSA; construção de E-book baseado na produção acadêmica dos alunos das disciplinas e do grupo de estudo; e gestão de uma Revista Científica que está alocada no Departamento.
Todas essas inovações didático-pedagógicas buscam ampliar o leque de opções de conexões com os alunos e expandir o interesse no conhecimento e experimentação dos métodos, técnicas e ferramentas das ciências sociais. Esse projeto busca como ponto central a ampliação do interesse das turmas de estudantes no estudo das ciências sociais e ao mesmo tempo capacitar, em um nível alto, os bolsistas de iniciação ao ensino (PBA) ligados diretamente as atividades.
Metodologia
As inovações didático-pedagógicas propostas nesse projeto são a implantação de monitoria nas disciplinas obrigatórias, proposição de trabalho científico coletivo no final de cada disciplina, constituição de um seminário para apresentação dos trabalhos e avaliação por banca de professores, montagem de grupo de estudos, veiculação em audiovisual e mídias eletrônicas dos resultados dos estudos do grupo, editoração de E-books e editoração de revista científica.
No final de cada uma das disciplinas obrigatórias será proposta a confecção de um trabalho científico coletivo que aplica, em uma situação real, os conteúdos trabalhados, constituindo-se em uma experiência orientada. Esses serão produzidos pelos alunos com apoio dos bolsistas de iniciação ao ensino, formatos segundo a ABNT e apresentados em forma de seminário para o conjunto dos alunos e para uma banca formada por 3 professores doutores. O papel da banca é avaliar e ajustar o trabalho.
A monitoria nas disciplinas, realizada por três (3) bolsista de iniciação ao ensino, terá a função, no decorrer de dois semestres, de gerar facilidades de compreensão dos alunos das disciplinas obrigatório em relação aos conceitos trabalhados. Também auxiliarão na formatação e apresentação dos trabalhos finais para o seminário. Finalizando, organizarão um E-book para veiculação dos trabalhos destacados.
Outros três (3) bolsistas de iniciação ao ensino trabalharão junto ao laboratório do agronegócio existente no DCSA. Nesse espaço, com amplo acesso a computadores e multimídia, desenvolverão estudos em relação as principais cadeias produtivas do agronegócio da região Sul do RS. No desenvolvimento desses trabalhos produzirão o "Informativo DCSA" que refletirá a dinâmica desses estudos. Esse Informativo será veiculado no sistema audiovisual instalado no DCSA e também em mídias eletrônicas de acesso aos alunos das disciplinas obrigatórias. Finalizando organizarão um E-book para veiculação dos trabalhos realizados e editoração RBA.
No final de cada uma das disciplinas obrigatórias será proposta a confecção de um trabalho científico coletivo que aplica, em uma situação real, os conteúdos trabalhados, constituindo-se em uma experiência orientada. Esses serão produzidos pelos alunos com apoio dos bolsistas de iniciação ao ensino, formatos segundo a ABNT e apresentados em forma de seminário para o conjunto dos alunos e para uma banca formada por 3 professores doutores. O papel da banca é avaliar e ajustar o trabalho.
A monitoria nas disciplinas, realizada por três (3) bolsista de iniciação ao ensino, terá a função, no decorrer de dois semestres, de gerar facilidades de compreensão dos alunos das disciplinas obrigatório em relação aos conceitos trabalhados. Também auxiliarão na formatação e apresentação dos trabalhos finais para o seminário. Finalizando, organizarão um E-book para veiculação dos trabalhos destacados.
Outros três (3) bolsistas de iniciação ao ensino trabalharão junto ao laboratório do agronegócio existente no DCSA. Nesse espaço, com amplo acesso a computadores e multimídia, desenvolverão estudos em relação as principais cadeias produtivas do agronegócio da região Sul do RS. No desenvolvimento desses trabalhos produzirão o "Informativo DCSA" que refletirá a dinâmica desses estudos. Esse Informativo será veiculado no sistema audiovisual instalado no DCSA e também em mídias eletrônicas de acesso aos alunos das disciplinas obrigatórias. Finalizando organizarão um E-book para veiculação dos trabalhos realizados e editoração RBA.
Resultados Esperados
Ampliação do entendimento, pelos alunos, dos conceitos centrais das disciplinas obrigatórias ministradas pelo DCSA, através da ação dos bolsistas de iniciação ao ensino e pelo exercício prático nos trabalhos científicos.
Acompanhamento e apoio na construção dos 25 trabalhos científicos dos alunos das disciplinas.
Acompanhamento e apoio aos 2 Seminários, por disciplina, de apresentação dos trabalhos científicos.
Elaboração de 2 E-books referentes aos trabalhos científicos.
Elaboração de 20 "Informativos do DCSA" para veiculação no sistema audiovisual do Departamento e em mídias eletrônicas.
Editoração de 3 edições da Revista Brasileira de Agroecologia.
Ampliação do interesse e do desempenho dos alunos pelas disciplinas das ciências sociais.
Redução da reprovação de alunos nas disciplinas obrigatórias.
Acompanhamento e apoio na construção dos 25 trabalhos científicos dos alunos das disciplinas.
Acompanhamento e apoio aos 2 Seminários, por disciplina, de apresentação dos trabalhos científicos.
Elaboração de 2 E-books referentes aos trabalhos científicos.
Elaboração de 20 "Informativos do DCSA" para veiculação no sistema audiovisual do Departamento e em mídias eletrônicas.
Editoração de 3 edições da Revista Brasileira de Agroecologia.
Ampliação do interesse e do desempenho dos alunos pelas disciplinas das ciências sociais.
Redução da reprovação de alunos nas disciplinas obrigatórias.
Indicadores, Metas e Resultados
A equipe necessária para efetivação desse projeto de ensino, além dos professores do DCSA, será de oito (8) bolsistas de iniciação ao ensino (PBA).
O registro dos alunos envolvidos no Projeto de Ensino ocorrerá após a matrículas desses no primeiro e segundo semestre. O fluxo normal de estudantes nas disciplinas obrigatórias do DCSA é de 160 alunos.
O registro dos alunos envolvidos no Projeto de Ensino ocorrerá após a matrículas desses no primeiro e segundo semestre. O fluxo normal de estudantes nas disciplinas obrigatórias do DCSA é de 160 alunos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AFONSO FINKENAUER | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
AIRTON ROSA DA SILVA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
ALAN YAGO BARBOSA DE LIMA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
ALANA HIJANO | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
ALICE DE MOURA BENITES | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
ALICE ESTIMA SCHUCH | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
AMÁLIA PEGLOW CRESPO | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
ANDREZ PASTORELLO BOHN | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
ARTUR GUIDOTTI NUNES | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
CAROLINA DOS SANTOS BERMANN | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
CAROLINA LUCHESE VASEM | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
CLARISSA FERREIRA PEREIRA RAMOS | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
CRISTIANO CARDOSO LIMA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
CRISTINA ROSSETTI | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
CÁSSIA MARTINS FERREIRA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
DAIANA BRANDT GRIEP | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
DANIELA CORRÊA HERTZBERG | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
DANIELA LEHMEN | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
DANIELE VITOR BARBOZA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
DECIO SOUZA COTRIM | 8 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
DIEGO GAMBÔA PEREIRA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
DIOVANY LEHR ROSSATO | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
DOUGLAS MAYER WENDLAND | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
DÉBORA MACHADO NOGUERA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
EMILIO BERGMANN BÖCK | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
EVELYN ANE OLIVEIRA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
FABIO MITSUHIRO SATAKE | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
FERNANDA RODRIGUES MENDONÇA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
FERNANDO ROSSATO MILANESI | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
FILIPE PEDRA MATTOS | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
Fátima Giovana Tessmer Santin | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
GABRIELA GALLO DE SOUZA GAY | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
GEÓRGIA DA CRUZ TAVARES | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
GUILHERME DA SILVA AZEVEDO | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
HENRIQUE JORGE VIEIRA ANTUNES JUNIOR | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
IVANELI SCHREINERT DOS SANTOS | 20 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
JONAS MATHIAS SCHMIDT | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
JORGE AMBROZIO SILVA DA SILVA JUNIOR | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
JOÃO EDUARDO DE CASTRO CAMPOS | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
JÚLIO CÉZAR BERTOL | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
LEANDRO OLIVEIRA DE MOURA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
LUAN DOS SANTOS CANHADA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
LUCAS RODRIGUES ALVES | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
LUCAS VICTORIA REZENDE | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
MANUELA LEON FERREIRA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
MARCELO FERNANDES PACHECO DIAS | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
MARIO CONILL GOMES | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
MARIO DUARTE CANEVER | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
MATEUS TÔRRES | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
MURILO ARAUJO MACHADO | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
MÁRCIO ANDRÉ DA SILVA TORRES | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
MÁRIO ABREU ELY | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
NAIANA HUNDERTMARCK PEROBELLI | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
NATALIA VOLPATO DA CONCEIÇÃO | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
NATÁLIA MALDANER | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
OTÁVIO DOS SANTOS LARROSSA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
PAULO RIGATTO | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
PLINIO AMÉLIO OCANHA AVILA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
PRISCILA DO COUTO MÜLLER | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
PÂMELA ANDRADES TIMM | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
RAFAELA HIPÓLITO DA FONSECA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
REBECA SCALCO | 20 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
RENAN MACHADO KAUFMANN | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
RENATO GERUNTHO SALABERRY | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
RICARDO FERREIRA DA ROSA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
RODRIGO FRANCO BASTOS | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
SAMANTHA KAUFMANN MATTOS | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
TAMARA FONSECA ORTIZ | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
THAMES CAMARGO IGNÁCIO | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
THAYSE DO AMARAL AIRES | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
THAÍS GONÇALVES GONÇALVES | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
VINICIUS MONTAGNA COPES | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
VINÍCIUS LUDWIG HELING | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
VITOR ALOÍSIO LINCK | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
VOLNEI KRAUSE KOHLS | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
VÂNIA MARIA GENEROSO SILVA | 20 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
WELITON MORAES BIRGMAN | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
WESLEY AQUINO ZOIA | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
WILLIAM AUGUSTO DÖRR | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
WILLIAM CHRISTOFARI CEOLIN | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |
YIH MIN LIU | 4 | 08/04/2016 | 30/12/2016 |