Nome do Projeto
Monitoria de Petrologia Metamórfica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/04/2016 - 16/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Petrologia
Resumo
A MONITORIA é excelente meio de aprendizagem aprofundada do aluno e auxílio ao professor no desenvolvimento de práticas didático pedagógicas. A disciplina envolve intensa atividade prática e número considerável de alunos. As atividades práticas englobam tanto trabalhos em laboratórios com o uso de microscópios como em aulas de campo. Além da participação em aulas e auxílio em horários extras aos alunos, é necessária uma organização e catalogação das amostras das aulas de práticas de rochas metamórficas (macroscopia) e microscopia óptica.

Objetivo Geral

O projeto de Monitoria tem por objetivo possibilitar ao discente a oportunidade de:
a) um aprofundamento teórico dos temas associados à disciplina por parte do professor e do monitor;
b) melhor planejamento e execução das atividades em sala de aula, em especial de aulas práticas em laboratório e em campo, trabalhos de pesquisa e relatórios; e
c) acompanhamento e assessoria do monitor nas atividades desenvolvidas pelos alunos da disciplina.

Justificativa

A disciplina conta com, no mínimo 34 horas de aulas práticas, sendo desenvolvidas em laboratório, englobando atividades de descrição de rochas macroscópicas e de lâminas delgadas com uso de microscópio petrográfico.
Somado as atividades laboratoriais, há um trabalho de campo obrigatório da disciplina de dois dias (16 horas) de atividades teórico-práticas nas regiões de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, incluindo preparação de campo e relatório das atividades de campo.
Ressaltamos que, como o curso é recente, recebemos atualmente um conjunto de lâminas delgadas doadas pelo Serviço Geológico do Brasil que deverá ser catalogado para uso em aulas práticas.
Essas atividades justificam plenamente a atuação de monitoria na disciplina de Petrologia Metamórfica.

Metodologia

Para alcançar os objetivos previstos neste projeto, os procedimentos, em síntese, serão os seguintes:
a) Reuniões quinzenais de estudo e aprofundamento entre professor, monitor e colaboradores dos temas desenvolvidos pela disciplina, conforme bibliografia previamente selecionada;
b) Reuniões quinzenais de planejamento de atividades a serem desenvolvidas junto aos alunos (aulas, seminários, relatórios, indicações de leituras extra classe) e avaliação dos trabalhos;
c) Resumo e fichamento das descrições das novas amostras macro e microscópicas por parte do monitor, sob orientação do professor coordenador, para aprofundamento teórico e discussão nas reuniões quinzenais acima citadas;
d) Assessoria do professor-orientador na preparação da participação do monitos;
e) Elaboração de relatório a cada fim de semestre para avaliação das atividades entre os participantes do Projeto.

Resultados Esperados

om o desenvolvimento do projeto, o monitor terá como ganho o aprofundamento teórico-prático sobre a disciplina a ser trabalhada, bem como a aquisição de experiência didática, profissional e de pesquisa de ensino através da participação no planejamento e execução das atividades desenvolvidas na disciplina. Aos alunos, um acompanhamento mais qualificado e presencial feito pelo professor e monitor. O planejamento participativo entre professor e monitor tem maiores possibilidades de levar em conta as necessidades e o "feedback" discente, trazido pelo acompanhamento mais qualificado e próximo dos alunos. Ao professor, acumular experiência como orientador.

Indicadores, Metas e Resultados

ATRIBUIÇÕES GERAIS DO MONITOR
a. leitura e fichamento de textos e amostras práticas (de rochas e lâminas delgadas) previamente combinados para posterior debate e aprofundamento nas reuniões para esse fim com o professor-orientador;
b. Organizar, conforme planejamento prévio com o professor, os horários de atendimento extraclasse aos alunos (que o desejarem ou que forem encaminhados pelo professor) para esclarecimento de dúvidas e/ou aprofundamento dos temas trabalhados na disciplina;
c. Participar nas aulas quando planejado, especialmente práticas, auxiliando nas descrições e na organização do material necessário para as atividades desenvolvidas;
d. Auxiliar o professor no planejamento das atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MORAIS GRABIN603/04/201716/12/2017
CECILE CHRISTINE VAN DER KALLEN2018/04/201623/12/2016
GUILHERME SCHIEFFERDECKER ROCHA218/04/201616/12/2016
JOÃO LUCAS ZARDO BONALDO218/04/201616/12/2016
KELSILENE FERNANDA XAVIER218/04/201630/12/2016
LUIZ HENRIQUE RONCHI218/04/201616/12/2017
MARINA LUIZA JORDÃO MARTINS2001/08/201616/12/2017
PEDRO ANDRADE COELHO218/04/201616/12/2017
VITER MAGALHAES PINTO418/04/201616/12/2017
YASMIM MOURAD OSHIRO603/04/201716/12/2017

Página gerada em 26/04/2024 01:53:49 (consulta levou 0.715629s)