Nome do Projeto
Monitoria de Petrologia Metamórfica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/04/2016 - 16/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Petrologia
Resumo
A MONITORIA é excelente meio de aprendizagem aprofundada do aluno e auxílio ao professor no desenvolvimento de práticas didático pedagógicas.
A disciplina envolve intensa atividade prática e número considerável de alunos. As atividades práticas englobam tanto trabalhos em laboratórios com o uso de microscópios como em aulas de campo. Além da participação em aulas e auxílio em horários extras aos alunos, é necessária uma organização e catalogação das amostras das aulas de práticas de rochas metamórficas (macroscopia) e microscopia óptica.
Objetivo Geral
O projeto de Monitoria tem por objetivo possibilitar ao discente a oportunidade de:
a) um aprofundamento teórico dos temas associados à disciplina por parte do professor e do monitor;
b) melhor planejamento e execução das atividades em sala de aula, em especial de aulas práticas em laboratório e em campo, trabalhos de pesquisa e relatórios; e
c) acompanhamento e assessoria do monitor nas atividades desenvolvidas pelos alunos da disciplina.
a) um aprofundamento teórico dos temas associados à disciplina por parte do professor e do monitor;
b) melhor planejamento e execução das atividades em sala de aula, em especial de aulas práticas em laboratório e em campo, trabalhos de pesquisa e relatórios; e
c) acompanhamento e assessoria do monitor nas atividades desenvolvidas pelos alunos da disciplina.
Justificativa
A disciplina conta com, no mínimo 34 horas de aulas práticas, sendo desenvolvidas em laboratório, englobando atividades de descrição de rochas macroscópicas e de lâminas delgadas com uso de microscópio petrográfico.
Somado as atividades laboratoriais, há um trabalho de campo obrigatório da disciplina de dois dias (16 horas) de atividades teórico-práticas nas regiões de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, incluindo preparação de campo e relatório das atividades de campo.
Ressaltamos que, como o curso é recente, recebemos atualmente um conjunto de lâminas delgadas doadas pelo Serviço Geológico do Brasil que deverá ser catalogado para uso em aulas práticas.
Essas atividades justificam plenamente a atuação de monitoria na disciplina de Petrologia Metamórfica.
Somado as atividades laboratoriais, há um trabalho de campo obrigatório da disciplina de dois dias (16 horas) de atividades teórico-práticas nas regiões de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, incluindo preparação de campo e relatório das atividades de campo.
Ressaltamos que, como o curso é recente, recebemos atualmente um conjunto de lâminas delgadas doadas pelo Serviço Geológico do Brasil que deverá ser catalogado para uso em aulas práticas.
Essas atividades justificam plenamente a atuação de monitoria na disciplina de Petrologia Metamórfica.
Metodologia
Para alcançar os objetivos previstos neste projeto, os procedimentos, em síntese, serão os seguintes:
a) Reuniões quinzenais de estudo e aprofundamento entre professor, monitor e colaboradores dos temas desenvolvidos pela disciplina, conforme bibliografia previamente selecionada;
b) Reuniões quinzenais de planejamento de atividades a serem desenvolvidas junto aos alunos (aulas, seminários, relatórios, indicações de leituras extra classe) e avaliação dos trabalhos;
c) Resumo e fichamento das descrições das novas amostras macro e microscópicas por parte do monitor, sob orientação do professor coordenador, para aprofundamento teórico e discussão nas reuniões quinzenais acima citadas;
d) Assessoria do professor-orientador na preparação da participação do monitos;
e) Elaboração de relatório a cada fim de semestre para avaliação das atividades entre os participantes do Projeto.
a) Reuniões quinzenais de estudo e aprofundamento entre professor, monitor e colaboradores dos temas desenvolvidos pela disciplina, conforme bibliografia previamente selecionada;
b) Reuniões quinzenais de planejamento de atividades a serem desenvolvidas junto aos alunos (aulas, seminários, relatórios, indicações de leituras extra classe) e avaliação dos trabalhos;
c) Resumo e fichamento das descrições das novas amostras macro e microscópicas por parte do monitor, sob orientação do professor coordenador, para aprofundamento teórico e discussão nas reuniões quinzenais acima citadas;
d) Assessoria do professor-orientador na preparação da participação do monitos;
e) Elaboração de relatório a cada fim de semestre para avaliação das atividades entre os participantes do Projeto.
Resultados Esperados
om o desenvolvimento do projeto, o monitor terá como ganho o aprofundamento teórico-prático sobre a disciplina a ser trabalhada, bem como a aquisição de experiência didática, profissional e de pesquisa de ensino através da participação no planejamento e execução das atividades desenvolvidas na disciplina. Aos alunos, um acompanhamento mais qualificado e presencial feito pelo professor e monitor. O planejamento participativo entre professor e monitor tem maiores possibilidades de levar em conta as necessidades e o "feedback" discente, trazido pelo acompanhamento mais qualificado e próximo dos alunos. Ao professor, acumular experiência como orientador.
Indicadores, Metas e Resultados
ATRIBUIÇÕES GERAIS DO MONITOR
a. leitura e fichamento de textos e amostras práticas (de rochas e lâminas delgadas) previamente combinados para posterior debate e aprofundamento nas reuniões para esse fim com o professor-orientador;
b. Organizar, conforme planejamento prévio com o professor, os horários de atendimento extraclasse aos alunos (que o desejarem ou que forem encaminhados pelo professor) para esclarecimento de dúvidas e/ou aprofundamento dos temas trabalhados na disciplina;
c. Participar nas aulas quando planejado, especialmente práticas, auxiliando nas descrições e na organização do material necessário para as atividades desenvolvidas;
d. Auxiliar o professor no planejamento das atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre.
a. leitura e fichamento de textos e amostras práticas (de rochas e lâminas delgadas) previamente combinados para posterior debate e aprofundamento nas reuniões para esse fim com o professor-orientador;
b. Organizar, conforme planejamento prévio com o professor, os horários de atendimento extraclasse aos alunos (que o desejarem ou que forem encaminhados pelo professor) para esclarecimento de dúvidas e/ou aprofundamento dos temas trabalhados na disciplina;
c. Participar nas aulas quando planejado, especialmente práticas, auxiliando nas descrições e na organização do material necessário para as atividades desenvolvidas;
d. Auxiliar o professor no planejamento das atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA MORAIS GRABIN | 6 | 03/04/2017 | 16/12/2017 |
CECILE CHRISTINE VAN DER KALLEN | 20 | 18/04/2016 | 23/12/2016 |
GUILHERME SCHIEFFERDECKER ROCHA | 2 | 18/04/2016 | 16/12/2016 |
JOÃO LUCAS ZARDO BONALDO | 2 | 18/04/2016 | 16/12/2016 |
KELSILENE FERNANDA XAVIER | 2 | 18/04/2016 | 30/12/2016 |
LUIZ HENRIQUE RONCHI | 2 | 18/04/2016 | 16/12/2017 |
MARINA LUIZA JORDÃO MARTINS | 20 | 01/08/2016 | 16/12/2017 |
PEDRO ANDRADE COELHO | 2 | 18/04/2016 | 16/12/2017 |
VITER MAGALHAES PINTO | 4 | 18/04/2016 | 16/12/2017 |
YASMIM MOURAD OSHIRO | 6 | 03/04/2017 | 16/12/2017 |