Nome do Projeto
Produção de recursos didáticos alternativos para o curso de Medicina Veterinária
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
21/03/2016 - 20/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Fisiopatologia da Reprodução Animal
Resumo
No curso de medicina veterinária, os animais são amplamente utilizados com propósitos educativos além das áreas biomédicas e biológicas em todos os níveis. Tendo como objetivo o uso dos animais ao processo de aprendizagem, considerando a forma de transmitir o conhecimento, demonstrar a dinâmica da vida (funcionamento de órgãos, fisiológicos ou patológicos), fornecer ao acadêmico possibilidade de treinar habilidades manuais e técnicas na sua formação, entre outros. Desta forma, está ocorrendo mudanças no aspecto educacional e pedagógico, com uma mudança de paradigma, considerando o modelo de utilização de um ser vivo para aula, um modelo arcaico, e sim um modelo baseado no respeito a vida e no bom senso. Conforme a legislação Brasileira (BRASIL 2002) a utilização indiscriminada de animais no ensino é uma questão legal. Sendo que a mesma prevê penalidades para o uso de animais sempre que houver métodos alternativos,conforme veremos abaixo a publicação da lei por extenso:
Com o advento da Lei 9.605(30 de março de 1998), e cujo grande mérito foi o de transformar em crime o que antes era apenas
uma contravenção, ou seja, a crueldade para com animais, a prática da
vivissecção passou a ser considerada delituosa caso não adotados os métodos
alternativos existentes tanto no Brasil como em vários outros países, conforme
dispõe o artigo 32, § 1º:
Artigo 32: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais
silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º – Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa
ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos,
quando existirem recursos alternativos.
§ 2º – A pena é aumentada de um sexto a um terço,
se ocorre morte do animal.
Porém a utilização de métodos alternativos não dependem somente da vontade do professor. Métodos alternativos podem ser adquiridos, porém com valores muito aquem do orçamento da universidade.
Objetivo Geral
O presente projeto tem como objetivo desenvolver, disponibilizar e aplicar métodos alternativos na Disciplina de fisiopatologia da reprodução com o intuído de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, além de ensinar os alunos a pensar criticamente, comunicar de forma eficaz, e desenvolver as competências de investigação necessárias para uma carreira de sucesso.