Nome do Projeto
CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE TERMODINÂMICA DIRIGIDA AOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO E ENGENHARIA GEOLÓGICA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2016 - 02/05/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Resumo
A Termodinâmica vem a ser uma disciplina chave na formação dos futuros engenheiros integrando o elenco de disciplinas profissionais nos currículos de engenharia. É consenso nas universidades brasileiras a grande dificuldade de aprendizado por parte dos discentes, sobretudo considerando a necessidade de um cálculo avançado e a interpretação física dos modelos derivados com os argumentos termodinâmicos. Essa situação implica em um alto índice de reprovação ou, ao não aproveitamento adequado por parte do aluno. Dada sua versatilidade a Termodinâmica tem aplicações multidisciplinar, sendo comum referências aplicadas à engenharia mecânica, à física, à química, à engenharia química, porém não se obtém na literatura textos específicos de termodinâmica destinado aos cursos de engenharia de petróleo e geologia. Como professor regente da disciplina verifiquei a necessidade de produzir um material didático de apoio que possa auxiliar os alunos dos cursos melhorando o seu aprendizado. Ressalto ainda que tal material tem um caráter original dada a inexistência até o momento de textos abordem o tema específico dos engenheiros de petróleo e engenheiros geólogos na prática da termodinâmica.

Objetivo Geral

O objetivo do presente projeto é o de produzir condições de apoio didático e material que permitam uma melhor concepção da Termodinâmica para a realidade dos futuros engenheiros de petróleo e engenheiros geólogos, buscando dessa forma contribuir para suprir as atuais carências no aprendizado.

Justificativa

Desde o ano de 2010 venho lecionando a disciplina de Termodinâmica (Físico-Química) dirigida aos alunos dos cursos de Engenharia de Petróleo e Engenharia Geológica e, em média se verifica uma reprovação em torno de 30%. Uma das dificuldades será sanada com a reforma do PPP (em andamento), no qual a disciplina passa do atual segundo período para o quinto, momento em que possibilitaria um melhor aproveitamento devido os alunos terem cursado as disciplinas básicas de cálculo. Contudo, dois aspectos devem ser melhorados ainda: a interpretação física dos conceitos termodinâmicos e a aplicação desses conceitos no âmbito da Engenharia de Petróleo e Engenharia Geológica. Nesses últimos dois aspectos se baseia a justificativa da presente proposta.

Metodologia

- a apostila será desenvolvida ao longo do projeto abordando a atual ementa da disciplina como consta no PPP dos cursos envolvidos. Exemplos e exercícios serão elaborados com apoio da bibliografia atual e modificados de forma a incorporar elementos de interesse dos profissionais de engenharia de petróleo e geólogos;
- exercícios teóricos incorporados no material didático (apostila) serão resolvidos com acompanhamento do monitor da disciplinas;
- o monitor deverá dar suporte as dúvidas teóricas dos alunos em horários específicos semanais;
- o monitor poderá aplicar até duas aulas na resolução de exercícios, sempre supervisionadas pelo professor;
- o monitor acompanhará as atividades laboratoriais;
- a homepage da disciplina será construída no domínio da UFPel e alimentada ao longo da execução do projeto.

Resultados Esperados

- apostila: o fato de contextualizar a disciplina permite motivar o aluno no aprendizado. No geral, busca-se tornar os fundamentos da termodinâmica mais acessíveis, refletindo principalmente no desempenho e na redução do número de reprovações;
- homepage: facilitar a comunicação com o professor, viabilizar a consulta pelos alunos, permitir o acesso a materiais, listas de exercícios e textos complementares.
- acompanhamento através do monitor: sanar dúvidas na resolução dos exercícios, na elaboração de relatórios e no acompanhamento das atividades laboratoriais.
Essas medidas tem como principal impacto fornecer subsídios para um melhor resultado na disciplina e produzir conhecimento ao futuro profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MORAIS GRABIN2002/05/201602/05/2017
ANTONIO CARLOS DA SILVA RAMOS402/05/201602/05/2017

Página gerada em 25/04/2024 00:45:41 (consulta levou 0.023855s)