Nome do Projeto
Recursos Didáticos e a formação de Professores na modalidade a Distância
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
18/04/2016 - 05/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
O Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Pelotas e Universidade Aberta do Brasil (CLPD/UFPel/UAB) iniciou suas atividades em dezembro de 2007 e até 2012 ingressaram mais de 40 turmas. Atualmente cinco turmas estão em andamento com aproximadamente 150 estudantes entre eles professores em serviço.
Para dar conta desse universo, cada turma é acompanhada por uma equipe docente com atribuições diferentes, esses professores (UFPel e bolsistas UAB/CAPES) acompanham e orientam os estudantes ao longo dos eixos temáticos que compõem o currículo do Curso de Pedagogia EaD. As ações pedagógicas do curso são desenvolvidas: a) junto às escolas nos polos UAB, onde os estudantes realizam movimentos de aproximação e vínculos com escolas públicas nos municípios onde residem, e b) nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Essa parceria com as escolas constituem o elemento propulsor da construção das referências pedagógicas ao longo da trajetória de formação. Destaca-se nessas práticas a investigação-ação e mapeamento das questões próprias de cada lugar e das escolas parcerias para então organizar Micro Projetos Temáticos de Investigação - MPTI. Neste sentido se torna necessário sistematizar a partir destes projetos investigativos e das principais temáticas e linguagens articuladoras do currículo dos anos iniciais e educação infantil recursos apropriados a modalidade a distância e que contribuam efetivamente para a formação docente dos estudantes. Desta forma as sistematizações das investigações organizadas didaticamente se tonaram conteúdo básico para que possamos organizar os Micros Projetos Temáticos de Ensino - MPTE. Estes por sua vez subsidiam o ensino das questões próprias da formação de professores e se organizadas de forma apropriada a modalidade e a especificidade curricular do Curso dão um ganho significativo a formação dos futuros docentes.
Objetivo Geral
Potencializar o processo de aprendizagem na modalidade a distância, através do uso de um conjunto de dispositivos pedagógicos apropriados para formação de professores e para a investigação-ação em torno das diferentes linguagens apontadas no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia a Distância.
Neste sentido a proposta é organizar recursos didáticos diversos, bem como produzir materiais sobre as diferentes linguagens e potencializar a organização didático pedagógica do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem - AVEA.
Neste sentido a proposta é organizar recursos didáticos diversos, bem como produzir materiais sobre as diferentes linguagens e potencializar a organização didático pedagógica do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem - AVEA.
Justificativa
É do escopo do curso intensificar a interação entre professores tutores, professores formadores e estudantes, criando momentos densos de discussão das propostas de percurso, ao início dos semestres, bem como o compartilhamento dos conhecimentos e achados construídos colaborativamente e a socialização da trajetória realizada no fechamento dos trabalhos de cada período. Tornou-se evidente para os professores e estudantes do curso a necessidade de produzir recursos didáticos específicos e de acordo com a modaldade , bem como atenda a cultura local dos locais onde o curso EaD é ofertado. Para dar conta desta especificidade da formação do CLPD o curso conta atualmente com professores bolsistas e efetivos da UFPel atuando nas cinco turmas do quinto ingresso que se encontra no 7° semestre e 8° semestre do curso. Isso implica em momentos diferentes na formação dos estudantes, pois estão se apropriando de discussões específicas de cada um destes semestres. Por outro lado, por mais que o tema central de cada semestre tenha uma especificidade própria, existem elementos que perpassam o curso como um todo, como por exemplo: a parceria e a pesquisa; o estudo do lugar, das manifestações culturais e das linguagens próprias dos sujeitos, bem como a discussão dos temas geradores. Nesse sentido, a proposta que temos para o projeto de ensino contemplará a organização de recursos didáticos que contemplarão as diferentes linguagens sistematizadas nos Micro Projetos Temáticos de Investigação, visando à elaboração de material pedagógico a ser utilizado tanto nos eixos do Estágio Curricular como no de Conceituação da Trajetória do Curso - CTCs.
Sendo assim, a proposta de se organizar e elaborar recursos didáticos diverso que auxiliem na compreensão do trabalho pedagógico sobre as diferentes linguagens numa perspectiva popular certamente dará suporte as atividades dos eixos temáticos em andamento, bem como potencializará o processo de formação de professores no CLPD.
Sendo assim, a proposta de se organizar e elaborar recursos didáticos diverso que auxiliem na compreensão do trabalho pedagógico sobre as diferentes linguagens numa perspectiva popular certamente dará suporte as atividades dos eixos temáticos em andamento, bem como potencializará o processo de formação de professores no CLPD.
Metodologia
Metodologia
Investigação-ação educacional em torno dos temas geradores e das diferentes linguagens presentes no currículo dos anos iniciais E.F., possibilitando uma permanência do estudante junto às escolas parceiras e seu entorno qualificando a formação e a proposta dialógica do CLPD, bem como aprofundar estudos sobre as linguagens e a organização de recursos didáticos
Procedimentos metodológicos
2.1 organização da apresentação do PPP do CLPD para professores que contribuirão nas produção dos mateiais;
2.2 realização de seminários com participação de professor (a), estudantes, colocando em tela a discussão e elaboração dos Micros Projetos Temáticos de Investigação e de Ensino – MPTI/MPTE, na perspectiva dos Temas Geradores. Para tanto contaremos com a participação/colaboração de professores ligados ao estudo de cada uma das linguagens especificadas nos MPTI;
2.3 realização de leituras e discussões dos temas e linguagens;
2.4 Execução dos procedimentos explicitados nas ações previstas (objetivos específicos do projeto), particularizada na abrangência de cada um e de todos os 05 polos;
2.5 Avaliação das ações através das postagens e produções dos estudantes nas tarefas, nos fóruns e demais mediações escolhidas no planejamento do Curso;
2.6 Apresentação da organização didático pedagógica utilizada na formação para e entre os grupos de trabalho envolvidos neste projeto;
Investigação-ação educacional em torno dos temas geradores e das diferentes linguagens presentes no currículo dos anos iniciais E.F., possibilitando uma permanência do estudante junto às escolas parceiras e seu entorno qualificando a formação e a proposta dialógica do CLPD, bem como aprofundar estudos sobre as linguagens e a organização de recursos didáticos
Procedimentos metodológicos
2.1 organização da apresentação do PPP do CLPD para professores que contribuirão nas produção dos mateiais;
2.2 realização de seminários com participação de professor (a), estudantes, colocando em tela a discussão e elaboração dos Micros Projetos Temáticos de Investigação e de Ensino – MPTI/MPTE, na perspectiva dos Temas Geradores. Para tanto contaremos com a participação/colaboração de professores ligados ao estudo de cada uma das linguagens especificadas nos MPTI;
2.3 realização de leituras e discussões dos temas e linguagens;
2.4 Execução dos procedimentos explicitados nas ações previstas (objetivos específicos do projeto), particularizada na abrangência de cada um e de todos os 05 polos;
2.5 Avaliação das ações através das postagens e produções dos estudantes nas tarefas, nos fóruns e demais mediações escolhidas no planejamento do Curso;
2.6 Apresentação da organização didático pedagógica utilizada na formação para e entre os grupos de trabalho envolvidos neste projeto;
Resultados Esperados
Resultados
Esperamos que estas elaborações e produções intensifiquem a articulação pedagógica presencial e a distância presentes no CLPD reforçando a dimensão ontológica da relação pedagógica, com impacto proporcional na formação dos estudantes e na sustentação teórica do curso.
Impactos esperados
Esperamos ampliar o número de estudantes em condições de acompanhar, com conhecimento de causa e da razão de ser dos procedimentos metodológicos do CLPD, e que estes consigam, por conseguinte, o desenvolvimento mais sustentado, autônomo e refletido de sua tarefa profissional pautada numa perspectiva multiplicadora destas práticas educacionais;
Esperamos ainda, que a formação mais consistente de nossos estudantes envolva os professores das escolas parceiras, ampliando o leque de reflexão pedagógica numa perspectiva dialógica e popular.
Esperamos que estas elaborações e produções intensifiquem a articulação pedagógica presencial e a distância presentes no CLPD reforçando a dimensão ontológica da relação pedagógica, com impacto proporcional na formação dos estudantes e na sustentação teórica do curso.
Impactos esperados
Esperamos ampliar o número de estudantes em condições de acompanhar, com conhecimento de causa e da razão de ser dos procedimentos metodológicos do CLPD, e que estes consigam, por conseguinte, o desenvolvimento mais sustentado, autônomo e refletido de sua tarefa profissional pautada numa perspectiva multiplicadora destas práticas educacionais;
Esperamos ainda, que a formação mais consistente de nossos estudantes envolva os professores das escolas parceiras, ampliando o leque de reflexão pedagógica numa perspectiva dialógica e popular.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE BENDER ARRIADA | 10 | ||
BRUNA LETICIA DA SILVA BUENO | 2 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
CAMILA MACKE SCHIERHOLT | 8 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
CLAUDIA VIVIANE DA ROSA GONÇALVES | 8 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
EDIENE CRISNEI DA SILVA RUIZ | 2 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
EDUARDO GARRALAGA MELGAR JUNIOR | 2 | ||
ELIANE LEAL DE BEM FARIAS | 2 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
GEFERSON PREDIGER | 8 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
GRAZIELE MÔNICA CARDOZO | 2 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
ISABELA MARIA SANTOS SILVA | 2 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
JANAINA DOS SANTOS SORIA | 10 | ||
JÉSSICA CORRÊA PEREIRA | 2 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | 4 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
MARA LUCIA TEIXEIRA BRUM | 10 | ||
MAYARA GOULART BRASIL | 2 | 12/09/2016 | 05/12/2016 |
MICHELA DA SILVA MENEZES FONTOURA | 8 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
PATRÍCIA SILVEIRA ZANETI | 10 | ||
PÂMELA RENATA MACHADO ARAUJO | 10 | ||
ROGÉRIA NOVO DA SILVA | 10 | ||
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA | 2 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
SÍLVIA HELENA ACOSTA DE LORETO | 8 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
THAÍS GONÇALVES SAGGIOMO | 10 | ||
TUANNY DA SILVA MENEZES NUNES | 8 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
VANESSA DA SILVA BORGES | 2 | 18/04/2016 | 05/12/2016 |
ÁLVARO VEIGA JÚNIOR | 10 |