Nome do Projeto
Sedimentologia do Quaternário em Pelotas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/03/2014 - 07/05/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Sedimentologia
Resumo
Sedimentologia é o estudo de um depósito sedimentar e sua origem. É uma ciência baseada na observação e na descrição de numerosas e intrincadas feições de sedimentos moles e duros em sequências naturais, seguidas de reconstrução dos ambientes e paleoambientes de sedimentação em termos estratigráficos e tectônicos. O Quaternário, período mais recente na escala do tempo geológico, é representado pelo desenvolvimento de atuais e paleoambientes de sedimentação, nos quais muitos dos municípios do Brasil estão assentados. Problemas geológicos ligados à engenharia civil e à geologia ambiental são relatados nestes conjuntos de sedimentos. São exemplos os problemas de deslocamentos de fundações de construções prediais em sedimentos moles, bem como contaminação do lençol freático, seja por esgoto não tratado, ou por vazamento de gasolina de postos de abastecimento. O município de Pelotas está inserido sobre sedimentos depositados denominados na literatura por Planície Costeira do Rio Grande do Sul (PCRS), Bacia de Pelotas. São depósitos constituídos essencialmente por um sistema deposicional tipo leques aluviais contemporâneos a um sistema tipo laguna-barreira. Tais ambientes depositaram sedimentos com faciologias muito variadas nas proporções granulométricas, sendo representadas principalmente por diamictitos com grânulos de quartzo e feldspatos, com gradação lateral para areias finas com muita matriz e areias finas com pouca matriz.

Objetivo Geral

Analisar e compreender depósitos sedimentares com base nos relatos em revistas científicas especializadas (análise bibliográfica).
Refinar a capacidade do aluno em descrever a mineralogia, bem como outros constituintes, comum em sedimentos terrígenos, além de proporcionar o raciocínio lógico sobre o ciclo: intemperismo na rocha fonte, desintegração física e química durante o transporte do sedimento, e condições de deposição nos sistemas deposicionais que se desenvolvem na PCRS.
Proporcionar ao aluno o aprendizado do método de coleta de dados, análise, interpretação e geração de relatório técnico-científico com vistas à problemática de geologia de engenharia, geologia ambiental e geotecnia em sedimentos.

Justificativa

Os sedimentos que compõe o substrato de Pelotas são inconsolidados, compostos por areias puras, areias cascalhosas, areias argilosas, argilas arenosas, que apresentam alta permeabilidade e porosidade para fluídos ou a propriedade de compressibilidade ou expansão.
O município vivencia um momento de progresso econômico intenso, que proporciona um aumento populacional nesta última década. Pelotas está se adequando a este evento com ampliação no volume de construções civis, de postos de gasolina, adequação de saneamento básico, etc. Esta adequação proporciona maiores porcentagens de acidentes geotécnicos devido à carência de conhecimento das propriedades sedimentológicas do seu subsolo.
Estudos sedimentológicos destes materiais auxiliam na compreensão da gênese e geometria destes depósitos, e das propriedades geotécnicas dos materiais sobre os quais estão sendo locadas as obras civis.

Metodologia

Leitura, interpretação e discussão de artigos científicos que analisam depósitos sedimentares quaternários do Brasil e no mundo sob a mediação da coordenadora e professora Camile Urban.
Análise e descrição de amostras de sedimentos terrígenos inconsolidados com base na mineralogia, arredondamento, esfericidade, proporções de matriz, cor, com auxílio de lupa de mão, e interpretação dos dados em relação às maturidades texturais e mineralógicas.
Reconhecimento dos sedimentos biológicos e a compreensão do ambiente de sedimentação que ele pode representar.
Prática em campo das atividades descritivas realizadas em laboratório. Construção de perfil estratigráfico, descrição das fácies sedimentares, coleta de paleocorrentes, método e posicionamento no perfil de coleta de amostras dos sedimentos.
Análise dos dados de campo e das amostras coletadas. Seleção das amostras para análise granulométrica.
Análise granulométrica e geração das curvas granulométricas.
Interpretação dos dados de campo, das análises de laboratório, e geração do relatório técnico-científico.

Resultados Esperados

Pretende-se que o aluno adquira a habilidade de interpretar um problema na área embiental, coletar informações em campo, descrever sedimentos inconsolidados, interpretar os dados e produzir um relatório técnico científico com base na interpretação e proposição de soluções para o problema abordado.
Também é esperado que o discente compreenda a interdisciplinaridade indispensável na área de geologia ambiental.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto de ensino está intimamente ligado com uma visita de campo nos arredores do município de Pelotas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALLAN FELIPE ROCHA DE SIQUEIRA203/03/201407/05/2014
BEATRIZ YANAGI MENDES DE MORAES203/03/201407/05/2014
CAMILE URBAN403/03/201407/05/2014
CÂNDIDA REGINA MÜLLER203/03/201407/05/2014
DAILANA ESTER MAYER203/03/201407/05/2014
DIOGO COPELLO DIAS203/03/201407/05/2014
ELISANDRA HERNANDES DA FONSECA203/03/201407/05/2014
EMANUELLE DA COSTA MONTEIRO203/03/201407/05/2014
FELIPE DE MELLO E CASTRO203/03/201407/05/2014
GIOVANI MATTE CIOCCARI103/03/201407/05/2014
JESSICA STEFANNIE GALLO PEREIRA203/03/201407/05/2014
JOÃO GILBERTO WINCKLER ROSA203/03/201407/05/2014
JOÃO PEDRO DE FREITAS STIPP203/03/201407/05/2014
KAREN ADAMI RODRIGUES103/03/201407/05/2014
MATEUS ABREU SOARES203/03/201407/05/2014
NARA HANGAI COSTA203/03/201407/05/2014
NICOLE MUNHOZ ALBERTI203/03/201407/05/2014
SAMARA SATIE IWASHITA203/03/201407/05/2014
TANISE FERNANDES203/03/201407/05/2014
THAYS FRANÇA AFONSO203/03/201407/05/2014

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