Nome do Projeto
Técnicas Retrospectivas: teoria e projeto
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
25/04/2016 - 21/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
As disciplinas de Técnicas Retrospectivas: projeto de arquitetura e urbanismo e de Teoria e História da Conservação e Restauro têm como particularidade fomentar a discussão e a reflexão sobre as intervenções em tecidos urbanos e em edificações de valor patrimonial. A temática das duas disciplinas busca aproximar os conteúdos teóricos e práticos, contribuindo para a formação de um profissional crítico e reflexivo. A proposta pedagógica busca a inserção do aluno na realidade local, desenvolvendo projetos de extensão nas cidades do distrito geoducacional da UFPel. A especificidade das disciplinas, que abordam conteúdos de teoria, de história e de projeto de arquitetura e urbanismo possibilita ao aluno refletir sobre os conteúdos estudados e elaborar conceitos que formam o seu repertório teórico e projetual. Desenvolver essa particularidade da disciplina é uma premissa que se busca nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos até o momento.

Objetivo Geral

Possibilitar ao aluno desenvolver atividades pedagógicas no campo da preservação patrimonial, vinculando teoria e prática e reforçando a premissa da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, um dos princípios norteadores da disciplina de Técnicas Retrospectivas.

Justificativa

Os resultados obtidos nos últimos anos, a partir da inserção na realidade local, tem apresentado uma boa repercussão na aprendizagem dos alunos, já que os exercícios práticos são desenvolvidos junto ao conteúdo teórico da disciplina. O número crescente de alunos, somado à atividade desenvolvida pela disciplina nas cidades da região do distrito geoeducacional da UFPel, demanda a necessidade para acompanhamento e orientação dos alunos matriculados na disciplina. A inserção na realidade regional gera constante atualização quanto às informações sobre as cidades abordadas, aumentando o volume de trabalho necessário para a realização da disciplina. Espera-se que a atuação do monitor(a) possa contribuir para a elaboração de material de apoio à disciplina. Nessa perspectiva, a proposta de monitoria apresentada pretende instigar a iniciação à docência comprometida com a elaboração de práticas pedagógicas motivadoras, que possibilitem um aprendizado significativo tanto ao monitor(a) quanto aos alunos envolvidos com as atividades.

Metodologia

A metodologia consiste na experimentação de novas práticas voltadas a iniciação à docência. As atividades desenvolvidas pelo(a) monitor(a) consistem na coleta de dados sobre as cidades estudadas, concedendo aos alunos, material atualizado sobre o tema. Incluem a organização e processamento do material pesquisado pelos alunos, disponibilizando-o no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Contempla ainda a busca por novas tecnologias a serem implementadas nas atividades de levantamento e propostas projetuais, elaborando roteiros de exercício e aulas práticas sobre a temática pesquisada.

Resultados Esperados

Ampliar o repertório do monitor(a) em relação ao conhecimento sobre as especifidades da área, tratando dos aspectos morfotipológicos das cidades da região; Possibilitar aprendizagens significativas aos alunos e ao monitor, a partir da inserção de novas práticas pedagógicas; Possibilitar ao aluno de graduação em arquitetura e urbanismo a experiência docente orientada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA225/04/201621/12/2016
ANA LUCIA COSTA DE OLIVEIRA425/04/201621/12/2016
MARIA ISOLETE OLIVEIRA AIRES225/04/201621/12/2016
SYLVIO ARNOLDO DICK JANTZEN225/04/201621/12/2016

Página gerada em 15/12/2019 03:46:26 (consulta levou 0.043514s)